Se antes da pandemia de COVID-19 os computadores já eram uma ferramenta que estava na lista de itens necessários para começar o ano letivo bem preparado, agora, tornaram-se essenciais para poder aceder às aulas à distância, desde o ensino primário à universidade.

O ensino online trouxe um conjunto de desafios a que muitas famílias não estavam preparadas para lidar, como, por exemplo, o facto de os computadores que têm em casa não estarem totalmente preparados para as exigências do “novo normal”. Em alguns dos casos, os equipamentos acabam por ser partilhados entre irmãos ou até mesmo entre pais e filhos, o que pode ter um impacto negativo no desempenho do computador ou até mesmo em matéria de segurança informática.

Fazer um investimento num novo portátil poderá ser uma opção mais adequada. Mas, perante a variedade de equipamentos disponíveis no mercado, o que escolher? A pensar em quem já está a preparar a compra de um equipamento para o próximo ano letivo ou, então, em quem quer já fazer um upgrade ao computador que tem em casa, o SAPO TEK reuniu algumas propostas com preços até os 700 euros.

O que deve procurar num novo portátil para a escola?

Antes de fazer um investimento, deve perceber em primeiro lugar quais são as necessidades específicas a que o equipamento tem de responder. A escolha do modelo e da configuração vai depender do grau de exigência das tarefas a executar.

Análise TEK: Huawei MateBook D 14 marca pontos na telescola e no teletrabalho
Análise TEK: Huawei MateBook D 14 marca pontos na telescola e no teletrabalho
Ver artigo

Os computadores que sugerimos neste artigo reúnem as condições necessárias para uma utilização mais "modesta", garantindo um desempenho aceitável no que toca à realização de tarefas online, incluindo o acesso às aulas à distância, à criação de documentos, e ao suporte a programas essenciais.

As situações em que é necessário instalar e usar diariamente software mais exigente do ponto de vista dos recursos vão fazer com que o portátil a selecionar tenha de estar mais bem equipado no interior, o que faz com que os preços subam.

Por exemplo, se os seus filhos estão a tirar cursos mais avançados em áreas como a informática, será melhor apostar num segmento de gama superior e procurar um equipamento com mais potência gráfica e de processamento e que lide bem com ambientes de programação e desenvolvimento web.

Quando o assunto é processadores, um Intel Core i3 afirma-se como uma opção mais adequada para quem está à procura de um equipamento que cumpra os requisitos básicos. Já um Intel Core i5 poderá ser ideal para quem procura um equilíbrio entre performance e custo. Acima disso, já entramos no território dos processadores para computadores orientados para gamers ou para utilizações diárias intensas.

A memória RAM é outro dos critérios importantes e uma configuração standard entre 4 a 8 GB consegue garantir uma utilização adaptada às necessidades de um estudante comum. No que toca ao armazenamento, os discos SSD são uma boa aposta, permitindo um desempenho mais rápido.

A presença de portas USB 3.0 e USB-C e de leitores para cartões de memória é também uma mais valia em matéria de transferência de ficheiros, por exemplo, do smartphone ou do cartão da máquina fotográfica para o computador.

O tamanho o peso do equipamento são um aspeto a ter em consideração. É verdade que, agora, os portáteis são maioritariamente usados em casa, mas deve ter em conta a utilização fora de casa quando a escola regressar à normalidade.

Para muitas famílias o preço é por si só uma limitação no que diz respeito ao investimento, especialmente quando há vários filhos a estudar ao mesmo tempo. Por isso vale a pena aproveite as campanhas de promoções em vigor nos diferentes retalhistas. Pela altura do regresso às aulas, são várias as lojas que oferecem vantagens ao nível de financiamento e outras oferecem equipamentos adicionais, como um tablet, um smartphone ou uma impressora, quando compra um portátil.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.