Esta semana decorre em Los Angeles mais uma edição da E3, uma das maiores feiras de videojogos do mundo. Palco habitual de grandes novidades para o mundo dos jogos e consolas, este ano não está a ser exceção. Foi aqui o palco de apresentação da nova Xbox e da nova PlayStation 4, mas este mês há mais novidades prometidas no mundo das consolas… e não passaram pela E3.


Na verdade uma das novidades mais aguardadas não passou pela E3 mas esteve mesmo do lado oposto da rua. A Ouya é um projeto financiado através de crowdfunding que este mês deverá ver a luz do dia, depois de a data inicial de lançamento ter sido adiada para, alegadamente, responder a um a procura do modelo acima das previsões.


Os promotores da consola, baseada em Android, não se fazem representar na E3 mas estão à porta e graças a isso compraram uma guerra com a ESA, que organiza o certame e que não gostou de ver este "expositor" ambulante. A polícia medeia queixas e respostas…


Se não passou por Los Angeles para conhecer ao vivo a nova consola, dia 25 de junho é a nova data de lançamento da consola, que vai custar 99 dólares. Até lá, veja ou reveja o vídeo da versão para programadores, enviada no início do ano para a comunidade, ainda a data de lançamento prevista para a consola era o mês de março.





Outra novidade com chegada prevista às lojas para este mês de junho é a GameStick, outra consola de baixo custo suportada na plataforma Android e também ela financiada via Kickstarter. Vai custar 79 dólares e é apresentada como a consola mais portátil de sempre. Tal como o modelo anterior está já disponível para pré-reserva.




As estrelas da E3

Num circuito diferente, dominado pelos fabricantes tradicionais, a E3 acolheu as restantes novidades que fazem do mês de junho um mês especial para os amantes dos jogos e das consolas.



Um dos destaques mais relevantes do evento foi mesmo anúncio da Sony, que mostrou e anunciou um preço de 399,99 euros para a nova versão da sua consola, a PlayStation 4, que chega na altura do Natal. Com um disco de 500 GB, processador de oito núcleos e 8 GB de memória, a consola conta com conectividade Wi-Fi e Bluetooth.



Além do preço e das características ligadas à performance, a consola destaca-se pelo design, pensado para criar um produto tão elegante quanto possível. As medidas são de 275×53×305 milímetros.


Mas as grandes diferenças em relação à grande rival Xbox estão mesmo no preço e em duas possibilidades que a Sony decidiu garantir: a possibilidade de usar jogos antigos (usados) na nova consola e de não ser necessário acesso à Internet para jogar, questões que na Xbox têm uma gestão mais limitada e complicada.



Os serviços de suporte à experiência PS4 serão também melhorados e está já prometido um aperfeiçoamento da PlayStation Plus, a concretizar na data de lançamento da PS4, que se juntará a novos serviços de streaming e redes sociais. Entre as novidades ou melhorias associadas ao serviço online premium, destaque para a funcionalidade de atualizações automáticas (que será melhorada), ou a opção multijogador online, que aqui também será possível.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Nos jogos, a Sony diz que estão já garantidos, para a estreia, mais de uma centena de títulos, onde figuram jogos como Destiny, DiabloIII, Kingdom Hearts III e Final FantasyXV ou Assassin's Creed IV Black Flag, entre outros.



A E3 também foi o palco para revelar os detalhes que faltavam relativamente à nova Xbox, que chegará às lojas de 21 mercados, no próximo mês de novembro. Vai custar 499 euros, que permitem levar para casa um sistema de jogos com leitor Blu-ray integrado, conectividade Wi-Fi e um disco rígido de 500 GB. Aquela que se transformou numa das grandes armas da Xbox também é atualizada com a nova versão: o comando Kinect.



A consola já pode ser encomendada e há mesmo um pack comemorativo, edição limitada, que acolhe algumas características especiais. Neste pacote há uma consola com uma embalagem preta especial, um comando sem fios de edição limitada Xbox One Day One e um exclusivo Day One Achievement comemorativo.

[caption]Xbox[/caption]

A Microsoft preparou ainda outros "agrados" para quem comprar a consola. Entre eles, todos os subscritores do serviço Xbox Live Gold (novos ou existentes) receberão gratuitamente dois jogos Xbox 360 por mês, a partir de um de julho e até ao lançamento da Xbox One.



Entre as inovações da consola destaque para um novo comando sem fios, que a Microsoft garante reunir mais de 40 inovações técnicas e de design.



Nos jogos Forza Motorsport 5, Dead Rising 3, Battlefield 4, Below ou Metal Gear Solid V: The Phantom Pain estão na lista de títulos anunciados pela empresa para a nova consola, e que pretendem ser também chamarizes para o novo produto.



Quem não quiser seguir para a nova geração de consolas da Microsoft pode ficar-se pelo upgrade à Xbox 360, que na E3 também teve lugar de destaque, com a apresentação do novo modelo.


A Xbox 360 renovada será já lançada em alguns mercados e ao longo dos próximos meses chega aos restantes países onde a consola é vendida. Vai chegar em várias versões que têm preços de referência entre os 199,99 e os 299,99 dólares, consoante a opção pela versão de 4GB, 250 GB ou 4GB Kinect.

[caption]Xbox 360[/caption]

A Nintendo este ano não marca a presença na E3 com o lançamento/apresentação de uma nova consola mas nem por isso deixa de tentar dar nas vistas em mais uma passagem por Los Angeles.



A dona da Wii U apostou este ano a apresentação de novos jogos para a mais recente versão da consola, onde se destacam títulos como Super Mario 3D World, Donkey Kong Country: Tropical Freeze, Bayonetta 2 ou The Legend of Zelda: Wind Waker HD. São novidades que também podem contribuir para explorar novas formas de jogar. Os primeiros comentários da imprensa ao novo Super Mario, por exemplo, são bastante interessantes.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico