O fenómeno das redes sociais continua a dar cartas por essa Internet fora e esta semana está a ser particularmente rica em notícias. O Facebok decidiu avançar com mais uma das alterações prometidas em Agosto, mexendo no feed de notícias, isto enquanto tem marcado para amanhã o anúncio de mais novidades, durante a conferência para programadores F8.

O Google, por sua vez, declarou oficialmente aberto ao público o Google+, que entretanto também acrescenta algumas novidades aos serviços disponibilizados anteriormente.

Ao mesmo tempo surge o rumor que a nova versão da rede social MySpace será apresentada em outubro na "Advertising Week" de Nova Iorque, num regresso aguardado, depois da compra por parte da Specific Media.

Por sua vez, num post publicado esta terça-feira no blog oficial da empresa, a Google anunciou que a rede social Google+ abandonou o estatuto de "clube privado" dos últimos 90 dias, e passou a estar aberto a toda a comunidade de internautas interessados, que deixam de necessitar de convite para integrar a plataforma.

A par do anúncio, vieram algumas novidades, a maior parte relacionadas com a funcionalidade de videoconferência Hangout, que, nomeadamente, ganhou uma versão para o telemóvel. A aplicação que permite o "encontro móvel" em modo "live" de até nove amigos já está disponível no Android Market e chegará em breve à iOS App Store, assegura-se no post.

[caption][/caption]

A gigante da Internet anunciou ainda que integrou a experiência de busca do Google no Google+. Os resultados mostrarão perfis e publicações relevantes, e também conteúdos de toda a Internet.

"Se estiver interessado em fotografia, por exemplo, encontrará muitos outros entusiastas e muitas fotografias excelentes. Se gosta de culinária, então encontrará chefs e comida de todos os lugares do planeta". A empresa explica que, em todos os casos, os resultados de pesquisa do Google+ incluirão itens que só o utilizador em questão poderá ver, "garantindo que as atualizações da família, por exemplo, sejam tão fáceis de encontrar como as notícias internacionais".

No meio das alterações e novidades fica o aviso de que o Google+ ainda está em versão Beta. "Ou seja, pode experimentar novas funcionalidades que ainda se encontram em desenvolvimento ou chegar mesmo a deparar-se com problemas técnicos ocasionalmente. Mas não se preocupe, continua a ser super-divertido! ", pode ler-se a partir da página de inicio.

Enquanto não chega a plataforma de partilha de música e vídeo (funcionalidade que, segundo os rumores, a equipa de Mark Zuckerberg se prepara para lançar amanhã), as últimas novidades do Facebook resumem-se ao feed de notícias, depois de recentemente a rede social ter mexido na criação de listas de amigos e nas opções de configuração.

Com o novo feed de notícias o objetivo é que os utilizadores, mesmo os que raramente visitam a sua conta, se mantenham informados sobre as atualizações (que o Facebook julga serem) mais importantes.

[caption][/caption]

Esta listagem contudo poderá ser editada, retirando-lhe o estatuto de "top story" ou de "notícia principal", em português, acedendo ao mini-menu (seta do lado direito) ou ao canto azul do lado esquerdo do post.

De acordo com o explicado, o feed de notícias será diferente consoante a frequencia com que o utilizador acede ao Facebook: se passar mais de uma semana, será apresentado um resumo das publicações mais importantes, se passar pela rede social mais do que uma vez ao dia, surgem primeiro os posts mais recentes.

Outra das ferramenta introduzidas agora é o "Ticker", uma caixa localizada acima da janela de chat que mostra as atualizações dos amigos em tempo real.

[caption][/caption]

Para comentar um desses posts basta clicar no mesmo, abrindo-se um "menu flutuante" que mostra o conteúdo completo da publicação. Desta forma é possível fazer comentários sem sair da página atual.

O "grosso" das alterações introduzidas esta semana está registado num vídeo, que poderá ver abaixo.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.