O mobile é o futuro, garantem as empresas de telecomunicações e analistas de mercado. E hoje em dia já nem é preciso fazer um investimento de centenas de euros num smartphone nem contratar um plano de dados que nos leve à ruína para tirar partido do acesso à Internet em movimento.

A democratização dos smartphone reflete-se em várias frentes e as empresas e organizações não têm outro remédio senão adaptar-se a esta nova realidade, procurado tirar partido dela. Os próximos Jogos Olímpicos, que decorrem este mês em Londres, prometem ser mais um momento para colocar à prova a relação daquele que é um dos mais emblemáticos eventos do mundo do desporto com as novas tecnologias.

Se antigamente a cobertura do acontecimento era feita sobretudo à custa de transmissões televisivas intensivas, cada vez mais os utilizadores, habituados a terem acesso à informação a toda a hora, vão procurar soluções que lhes permitam aplicar essa máxima ao mega evento desportivo. E os fornecedores de conteúdos estão preparados para isso.

Esta será a primeira edição dos jogos depois do boom dos smartphones e tablets e não faltam exemplos de nomes a garantirem que vão facultar a cobertura do evento adaptada aos dispositivos do futuro. E se os estudos mostram que aquilo que os utilizadores deste tipo de dispositivos gostam são aplicações, é isso que lhes será dado. Nós associamo-nos à tendência e damos conta de algumas apps que vão permitir acompanhar o desenrolar dos acontecimentos, entre 27 de julho e 12 de agosto, na capital inglesa.

Uma das primeiras cadeias de notícias a assegurar o lançamento - não de uma, mas de duas - de aplicações especificamente criadas para acompanhar os Jogos Olímpicos de Londres foi a norte-americana NBC. O sofware vai permitir acompanhar os jogos à medida que as provas acontecem e consultar perfis de atletas, entre outros conteúdos, que estarão acessíveis tanto para utilizadores de iPhone e iPad como de dispositivos Android (telefones e tablets).

A empresa esclareceu que muitos dos conteúdos das aplicações - a que chamou NBC Olympics e NBC Olympics Live - estariam disponíveis apenas para clientes de serviços de televisão paga, que contem com os canais MSBC e CNBC entre as suas escolhas. O download das apps, porém, é gratuito e pode ser feito desde já.

Depois dos norte-americanos foi a vez da televisão pública inglesa assegurar presença entre os fornecedores de aplicações à medida dos Olímpicos. A apresentação da BBC Olympics aconteceu a semana passada e também aposta em versões para equipamentos iOS e Android.

[caption]BBC Olympics[/caption]

À semelhança do que acontece com os serviços da NBC, também estas aplicações são inteiramente dedicadas aos Jogos Olímpicos de 2012 e, neste caso, ficam asseguradas funcionalidades como a transmissão em direto das provas, acesso a notícias, destaques de vídeo, comentários, calendário das provas e um quadro de medalhas para acompanhar a tabela dos países que se estão a sair melhor.

Neste caso, tanto o download como a utilização são inteiramente gratuitos, mas no casos dos dispositivos da Apple só é assegurada compatibilidade com versões 5.0 ou superiores do iOS. Para quem usa o sistema operativo móvel promovido pela Google, é preciso ter o Flash instalado.

Outra das soluções especificamente dirigidas aos Jogos Olímpicos - e esta oficialmente desenvolvidas pela organização do evento - é o Join In App. Esta solução apresenta-se como uma ferramenta de planeamento para aqueles que pretendem dirigir-se a Londres para acompanhar o evento.

[caption]Join In[/caption]

Através da app será possível ver todos os eventos, celebrações e atividades inseridas nos Jogos Olímpicos de 2012, funcionando o software como um guia digital - que também cobre os Paralímpicos.

Concebida para ser simples e fácil de usar, conta com uma ferramenta de pesquisa que ajuda a filtrar os acontecimentos de acordo com os interesses do utilizador e integra um mapa detalhado de todos os locais relacionados com o evento. É ainda possível programar alertas, para que nada escape ao visitante. É gratuita e compatível com iPhone, iPad e Android.

Gozando do mesmo selo de "aplicação oficial", existem ainda mais duas soluções disponíveis: uma dedicada a veicular os resultados - denominada Official London 2012 Results App (para Android e iOS) - e outra de entretenimento, a Official London 2012 Mobile Game, que transporta para o telemóvel algumas das provas dos Jogos.

Quem descarregar o software destinado a acompanhar os resultados pode contar com notícias, horários e resultados das provas, destinados a manter os utilizadores ao corrente da evolução dos resultados, em tempo real. Também aqui haverá espaço para consultar perfis dos atletas, tabelas de medalhas e a possibilidade de os utilizadores subscreverem atualizações oficiais de dos países que mais lhes interessam.

[caption]London Results App[/caption]

Para quem prefere o acesso a conteúdos em português (do Brasil) vale também a pena verificar a proposta de um dos maiores portais de notícias brasileiros, o UOL. O serviço lançou uma aplicação que disponibiliza, em tempo real, as principais notícias, fotografias e vídeos do evento, mas esta apenas está disponível para iOS (4.2 ou superior).

[caption]UOL[/caption]

[caption]Sapo Desporto[/caption]
Entre os meios de comunicação portugueses não encontrámos nenhum que fornecesse uma solução do género, fica porém a sugestão da aplicação móvel do Sapo Desporto, que abrange várias áreas da atualidade noticiosa desportiva, e entre as quais estarão, naturalmente, os Jogos Olímpicos - aos quais deverá ser dado particular destaque nos dias que se avizinham.

É gratuita e está disponível para iOS e Android.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.