Transportar o computador de um lado para o outro já faz parte da rotina diária de milhares de pessoas. Agora que mais profissionais e estudantes têm de utilizar portáteis e tablets, que por vezes têm que transportar para as aulas ou o no percurso escritório/casa, a necessidade de garantir proteção é ainda maior.

Por regra, ninguém passa muito tempo a pensar nos riscos associados ao transporte deste tipo de equipamentos, e como tal, a escolha deste tipo de acessórios acaba por contemplar apenas uma ou duas variáveis: a dimensão e a estética. Será o suficiente?

Clique na galeria para conhecer algumas opções para diferentes cenários

Para os utilizadores a principal preocupação são as quedas, mas a verdade é que estes equipamentos estão sujeitos a inúmeros outros riscos que podem comprometer o seu bom funcionamento. Tudo depende do ambiente de trabalho, do percurso durante o transporte, do meio de transporte e até do estado do tempo.

O estudante que transporta o portátil na bicicleta, o profissional que trabalha na área da construção civil, o executivo que viaja de avião ou o colaborador que passa o seu dia em alto mar têm necessidades de segurança e de transporte totalmente distintas. Uma mala ou bolsa totalmente ajustada às necessidades de proteção e de transporte de cada utilizador pode literalmente salvar a vida do seu equipamento, proteger a sua informação e ajudar a rentabilizar o seu investimento.

Como escolher a melhor capa? Existem vários tópicos a considerar:

Tecido

Mais fino, mais robusto, em borracha, com enchimento, à prova de água, com estrutura rígida ou acolchoada… Existem inúmeras opções no mercado. Lembre-se sempre que os riscos não se restringem ao transporte. Se trabalha num local movimentado, irregular ou mais perigoso, existem capas que protegem os computadores durante a sua utilização.

Peso

Por muito pequeno, leve e fino que seja, qualquer computador portátil parece pesar toneladas após algumas horas de transporte. Se carrega o seu equipamento durante muito tempo faça as contas - ao peso do portátil tem de somar o peso da mala e dos acessórios que vai transportar. Procure um modelo leve e confortável (alças e pegas almofadadas).

Dimensão

As malas e capas usam a referência das polegadas do ecrã para indicarem o tamanho de portátil suportado. A tendência é procurar um modelo à medida que facilite o transporte. No entanto, raramente transportamos apenas o computador – incluímos o carregador, o rato, cabos, um caderno, canetas, entre outros exemplos. Uma mala demasiado cheia compromete rapidamente a segurança física do equipamento. Se transporta vários acessórios, opte por malas com bolsas e compartimentos extra.

Conforto

Mochila, Trolley, mala de tiracolo, sleve. A escolha está dependente de diferentes variáveis: transporte, ambiente, percurso e preferência. Se anda de mota, uma mochila reforçada, à prova de água e bastante almofadada é a melhor opção, mas se viajar frequentemente e transportar vários acessórios, um trolley pode ser o melhor amigo das suas costas. Se o transporte é feito dentro da empresa, uma sleve consegue impedir o portátil de escorregar da mão e protege-o de eventuais impactos, mas se andar diariamente de comboio ou autocarro, uma mala de tiracolo é mais segura e flexível.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.