O outono e a chuva podem tornar os chamados deportos radicais ainda mais apetecíveis, agora que o frio, a água e a lama ameaçam juntar-se à prática de muitas modalidades ao ar livre.
E… porque não gravar esses mesmos momentos radicais, em fotos ou em vídeos, assumindo uma perspetiva de "primeira pessoa", em que o ângulo captado se aproxima da visão que próprio utilizador tem do cenário?
Já agora, porque não criar novas perspetivas para as imagens, usando a câmara na tábua do skate, no braço, no guiador da bicicleta, no capacete ou mesmo no tejadilho do carro, enquanto se aventura por caminhos sinuosos?
[caption][/caption]
A moda das câmaras de ação para o consumidor comum foi lançada há alguns anos pela GoPro, mas depressa o mercado assistiu à chegada de outras propostas, mais baratas, mais simples de usar e com características talhadas ao utilizador amador.
Em termos teóricos, qualquer máquina fotográfica compacta dará para registar este tipo de momentos, mas há condições específicas em cada modalidade que, na prática, aconselham à compra de uma câmara especial. Ou pelo menos, que obrigam à compra de acessórios que permitam usar uma máquina normal em situações mais radicais.
Antes de lhe mostrarmos algumas câmaras de ação disponíveis no mercado português, tenha em mente alguns cuidados a ter se pretende aderir a esta moda: as câmaras deverão ter proteções contra choques, líquidos e poeiras; a lente deverá ter uma grande angular ampla, de modo a captar o maior espaço possível; é aconselhável apostar em modelos com slot para cartões de memória; e, de preferência, todas as ligações deverão ser standard, quer as que ligam a outros dispositivos, quer as zonas que permitem juntar um qualquer acessório.
Seguindo estas indicações, fomos à procura de alguns gadgets para gravar momentos radicais, que a seguir desfiamos…
GoPro HD Naked HERO
É uma espécie de câmara de ação "para o povo", que foi buscar aos modelos profissionais a inspiração das características talhadas para o registo de imagens em desportos radicais, mas aqui adaptadas às necessidades de utilizadores amadores.
[caption][/caption]
Baseada num sensor com 5MP, a HD Naked Hero grava filmes em Full HD (1080p), integra uma lente de foco fixo com capacidade para imagens com ângulos de 170º (abertura de f/2.8) e ranhura para cartões de memória SDHC até 32GB de capacidade.
Ao nível das fotos inclui funcionalidades para registos múltiplos automáticos com intervalos de 1, 2, 5, 10, 30 ou 60 segundos.
A câmara é vendida num pacote que inclui uma caixa de proteção, estanque até 60 metros de profundidade, a que se juntam suportes e fivelas com adesivos, cabos e bateria recarregável.
Preço: cerca de 170 euros
Delkin WingMan HD
É apresentada como uma câmara para "desportos radicais" na água, na neve e no campo, pesando apenas 85 gramas e incluindo proteção à prova de gelo, terra e água (até 30 metros de profundidade).
[caption][/caption]
Equipada com um sensor de 8MP, a Delkin WingMan
tem uma lente com um ângulo de cobertura de 150º com foco fixo, ecrã com 1,5" e está apta a gravar vídeos com resolução Full HD 1080p.
Além da câmara, o pacote inclui um suporte para guiador de bicicleta e outro suporte com sistema de ventosa, para colocar num capacete ou numa superfície plana.
A ComercialFoto, distribuidora da marca em Portugal, está a promover este modelo com um novo kit de acessórios que inclui ainda um suporte Fat Gecko Stealth, carregador de corrente e adaptador auto, bem como um cartão de memória MicroSD e bateria recarregável. A empresa não revela publicamente, para já, o preço do conjunto.
Nos EUA a versão básica da câmara é vendida por 199 dólares.
Liquid Image EGO
A Liquid Image será mais conhecida pelos seus óculos de proteção com câmaras embutidas, mas a nova EGO promete novos ângulos de gravação por ser um modelo stand-alone e permitir ligações Wi-Fi.
[caption][/caption]
Baseada num sensor de imagem com 12MP, permite gravar filmes Full HD a 30 frames por segundo, incluindo uma ranhura para cartões Micro SDHC até 32GB de capacidade.
Além da ligação Wi-Fi, a empresa refere que a EGO é compatível com dispositivos Android e iOS, que podem ser usados como ecrãs de visionamento.
[caption][/caption]
A disponibilidade no mercado português está ainda por definir, mas está disponível nas principais lojas online internacionais por um preço à volta dos 180 dólares.
Hama HD Daytour
Proposta pela alemã Hama, a HD Daytour é a câmara de ação mais recente à venda no mercado português e promete basicamente o que os modelos anteriores prometem, com algumas diferenças ao nível do controlo remoto.
[caption][/caption]
Com um sensor CMOS de 8MP, a lente permite ângulos de registo de 160º e os vídeos possíveis de registar vão até à resolução de 1080p a 30 frames por segundo, sendo ainda possível controlar as fotos e os vídeos através de um comando à distância, funcional até 5 metros.
Segundo a Hama, o pacote é constituído pela câmara, por uma capa à prova de água até 20 metros e um tripé.
Preço: 160€
Está pronto para se aventurar na lama?
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários