O dia 30 de janeiro vai ficar marcado no calendário da BlackBerry - que deixou de se chamar Research in Motion - como um verdadeiro desembarque na Normandia. Só que nesta guerra dos smartphones não há aliados e as forças rebeldes já estão a batalhar no terreno há muito mais tempo, tendo por isso posições consolidadas e alianças estratégicas bem definidas - com programadores, empresas e com a mente dos consumidores.
Mas ainda há muita luta pela frente e a empresa canadiana decidiu recorrer a novas armas para fazer frente à concorrência: um novo sistema operativo, detalhado na Montra TeK de ontem, e dois smartphones.
A BlackBerry apostou num raide duplo para atacar o mercado e apresentou o Z10, um telemóvel sem teclas físicas na parte frontal em detrimento do painel touch, e o Q10, um redesenho do formato QWERTY que tanto popularizou a ex-Research in Motion.
Mas antes de pormenorizar as características dos novos telemóveis, é preciso detalhar os planos da BlackBerry para Portugal. Durante a apresentação Thorsten Heins garantiu que dezenas de operadoras de telecomunicações em todo o mundo estavam a trabalhar com os novos equipamentos. Portugal está nessa lista.
[caption][/caption]
No site da BlackBerry existe uma opção que permite o registo aos utilizadores para saberem quando é que o Z10 e o Q10 chegam a uma lista extensa de países. Portugal não está nessa lista.
O TeK contactou a Optimus, a TMN e a Vodafone para saber se vão ter, e quando vão ter, os novos telemóveis, mas não recebeu respostas das operadoras nesse sentido. Segundo as informações apuradas as três empresas estão neste momento em fase de testes com os dispositivos, pelo que é provável que cheguem a Portugal a partir de março, altura em que devem ficar disponíveis em mais mercados.
E se a apresentação decorreu nos moldes tradicionais, com Thorsten Heins a assumir o palco e a keynote principal em Nova Iorque, o anúncio das novidades em si foi mais "extensa".
[caption][/caption]
O lançamento do BlackBerry 10 e dos novos telemóveis foi feito exatamente de modo contrário ao que as outras tecnológicas costumam fazer: sem segredos, com muitas informações reveladas e uma apresentação antecipada de todas as grandes novidades do mais recente sistema operativo móvel.
Inclusive, momentos antes do início do evento BB10 Experience o BlackBerry Z10, um dos telemóveis que a empresa apresentou e que vai ser detalhado mais abaixo, já estava disponível numa loja de retalho no Reino Unido.
De certa maneira este estratagema valeu à BlackBerry uma grande expectativa e uma recuperação em bolsa. Ainda não é certo quanto é que estes dispositovos vão custar à bolsa dos portugueses, mas conhecê-los não custa nada.
BlackBerry Z10, o all-touch canadiano
O BlackBerry Z10 marca a entrada da empresa canadiana nos smartphones sem teclas físicas na parte dianteira do dispositivo. Todo o ecrã é sensível ao toque e as extremidades do telemóvel também são touchscreen - por isso é que o BB10 permite executar ações baseadas em gestos predefinidos que têm início no aro em torno da tela.
O smartphone tem um ecrã de 4,2 polegadas com uma resolução de 1280x768 pixéis, o que corresponde a 355 pixéis por polegada (ppi) - um valor superior ao do iPhone 5 (326 ppi) e ao do Lumia 920 (332 ppi), dois smartphones que têm tamanhos de ecrãs próximos aos do BlackBerry Z10.
Processador Snapdragon S4 de dois núcleos a 1,5Ghz, unidade de processamento gráfica Adreno 225 e 2GB de memória RAM, além de 16GB de armazenamento interno, sensor fotográfico traseiro de oito megapixéis e um frontal de dois megapixéis são outras especificações que compõe o novo smartphone da BlackBerry.
[caption][/caption]
O telemóvel tem suporte a ligações 4G, tem saída microHDMI, NFC, tem uma bateria removível de 1800mAh e tem um conjunto de acessórios que podem ser adquiridos à parte.
O Z10 está disponível em preto e branco
Refazer o que foi bem feito com o BlackBerry Q10
Mas a BlackBerry não podia deixar passar o grande evento de reentrada sem apresentar um novo telemóvel ao estilo QWERTY e que tanto caracterizou a empresa nos últimos anos.
O Q10 é uma versão atual e polida da linha Bold e lado a lado apenas os traços modernos parecem diferir dos modelos antigos. Mas em termos de especificações o telemóvel é superior aos antecessores.
[caption][/caption]
O ecrã Super AMOLED de 3,1 polegadas tem uma resolução de 720x720 pixéis e é sensível ao toque. Apesar de ser diferente dos restantes modelos de smartphones tradicionalmente comercializados pela Nokia, Samsung, LG ou Apple, em termos de especificações não fica atrás e apresenta as mesmas características técnicas que o Z10.
Também está disponível em preto e branco.
Um olho no presente, outro no futuro
Se já está mais do que familiarizado com estes smartphones e tem o pensamento nos próximos, Thorsten Heins deu algumas indicações nesse sentido. Apesar de alegadamente para 2013 estar previsto o lançamento de mais quatro dispositivos além do Z10 e Q10, a BlackBerry vai adotar um sistema cíclico de lançamentos em intervalos de 12 a 15 meses.
O CEO da empresa canadiana confirmou ainda que os próximos telemóveis vão ter o mesmo form factor que o Z10 e Q10: ecrãs de 4,2 polegadas e de 3,1 polegadas. Os responsáveis da BlackBerry querem evitar uma fragmentação no BB World numa altura em que ainda só existem 70 mil aplicações disponíveis.
Os donos dos tablets BlackBerry Playbook têm motivos para sorrir já que foi confirmado que todos os modelos vão receber a atualização para BB 10 OS, mas sem datas definidas.
Durante a apresentação também foi visível que o Canadá já não é o principal mercado da Blackberry - o título pertence agora ao Reino Unido. Também por esta razão é que os smartphones da tecnológica ficam disponíveis hoje para compra nas terras de Sua Majestade, enquanto os restantes países vão ter que esperar.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários