Apresentado durante a conferência de programadores Build, o novo Windows 8.1 surge apenas sete meses após a chegada ao mercado do sistema operativo, justificada por alguma necessidade em impulsionar a sua adoção, dizem alguns, ou simplesmente pelo processo de transformação em curso na Microsoft, disse Steve Ballmer no palco da Build, para a empresa acelerar a colocação dos seus produtos no mercado.

O desenvolvimento do Windows Blue, como ficou conhecido inicialmente, teve em conta a opinião dos utilizadores, garante a fabricante, e é por isso que o sistema operativo volta a incluir o botão Iniciar, um regresso bastante aclamado que, contudo, poderá não corresponder às expectativas criadas, já que nem todas as opções estão de volta.


Clicando no botão surgem as “antigas” opções de acesso Gestor de tarefas, Painel de controlo, Pesquisa, entre outras ferramentas úteis. Surge também a opção de Encerrar, mas não existe por exemplo a opção Itens recentes.




[caption][/caption]

A par do botão Iniciar, o ecrã de fundo do Windows 8.1 passa a contar agora com ainda mais opções de personalização, desde novas paletes de cores, a imagens animadas, extensíveis a outros ecrãs conforme vamos navegando no ambiente de trabalho.

Outra alteração introduzida é a possibilidade de ligar o computador diretamente em modo desktop, o que deverá agradar aos utilizadores que não usam sistemas touchscreen.

Por sua vez, o ecrã de bloqueio é descrito como uma “autêntica moldura”, que pode ir buscar fotos guardadas no computador, no SkyDrive ou no smartphone.



[caption][/caption]

As tiles ganharam novos tamanhos, nomeadamente um de grandes dimensões e outro de pequenas dimensões, que podem alojar o tempo que faz, as últimas mensagens de email, a agenda, etc, a partir do Start Screen.

É o utilizador que tem a última palavra sobre os programas e aplicações que pretende ter em destaque nas tiles e qual a “dimensão” desses destaques. Para escolher os temas em destaque basta arrastar esses itens.

Também há uma novo ecrã, o App Screen, uma área que abrange todas as apps e programas, que pode ser reorganizada por categorias, por nome, por data de instalação ou por mais usadas. Esta área conta com uma caixa de pesquisa, para acesso mais rápido ao que se pretende.



[caption][/caption]

E falando na pesquisa em geral, esta é uma das funcionalidades que também conhece alterações com o Windows 8.1. O recurso está mais abrangente, para mostrar resultados de várias fontes, incluindo ficheiros, a SkyDrive, aplicações e a Web.

A apresentação de resultados também está diferente, para se assemelhar a uma “app like experience”.

Quando se pesquisa por figuras públicas, por exemplo, o Windows 8.1 mostra aquilo que denomina por “Hero Screen”: um ecrã com uma grande imagem da figura em questão em destaque, acompanhada de músicas e vídeos e só com o scroll para a direita surgem os resultados de pesquisa mais tradicionais, com os habituais links e imagens.



[caption][/caption]

O multitasking também está mais facilitado, garante a Microsoft, e permite a abertura de aplicações e programas “lado a lado”, com possibilidade de redimensionamento de cada uma das “caixas”.



[caption][/caption]

Estas são apenas algumas das novidades que já é possível ver na primeira versão pública do Windows 8.1 que a Microsoft está a disponibilizar para download .

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico