Há muito que a publicidade faz parte das nossas vidas. Primeiro nos suportes em papel, nos outdoors e na rádio e mais tarde na televisão. Mais recentemente a Internet tornou-se outro canal de divulgação desta forma de comunicação que é cada vez mais também uma forma de entretenimento.

Na Internet é possível encontrar publicidade criada especificamente para este suporte, mas pela rede também passam uma grande parte dos anúncios feitos para televisão. Deste e de outros tempos.

Quem gosta de recordar anúncios e perceber que estratégias, imagem e recursos eram usados no passado para conquistar a atenção de potenciais clientes pode agradecer ao mundo digital ter colocado tudo isso à distância de um clique.

Hoje fazemos uma viagem ao passado - quase toda ela navegando na rica década de 80 - para relembrar alguns anúncios de tecnologia dignos de memória. Seja pelos produtos que mostravam, pela simplicidade da mensagem ou pela forma de a comunicar.

Exibido no início da década de 90, o anúncio da Microsoft que estreia esta viagem foca a mensagem na forma como os sistemas da empresa ajudaram a melhorar a produtividade e o trabalho corporativo. Tudo com uma envolvente muito própria da altura.Recuamos alguns anos para mostrar um entre muitos exemplos de campanhas antigas que já passaram para a Internet explorando a rivalidade entre sistemas Windows e Mac, o sistema desenvolvido pela Apple.A rival da Microsoft nesta campanha é, aliás, um dos grandes investidores de todos os tempos em publicidade. A empresa de Steve Jobs percebeu cedo a importância de estar perto do consumidor e nunca mais esqueceu a receita. Em 1984 anunciava assim o seu Apple IIC, também numa lógica de comparação. O design das máquinas comparadas é o mais interessante nesta peça de museu.E nesta guerra, o que dizia a IBM? Nos anos 80 o mercado de PCs ainda era tema de interesse para a Big Blue…e muito. Reveja a fórmula da mensagem usada pela empresa em 1986 para dar a conhecer o seu computador pessoal IBM AT. Charlie Chaplin é a personagem usada para ajudar a passar a mensagem.E agora um saltinho ao mundo dos videojogos para recuperar o primeiro anúncio da Nintendo nos Estados Unidos. Registam-se as potencialidades da consola e saltam à vista os enormes que avanços que esta indústria conseguiu desde então:Sega Saturn, alguém se lembra? O sistema de videojogos da Sega acabou por passar à história, mas nos anos 90 tinha uma palavra a dizer no mercado de jogos e consolas. Em 1995 foi apresentado ao mercado num vídeo promocional. Longo, pouco interessante e até mesmo um pouco estranho, o vídeo mostra no entanto, em detalhe, todos os atributos da consola.Com um ar menos arcaico, mas nem por isso menos antigo, no que se refere à tecnologia que exibe, fica também nota para o anúncio preparado pela Sony para apresentar na Europa a sua PlayStation original, como o pretexto de muitos para uma vida dupla. Veja ou reveja.

A mesma marca. Outra linha de produtos, o Walkman e afins. Na década de 80 a marca também direccionava os seus esforços de publicidade para esta área onde os produtos tinham, como era de esperar, uma aparência bastante diferente daquela que têm hoje os leitores de música, os rádios, etc.

Relembramos aqui um comercial de 1986, designado o meu primeiro Sony, dirigido a crianças, onde aparecem vários produtos da linha com um design a pensar nos mais novos.

A fechar, veja um dos primeiros anúncios para televisão de telemóveis. Exibido no final dos anos 80, o anúncio mostra sem grande margem para dúvidas que desde então até aos dias de hoje muito mudou no mercado móvel. A pérola é da Centel.Nota da Redacção: Esta montra foi originalmente publicada a 18 de Janeiro de 2010.