
Foi em 2010 que o site Mashable decretou oficialmente a data de 30 de junho como o Dia Mundial das Redes Sociais e a comemoração anual “pegou” de imediato, com eventos e diferentes formas de assinalar o dia a acontecerem um pouco por todo o mundo desde então.
E não é para menos: apesar de existirem várias redes sociais, algumas delas "próprias" de alguns países apenas – como é o caso Weibo no Japão, por exemplo –, “gigantes” como o Facebook, o Twitter, o LinkedIn e o Instagram apresentam números estrondosos no que diz respeito a utilização diária e influenciam (pela positiva e pela negativa...) a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Olhe-se para o Facebook, com 1,65 mil milhões de utilizadores ativos todos meses, para os 350 mil tweets enviados a cada minuto ou para os 30 mil milhões de fotos já publicadas até hoje através do Instagram.
É certo que vão surgindo questões associadas à privacidade e segurança, bem como diferentes opiniões sobre o fenómeno: uns não conseguem largar as redes sociais um minuto, por assim dizer; outros acham que se tratam de uma perda de tempo. Seja como for, o futuro prevê que as redes sociais continuem a marcar o ritmo de tudo o que se vai fazendo na Internet e não só, até porque é nelas que se encontram praticamente todos os utilizadores da internet de hoje em dia e é nelas que grande parte das empresas vêm métodos eficazes para chegarem aos seus potenciais clientes.
Se dúvidas existem sobre a forma como as redes sociais moldam a vida de milhões de pessoas, basta, por outro prisma, apontar atenções para o volume de alguns negócios globais que envolvem as empresas que detêm essas plataformas. Um bom exemplo é a recentemente anunciada aquisição do LinkedIn pela Microsoft, envolvendo 26,2 mil milhões de dólares.
Negócios à parte, o TeK não deixa escapar a data e traz-lhe um resumo das 10 redes sociais que têm contribuído para mudar a forma como utilizamos a internet e interagimos online (algumas tiveram de ficar de fora...). E lembre-se que até o Papa Francisco já há muito se "converteu" às maravilhas das redes sociais...
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mistério resolvido: pequenos jatos ajudam a explicar o “famoso” vento solar -
App do dia
Unsolved: Hidden Mystery Games desafia à atenção para descobrir pistas -
Site do dia
Griply reúne num único lugar as tarefas e objetivos do dia-a-dia para se manter organizado -
How to TEK
A Google enviou um alerta de falta de espaço? Apague primeiro o “lixo” antes de pensar num upgrade
Comentários