O Windows 11 SE é uma versão do sistema operativo que a Microsoft e algumas fabricantes de computadores estão a utilizar especialmente para a área da educação nos seus portáteis. As escolas continuam a transformar-se devido à situação atual pandémica, juntando sistemas híbridos entre as aulas presenciais e o ensino remoto.

Nesse sentido, os computadores portáteis utilizados pelos alunos necessitam de ser resistentes, seguros, mas ao mesmo tempo poderosos, para que permitam o acesso às diferentes ferramentas de ensino. O Windows 11 SE é uma versão do sistema operativo da Microsoft que melhora a performance e otimiza os recursos de computadores de baixo-custo.

Da mesma forma, um grupo de parceiros da Microsoft estão a criar computadores baseados no Windows 11 SE que vão chegar ao mercado em breve. Estes prometem ter preços mais acessíveis ou adaptáveis a todos os orçamentos das famílias. Estes novos portáteis prometem oferecer ferramentas mais envolventes, colaborativas e acessíveis na aprendizagem.

Veja na galeria os modelos que fazem parte do programa escolar do programa-piloto da Microsoft e Windows 11 SE:

1 - Acer TravelMate Spin B3

Uma das marcas parceiras é a Acer, que introduziu o Acer TravelMate Spin B3 no programa, um portátil pode ser usado em modo “tenda” ou em forma de tablet. A fabricante é uma das envolvidas no programa-piloto de levar o Windows 11 SE às escolas. O modelo oferece um ecrã de 11,6 polegadas, com uma certificação militar de resistência, para aguentar as viagens constantes entre casa e escola. Tem um teclado protegido contra derrames e teclas resistentes a eventuais puxões dos alunos mais irrequietos. No seu interior tem processadores Intel Pentium Silver e Celeron, uma webcam, 10 horas de autonomia de bateria e conetividade via Wi-fi 6. Também o TravelMate B3 da Acer oferece o Windows 11 SE.

2 – Asus BR1100F

A Asus vai introduzir no mercado o modelo BR1100F, destinado a estudantes de todas as idades. Mais um modelo construído para resistir às pancadas, quedas da mesa e derrames sem ser danificado. Apresenta um ecrã versátil tátil e uma caneta digital. A sua dobradiça também permite rodar o ecrã a 360, transformando-o num tablet. O seu teclado tem proteções em borracha e também é resistente a derrames. Tem Wi-fi 6 e como opção, conetividade via 4G LTE. O seu sistema de cancelamento de ruído é alimentado por inteligência artificial para melhor performance durante as aulas remotas ou videoconferências. Tem ainda tratamento antibacteriano na capa teclado, touchpad e na área de descanso das palmas das mãos.

3 - Dell Latitude 3120

Igualmente alimentados pelo Windows 11 SE, os novos modelos da Dell, o Latitude 3120 e o 3120 2-em-1 foram construídos para a educação. Os computadores portáteis têm um novo design de chassis, um ecrã de 11 polegadas, opções com processadores de quatro núcleos Intel Celeron e Pentium. Promete ainda uma bateria com boa duração e suporte para carregamento rápido, através da tecnologia ExpressCharge. Em uma hora carrega 80% da bateria, diz a marca. Tem também Wi-fi 6 opcional. Tal como as restantes marcas, oferece proteções para evitar quedas, mas também ecrãs com resistência aos riscos. Há uma câmara opcional que permite virar e gravar de diferentes ângulos. Também pode ser usado como tenda ou tablet, usando uma caneta digital opcional da marca, a Dell Active Pen.

4 - Dynabook E10-S

O Dynabook E10-S tem um ecrã de 11,6 polegadas, num equipamento compacto e leve. Oferece um chassis reforçado, dobradiças que permitem abrir o ecrã até 180º e um teclado resistente a derrames, composto por teclas mecânicas. O portátil é alimentado por um processador da Intel, apostando ainda em armazenamento interno em SSD e diversas portas USB-C. Promete também uma bateria com boa autonomia.

5 - HP ProBook Fortis 14 G9

Também a HP oferece portáteis direcionados a estudantes, como é o caso do HP ProBook Fortis 14 G9. O modelo tem um ecrã de 14 polegadas, com sistema anti-brilho para que possa ter maior desempenho em qualquer ambiente. Além de conetividade mais rápida via Wi-fi 6, o portátil é resistente a quedas e derrames. Além disso, tem uma textura na superfície para evitar escorregadelas acidentais, além de que o modelo é leve. As suas portas USB-C têm proteções contra acidentes de cabos mal introduzidos e os seus cantos são reforçados com borrachas para absorver os choques. As dobradiças foram também reforçadas para diminuir o stress do abrir e fechar do equipamento. O teclado é resistente e á prova de derrames acidentais, podendo ser desinfetado com toalhitas que são usadas em casa.

Além deste modelo, a HP tem outras propostas da linha Fortis com o Windoes 11 SE: HP Pro x360 Fortis 11-inch G9 Notebook, HP Pro x360 Fortis 11-inch G10 Notebook, HP ProBook Fortis 14-inch G9 Notebook e o HP ProBook Fortis 14-inch G10 Notebook.

6 - JP.IK Leap T304

O Leap T304 da JP.IK é um modelo leve, com um design rugoso capaz de suportar quedas de um metro de altura. Tem um ecrã com proteção anti-brilho, ligação rápida de Wi-fi e bateria com uma autonomia de um dia, promete a fabricante. Tema ainda uma câmara rotativa de 2 MP. Tem ainda sistemas de proteção, como o Kensington Lock e fTPM 2.0 para tornar o computador mais seguro. A sua construção feita com materiais plásticos recicláveis valeu-lhe uma certificação ambiental.

7 - Lenovo 10w

O novo tablet Lenovo 10w é alimentando por Windows 11, prometendo uma experiência eficiente para alunos que precisem assistir às aulas presenciais ou à distância. O modelo é alimentado por um processador Qualcomm Snapdragon 7c, permitindo manter o tablet sempre ligado, sempre pronto a funcionar. Promete ser igualmente reforçado com borracha e proteção de ecrã com Corning Gorilla Glass, ideal para jovens estudantes. Tem um ecrã de 10,1 polegadas e um teclado removível que o transforma num portátil convencional. A sua caneta digital é opcional. Apresenta ainda um rácio de imagem de 16:10 e câmaras frontais para facilitar as videoconferências.

8 – Microsoft Surface Laptop SE

A Microsoft prometeu o seu mais acessível equipamento com a oferta do Surface Laptop SE, direcionado a estudantes do ensino primário e secundário. Promete uma bateria duradoura, uma câmara HD e um processador capaz de gerir aplicações e ficheiros rapidamente. O portátil é otimizado com as funcionalidades do Windows 11 SE, oferecendo ferramentas como o Teams, Office 365 e Minecraft: Education Edition para ajudar os estudantes na sua aprendizagem, garantindo um ambiente seguro e simples, para limitar as distrações.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.