Ao longo do ano passado o preço dos serviços de banda larga fixa aumentou. Em compensação o preço médio dos pacotes multiplay com quatro serviços incluídos reduziu-se, o que são boas notícias para quem tira partido deste tipo de ofertas. E são cada vez mais: cerca de metade das famílias, mostram os números.

Os dados estão no relatório anual das comunicações da Anacom, que junta informação recolhida pelo organismo regulador do sector e de várias outras fontes, para fazer um retrato fiel da forma como consumimos este tipo de serviços e de quanto pagamos por eles.

Aqui mostra-se que as velocidades médias dos serviços fixos de banda larga não evoluíram no ano passado. Pelo contrário. E também se evidencia que o preço dos serviços fixos de telefonia (STF) caiu 34% em 2014, enquanto os preços das ofertas com telefone fixo, banda larga fixa (BLF) e móvel disparam 14,6%.

Confirma-se que há cada vez mais clientes nas ofertas de fibra e que a tecnologia que mais cresceu ao longo do ano, mantendo Portugal num lugar simpático em relação ao resto da Europa, no que se refere à penetração das redes de nova geração.

Os mesmos dados atestam que a Internet móvel é uma opção cada vez mais usada pelos portugueses, com 37% dos que se ligam à Internet a usar este recurso em exclusivo. O facto de mais de metade dos portugueses já usarem smartphones e de existirem cada vez mais oferta em pacotes, que diluem o preço dos dados, têm dinamizado o mercado e levado para o telemóvel um conjunto de ações e hábitos que antes reservávamos para o PC, que ainda assim continua a ser o dispositovo mais usado para aceder à Internet.

O relatório da Anacom é ilustrado com dezenas de gráficos. Aqui mostramos-lhe os que melhor ilustram os dados apurados durante o ano passado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.