É normal juntarmos dois ou três monitores para obter mais janelas para espalhar as aplicações. Mas raramente se conseguem sincronizar os três ecrãs para combinar uma única imagem panorâmica. A solução é adquirir um monitor com uma elevada curvatura, capaz de oferecer imagens panorâmicas para maior imersão nos videojogos.
As principais marcas de componentes e computadores já começam a ter propostas interessantes e cada vez mais acessíveis de ecrãs panorâmicos no seu catálogo. E se inicialmente o foco era a resolução que esticasse as imagens para os lados, os monitores atuais já cumprem os principais requisitos para os gamers mais exigentes: baixas latências de imagem, taxas de resposta superiores e compatibilidade com tecnologias de iluminação dinâmica (HDR).
E o interessante é que apesar dos ecrãs longos panorâmicos, o design dos modelos procura ocupar o menor espaço possível na secretária. São finos e mais discretos que outras propostas convencionais.
Veja na galeria as oito propostas de monitores curvos panorâmicos
1 - Lenovo Legion R45w-30 – 999 euros – Loja Lenovo
O monitor panorâmico da Lenovo apresenta uma proporção de imagem 32:9 num ecrã de 44,5 polegadas. Este monstro promete ocupar uma grande área na secretária, mas certamente que não vai precisar de mais nenhum monitor. Tem uma resolução de 5120x1440 e suporta DisplayHDR 400, com a certificação VESA para melhorar as imagens de luz e sombra.
O ecrã tem uma taxa de refrescamento de 170 Hz e tempo de resposta de 1 ms, o que o torna ideal tanto para jogadores que procuram uma aventura ou títulos competitivos. Suporta ainda as tecnologias AMD FreeSync Premium Pro e Adaptive Sync, assim como compatibilidade de cores 90% DCI-P3, 99% sRGB, 95% DCI-P3 e 120% sRGB. O seu hub de conexões suportam USB-C. HDMI, DisplayPort e USB.
2 - Asus Rog Strix XG49VQ 49" – 873 euros – PC Components
O ROG Strix tem um tamanho de 49 polegadas e uma taxa de atualização de 144 Hz, prometendo uma experiência de jogo ainda mais imersiva. O monitor suporta tecnologia Radeon FreeSync 2 HDR e High Dynamic Range, com certificação DusplayHDR 400, assim como cobertura de gamas de cores profissionais a 90%. O ecrã LED tem uma resolução de 3840x1080, um tempo de resposta de 4 ms.
A proposta da Asus tem tecnologia flicker-free, ou seja, reduz a oscilação no ecrã para minimizar a fadiga ocular. O ecrã tem uma proporção de imagem nativa de 32:9 e uma curvatura de 180 cm. Em termos de conetividade, conta com um HUB USB integrado, com suporte a duas portas HDMI e DisplayPort 1.2, duas portas USB-A e entrada jack para auscultadores.
3 - Samsung Odyssey G5 VA 34" – 449,90 euros – PC Diga
Com uma curvatura 1000R, o monitor Odyssey da Samsung permite cobrir toda a visão periférica dos jogadores, envolvendo-os ainda mais na ação. O ecrã tem 34 polegadas, uma resolução de 3440x1440 e uma taxa de resposta de 1 ms. O monitor suporta AMD FreeSync, oferecendo uma sincronização adaptável que reduz as interrupções da latência de entrada.
O monitor suporta HDR10, tornando os contrastes mais convincentes, salientando os pretos escuros profundos e os brancos brilhantes, aumentando o detalhe da resolução. O ecrã LED tem uma proporção nativa de 21:9 e taxa de atualização de 165 Hz.
4 - Philips Evnia 7000 – 599,99 euros - FNAC
Os novos modelos Evnia da Philips focam-se na experiência de gaming e esta proposta apresenta um ecrã curvo, ainda que mais subtil, num tamanho de 34 polegadas. O Evnia 7000 tem um ecrã otimizado para diferentes géneros de jogo, incluindo o modo FPS que melhora os temas escuros, permitindo ver melhor os objetos escondidos. O modo Racing torna o tempo de resposta mais rápido e o modo RTS que permite destacar uma área especifica do cenário e fazer ajustes no tamanho.
O monitor tem retroiluminação MiniLED, com controlo da intensidade de luz em 1.152 zonas individuais. Tem uma resolução de 3440x1440, um rácio de imagem de 21:9, que tanto permite jogar com maior imersão, como uma utilização para maior produtividade. Os utilizadores podem colocar lado a lado as janelas de trabalho, por exemplo. O ecrã tem um brilho máximo de 1.400 nits, suportando ainda diferentes modos HDR, incluindo a certificação VESA DisplayHDR.
5 - AOC CU34G2X/BK | 34 – 360,99 euros – FNAC
A proposta da AOC oferece um ecrã curvo de 34 polegadas, uma taxa de atualização de 144 Hz, 1 ms de tempo de resposta e um rácio de imagem de 21:9. Tem ainda suporte a tecnologia FreeSync, para ajudar a suavizar as imagens dos jogos. Além da sua curvatura envolvente ao jogador, o ecrã pode ser ajustado na vertical para que se adapte à altura da visão.
Tal como outras propostas de monitores de gaming, este modelo tem um botão para alterar entre os diferentes modos de jogo, ajustando as definições de cor e fluidez para cada formato. Os utilizadores têm também grande controlo da calibração dos níveis de cor e cinzentos para tornar a imagem mais nítida.
6 – LG Ultragear 34GP63AP-B – 349,99 euros – Radio Popular
O LG Ultragear também tem um ecrã curvo com 34 polegadas e um rácio de imagem 21:9. Conta com uma taxa de atualização de 160 Hz e uma resolução de 3440x1440 com tempo de resposta de 1 ms. O monitor suporta AMD FreeSync Premium, tornando as imagens mais fluídas, sobretudo os jogos de ação e condução.
Além de suportar 99% da gama de cores sRGB, o monitor promete maior fidelidade de imagem em HDR10. E a tecnologia True Color pretende enaltecer a palete de cores disponíveis. Além das imagens panorâmicas, a LG destaca o áudio com as suas colunas estéreo de 7W embutidas, com tecnologia MaxxAudio para tornar a experiência mais imersiva.
7 - MSI MAG342CQPV 34" UltraWide – 389 euros – PC Components
Na lista dos monitores curvos panorâmicos mais acessíveis, a proposta da MSI tem uma resolução de 3440x1440, uma taxa de atualização de 100 Hz e tempo de resposta de 1 ms. O ecrã LED apresenta diversos modos de jogo, como FPS, combate, simuladores de corridas, RTS e eSports, adaptando-se ao género de cada um, no que diz respeito à taxa de atualização.
O monitor tem um sistema de visão noturna, que ajuda a encontrar todos os detalhes na imagem, mesmo no escuro. Ideal para jogadores que gostem de jogar títulos de ação furtiva. A tecnologia Adaptive-Sync torna as imagens mais fluídas sem abrandamentos. Para diminuir a fadiga e cansaço ocular, o ecrã tem tecnologia anti-cintilação e redução de luz azul.
8 - Acer Nitro XZ322QUSbmiipphx – 335 euros – PC Components
Mesmo não sendo o mais panorâmico dos ecrãs curvos desta lista, o Acer Nitro tem 31,5 polegadas, suportado o formato 16:9. O ecrã LED tem um uma curvatura de 1500R e suporta AMD FreeSync Premium, prometendo uma taxa de atualização de 165 Hz se for ligado com DisplayPort ou 144 Hz via HDMI, numa resolução máxima de 2560x1440.
O ecrã tem tempo de resposta de 1 ms, 350 nits de brilho e uma gama de cores 92% compatíveis com DCI-P3. Conta com duas entradas DisplayPort 1.2 e duas HDMI 2.0.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários