A Asus tem um novo alinhamento de produtos para o mercado português. Há de tudo um pouco, desde tablets de gama de entrada a portáteis híbridos com Windows 8. Os mais práticos vão poder encontrar um centro multimédia que é também um computador, enquanto os mais vanguardistas vão querer experimentar o equipamento que tanto é tablet, como híbrido, como um PC autónomo.

Numa apresentação em Lisboa a tecnológica de Taiwan passou a ideia de que esta nova linha de equipamentos, a WeTransform, vai continuar a explorar novos formatos e novas valências que os dispositivos podem oferecer. O TeK selecionou algumas dessas novidades e fala-lhe um pouco delas mais abaixo.

Apostar em vários conceitos e em vários pontos de preço é uma estratégia que tem surtido efeito para a Asus, como revelou ao TeK o responsável pelas relações públicas e marketing da subsidiária portuguesa, André Gonçalves.

No mercado português a Asus é líder nas vendas de tablets Android e este segmento de mercado tem continuado a ganhar peso dentro das contas da empresa. Os dispositivos de baixo custo como o Memo Pad HD ajudam a atingir uma boa performance comercial, mas a tecnológica quer mais.

O objetivo passa por conquistar a liderança tanto no segmento dos tablets como no dos computadores. E para isso recorrem-se a novas fórmulas como portáteis com Android e Windows na mesma máquina. Espreite o que há de novo para conhecer:

Transformer Pad TF701

Dentro da gama de equipamentos Android da empresa este é o equipamento com melhores especificações técnicas. O ecrã IPS de 10,1 polegadas tem uma resolução de 2560x1600 píxeis e o chip é um Nvidia Tegra 4, que além de ter quatro processadores tem uma unidade de processamento gráfica com 72 núcleos.

Há uma entrada USB 3.0 para transmissão de conteúdos de forma mais rápida, há uma saída HDMI com suporte para conteúdos Ultra HD e há tecnologia Miracast que consegue transmitir em Full HD.

[caption]Asus[/caption]

A construção é de alumínio escovado, um estilo que já aplicado pela Asus na linha de produtos Zen. O sistema operativo é Android e o tempo de vida de bateria está estimado em 13 horas.

O Asus Transformer Pad vai estar nas lojas até ao final deste mês e tem um preço de 549 euros para a versão de 32GB de armazenamento interno, já com o teclado incluído.

Memo Pad HD 7

Este tablet é a aposta da empresa para quem se quer iniciar nesta gama de dispositivos ou até no sistema operativo Android. A grande vantagem do Memo Pad HD 7 está na relação qualidade-preço onde a versão de 8GB custa 149 euros, enquanto a de 16GB está tabelada nos 179 euros.

[caption]Asus[/caption]

Além do ecrã de sete polegadas com resolução HD há um processador quad-core e uma memória RAM de 1GB. Sensor fotográfico de cinco megapíxeis e dois altifalantes com tecnologia Sonic Master são outras características que ajudam a compor o tablet.

A Asus aposta ainda na personalização do dispositivo para tentar atrair consumidores, ao disponibilizar o Memo Pad HD em quatro cores e tendo também capas próprias e dobráveis que ajudam a criar um suporte e modo de visualização estático para o equipamento.

VivoPC

É um computador e é um centro multimédia. De reduzidas dimensões e com um design polido, o Vivo PC é a aposta da Asus para a sala de estar e para os que gostam de ter toda a informação concentrada num mesmo sítio e à distância de um clique.

Com um preço que começa nos 251 euros para a configuração mais básica - tanto pode ter processadores Intel Celeron como iCore de última geração - este equipamento é para os que precisam de um centro multimédia que também funcione como cloud privada. O sistema de som também está incorporado na caixa para que possa ser ligado a qualquer ecrã externo, como a televisão da sala.

[caption]Asus[/caption]

O Vivo PC tem a vantagem de ser facilmente atualizável em algumas componentes como nos discos rígidos e na memória RAM. Desta forma os utilizadores podem manter o computador em linha com as novas necessidades que podem surgir.

Equipado com Windows 8, o computador é controlado a partir de qualquer smartphone ou tablet através de uma aplicação e site próprios.

Transformer Book Trio

É a joia da coroa e o dispositivo mais potente da nova linha de equipamentos que vai chegar a Portugal. O Book Trio vai chegar ao retalho antes do Natal e as especificações e características que apresenta vão fazer com que muitos tenham este computador na lista de prendas.

O Transformer Book Trio é um equipamento que funciona como um tablet Android independente, como um portátil Windows 8 quando o teclado está acoplado, e funciona ainda como um keyboard PC - só é necessário o teclado e um ecrã externo qualquer, como uma televisão.

[caption]Asus[/caption]

A capacidade dual-boot garante acesso ao melhor que o Windows e o Android têm para oferecer e existem dois processadores distintos para lidar com este ambiente de "transofrmação" - um Intel Haswell i7 no teclado, para lidar com a parte Windows, e um processador Atom no tablet para lidar com o Android.

O preço de 1299 euros pode assustar as carteiras mais apertas, mas os que procuram um dispositivo todo o terreno, com várias valências e cujas partes funcionam de forma independente entre si, o Book Trio pode ser uma escolha acertada.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.