Com a crescente tendência para a mobilidade já não há serviço que se preze que não queira ganhar uma versão para acesso a partir do telemóvel. De completas aplicações que só não aplicam bronzeador a simples versões optimizadas para a plataforma mobile, as soluções capazes de ajudar às férias não faltam.
Nesta altura do ano é difícil passar ao lado do tema e as fabricantes de equipamentos e software vão apresentando as suas actualizações e sugestões para facilitar desde o planeamento à execução daquele que é provavelmente um dos momentos mais esperados do ano.
Cientes de que a oferta nesta área é mais do que vasta, salientamos que o critério que preside à escolha se prende com a utilidade ou novidade das soluções, reconhecendo desde já o carácter subjectivo da mesma.
Assim, e convictos de que a melhor forma de começar é pelo princípio, iniciamos o roteiro de hoje com uma aplicação para o iPhone que ajuda a planear a viagem antes de se lançar à aventura.
Chama-se TripOrganizer e foi disponibilizada este mês pelo grupo Europ Assistance, o mesmo que em 2009 tinha lançado o Netglobers - uma comunidade virtual dedicada às viagens e aos riscos que lhes estão associados - cujo acesso no telemóvel fica também assegurado através da nova aplicação.
[caption][/caption]
Os promotores dizem tratar-se de uma "aplicação simples e prática que permite preparar metodicamente as viagens e gozá-las serenamente", fornecendo uma "check-list" das formalidades a ter em conta antes da partida e objectos essenciais à viagem. O utilizador insere a sua nacionalidade, país de residência e de destino e é informado de vacinas a tomar, documentos necessários, medicamentos que poderão vir a ser necessários ou qual o centro de vacinação mais próximo, por exemplo.
[caption][/caption]
Se a viagem incluir deslocações de avião - e o turista for cliente da Vodafone - pode valer a pena conferir o resultado da mais recente parceria entre a operadora e a ANA aeroportos, que permite aceder a partir do telemóvel a informações sobre partidas e chegadas nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Ponta Delgada, Horta, Santa Maria, Flores e ainda dos terminais da Madeira e Porto Santo.
A novidade permite consultar o "estado" de um determinado voo (atrasos e afins), efectuar pesquisas por companhia, horário ou voo e activar alertas por SMS. Está disponível através da loja de aplicações do Vodafone 360, sendo compatível com todos os dispositivos que suportem o serviço.
[caption][/caption]
Já os clientas da Optimus contam, desde Maio, com uma outra ajuda no planeamento de estadias, locais a visitar, restaurantes, património ou animação cultural para "quem vai para fora cá dentro".
Os guias turísticos YouGo são "made in Portugal" e estão disponíveis para todos os utilizadores do Portal Zone a título gratuito, mas também podem ser descarregados por clientes de outros operadores a partir do site da YouGo.
Ainda no domínio do "proprietário", seleccionámos mais três propostas, desta vez para os utilizadores de dispositivos Nokia.
A fabricante finlandesa, que conta com um portefólio "simpático" na sua loja de aplicações, tem feito dos Mapas Ovi uma das bandeiras do serviço, garantindo navegação GPS gratuita, tanto automóvel como pedestre, imagens em 3D, reconhecimento e personalização de voz (com a app Own Voice, que permite usar o registo do próprio utilizador para dar indicações). O serviço oferece também integração com o guia Lonely Planet.
Tendo esta época como pretexto, a empresa lançou também o Green Explorer, um site onde dá conselhos sobre como tirar partido das suas aplicações para viajar de forma mais ecológica.
[caption][/caption]
Quem pretende aproveitar as férias para uma incursão nas lojas da zona, poderá ainda tentar dar uso ao Nokia Point & Find, que, direccionando a câmara do telefone para um objecto ou código de barras, fornece informação sobre o produto, como a descrição ou opiniões. Marcar as suas lojas favoritas ou dar dicas a outros utilizadores também são opções.
[caption][/caption]
Para saber onde encontrar centros comerciais, lojas e boutiques em todo o mundo, a empresa disponibiliza ainda o Go Shop Global, um guia com localização, avaliações, comentários, opiniões, imagens e vídeos que também podem ser partilhados com os seus contactos.
[caption][/caption]
No que respeita a localização por GPS, vale ainda a pena dar conta da última actualização do software da TomTom para iPhone.
A versão 1.4 do software de navegação para os dispositivos da Apple traz a compatibilidade com o iPhone OS 4 e com o tão esperado multitarefa, que vai permitir efectuar e receber chamadas e interromper a navegação. Os utilizadores podem também receber instruções sobre a deslocação (em alta voz) enquanto acedem a outras aplicações do telefone.
Novos mapas, partilha de rotas, alertas de partida e rotas ecológicas são outros dos argumentos da marca - que cobra 49,99 euros pela versão com mapas da Península Ibérica e 69,99 euros com itinerários para toda a Europa Ocidental.
[caption][/caption]
Para aqueles que optaram antes pelo Mobile Navigator para iPhone também há novidades. A Navigon anunciou recentemente a disponibilização gratuita da actualização 1.6.0 para todas as versões instaladas em dispositivos móveis da Apple.
Mapas mais recentes e "várias funções desenvolvidas para o iPhone 4 e o seu novo sistema operativo" - como a possibilidade de desempenhar várias tarefas em simultâneo, ajuda a encontrar estacionamento ou informações sobre o estado do tempo - são as promessas da companhia.
Ainda no campo das soluções de navegação assistida por GPS, a "montra" fica completa com as últimas propostas da portuguesa NDrive.
A empresa apresentou esta Primavera a sua nova (e quase hilariante) versão 10 onde o utilizador pode ser conduzido por improváveis celebridades nacionais, como Alberto João Jardim ou Pinto da Costa.
Um novo interface e mais informação, bem como a disponibilização de uma nova loja online de aplicações - acessível a partir do próprio programa de navegação - para actualizações de software ou novas funcionalidades (pagas e gratuitas), são outras das novidades.
[caption][/caption]
Para além de estar disponível para os terminais das principais marcas de telefones (à excepção do Blackberry), conta também com uma versão compatível com o novo iPad. A TMN é a única operadora que comercializa telemóveis já com o software, mas este pode ser adquirido para outros dispositivos através das lojas virtuais, ao preço de referência de 30 euros.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot Clone leva humanização a novos níveis de realismo com braços e músculos artificiais -
App do dia
Super Tower Rush traz ação retro e banda sonora a condizer para smartphones e tablets -
Site do dia
Estas são as melhores imagens de astronomia do ano do Observatório de Greenwich -
How to TEK
Converse diretamente com o Gemini a partir da pesquisa do Chrome e utilize o Google Lens no browser
Comentários