Com o lançamento do novo Windows 8 a Microsoft quer "reinventar" a forma de utilizar o computador, mas também entrar definitivamente na era das aplicações, que já se mostrou um conceito vencedor para equipamentos móveis e que contagia os PCs pela facilidade de pesquisa e instalação do software.

O modelo das Apps compradas em lojas online, por valores normalmente reduzidos ou em "modo gratuito", pode mesmo a ditar o fim da era do software em pacote como o conhecemos nas últimas décadas e a Microsoft não quer ficar de fora desta nova revolução. Sobretudo porque com o Windows RT nada pode ser instalado nos tablets sem passar pela loja oficial.

Neste cenário, a Windows Store é o centro de toda a ação. Quem já tem o novo sistema operativo instalado pode (e deve) recorrer à loja para "artilhar" o ambiente de trabalho à sua maneira, e entre as milhares de opções começam a surgir um número interessantes de aplicações portuguesas, numa oferta que já é significativa.

As aplicações portuguesas estiveram em destaque no lançamento do sistema operativo na sede da Microsoft Portugal, e o TeK referiu alguns dos nomes das empresas e apps em demonstração, mas voltamos agora ao tema para apontar as mais relevantes, que podem fazer a diferença na utilização diária de um computador e/ou tablet Windows 8.

Entre as aplicações para gerir as finanças pessoais existem várias ofertas, desde o acesso à conta da CGD ou do BES à gestão da tesouraria de uma empresa com o InvoiceXpress. Qualquer uma das aplicações já tinha versões para outras plataformas móveis, mas tiram partido do interface do Windows 8 para apresentação da informação e partilha de dados.

A app Caixadirecta foi desenvolvida pela Innovagency e permite o acesso a consultas, transferências, pagamentos e operações com cartões, mas também faz a ligação ao gestor online de finanças e o PAP (estímulo e facilitação da poupança). Com o Windows 8 a aplicação integra partilha da informação e pesquisa no Bing.

[caption]cgd[/caption]

O BES também tem as sua aplicação de homebanking no Windows Store - e garante que foi a primeira de uma instituição financeira a ser aprovada. O BES Finanças Pessoais permite aos clientes do banco fazer a gestão do seu orçamento familiar, acompanhando a evolução das despesas e receitas da família, à semelhança do que acontece no site, e garante a consistência dos dados e configurações entre as duas plataformas.

[caption]bes[/caption]

Ainda falando de dinheiro, mas numa perspetiva mais "empresarial", o InvoiceXpress trouxe para o Windows 8 as funcionalidades que já tinha para Windows Phone 7 e para iOS. A aplicação é gratuita para quem já usa o software de faturação da Rupeal e permite gerir a informação de faturas emitidas, tesouraria e clientes devedores, sempre usando um interface intuitivo e simples para facilitar a análise dos dados.

[caption]invoicexpress[/caption]

Mas nem só de finanças vivem as aplicações para Windows 8, e não faltam no "pacote" informação, entretenimento e até educação. Neste domínio a aplicação da Porto Editora permite o acesso ao dicionário através de pesquisa, mas também a curiosidades como um Top de Consultas e a Palavra do Dia.

A aplicação estará disponível para download gratuito a partir de 31 de outubro e junta-se às soluções apps para iOS, Android, Kindle e Windows Phone 7.

[caption]porto editora[/caption]

Saltando para a informação e entretenimento, pode contar com uma aplicação do Meo, mas também com a presença da RTP e da TVI, que replicam nas apps do Windows 8 conteúdos que já têm online e noutras plataformas.

O Meo Go! permite a visualização, em direto, de canais de TV e filmes do videoclube, desde que seja cliente do serviço de televisão por subscrição da Portugal Telecom, como já acontecia nos computador e nos smartphones iOS e Android.

[caption]Nome imagem[/caption]

Nas revistas e jornais pode encontrar a Banca do SAPO, mas também o Público e a Sábado, assim como o jornal Record. Na app do Público está assegurado o acesso às notícias, a possibilidade de guardar nos favoritos e de partilhar o link por email ou nas redes sociais, desde que estejam configuradas na conta.

[caption]Nome imagem[/caption]

Mais "saborosa" é a proposta do Continente que traz para a Windows Store mais de 300 receitas em vídeo e outras tantas em texto. A aplicação funciona de forma semelhante à que existe para outras platafor,as permitindo seleccionar as receitas por ingrediente, por chef ou por preferência dos utilizadores, existindo ainda uma secção de sugestões.

De entre as aplicações disponíveis deixamos ainda uma referência à EDP Mobile, que tem agora uma versão mais completa para Windows 8, com acesso a informação relevante do contrato com a empresa e nível de gás e electrividade, facturas e a possibilidade de comunicar leituras - por enquanto só do contador da electricidade.

Se faltar a energia, e desde que haja bateria, pode ainda despistar as avarias com a função "Estou sem luz" que facilita o processo de identificação dos problemas e permite um melhor atendimento do apoio técnico.

[caption]Nome imagem[/caption]

No caso de falta de energia, a função "Estou sem luz" acompanha-o no despiste da avaria e, se necessário, fornece dados os dados necessários para um melhor atendimento telefónico do apoio técnico.

Nas próximas semanas são esperadas novas adições a esta lista de aplicações portuguesas para Windows 8 - e Windows Phone 8 - mas há também muitas novidades a nível internacional, pelo que não faltarão oportunidades de voltar ao tema.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico