Depois dos smartphones que pode encontrar em desconto durante o período da Black Friday, o SAPO TEK reúne um misto de ecrãs, entre monitores de televisores. É uma oportunidade de fazer um upgrade ao ecrã do computador ou à sala de estar, sobretudo se for fã de videojogos e quer tirar o máximo partido do PC ou consolas de nova geração.

Poderá encontrar a prenda perfeita para o Natal nas principais plataformas online e grandes retalhistas, com descontos habitualmente difíceis de encontrar fora desta época de saldos. Nesta montra oferecemos cinco propostas de monitores e cinco de televisores, entre os modelos mais acessíveis a outros mais dispendiosos, espalhados pelas diferentes marcas especialistas na respetiva tecnologia.

Ao longo desta semana o SAPO TEK vai continuar a percorrer as lojas online dos grandes retalhistas à procura de grandes descontos e promoções irresistíveis de produtos tecnológicos. Quem sabe não vai encontrar aquela atualização para um equipamento que nem estava a pensar adquirir, mas que o seu preço baixo falou mais alto.

Veja na galeria as 10 propostas de monitores e televisores deste Black Friday:

Cinco monitores em promoção nesta Black Friday:

  • LG 29” 29WL500-B – Rádio Popular
    • 169,99 euros (estava a 229,99 euros)

Para quem procura um monitor essencialmente para trabalho e precisa de uma grande área, este modelo de 29 polegadas da LG pode ser uma boa opção. Tem uma resolução de 2560x1080, com um rácio de imagem de 21:9, ou seja, mais 33% de área que um ecrã convencional 16:9. Ideal para multitasking, no caso de necessitar de várias janelas abertas em simultâneo.

Claro que o monitor também fará as delícias dos jogadores que procuram uma experiência mais imersiva. Suporta tecnologia AMD Radeon FreeSync, assim como HDR 10, numa disposição de cores e iluminação elevada. O modo de jogo inclui mesmo três formatos pré-definidos para diferentes géneros, como FPS ou RTS, assim como personalizado.

O monitor da Huawei tem um ecrã IPS de 23,8 polegadas, suportando 72% da gama de cores NTSC e certificação TÜV da Rheiland que garante a redução dos efeitos nocivos de luz azul. Tem uma resolução de 1080p a 60 Hz e promete oferecer cores vivas e precisas, assim como uma taxa de contraste de 1000:1.

Esta solução poderá ser direcionada a profissionais que procuram um novo monitor, sem a necessidade das grandes exigências de topo, ou quem necessita estender a imagem do seu portátil com um segundo ecrã. Tem as habituais ligações VGA e HDMI.

  • AOC 24B1H 23.6" – PC Componentes
    • 101,65 euros (estava a 131,62 euros)

O modelo da AOC destaca-se pelas suas molduras muito finas, desenhado para setups de múltiplos ecrãs, além de ter um um design muito atraente como é habitual nos monitores da marca. O ecrã tem um contraste estático de 3000:1, salientando-se os seus pretos escuros mais profundos. Tem 250 nits de brilho, suportado por retroiluminação de LED, prometendo imagens nítidas mesmo em locais com muita luminosidade.

O monitor foi criado para setups de trabalho, usando uma base minimalista para tentar ocupar menos espaço possível na secretária e ajuste de inclinação. Tem uma resolução máxima de 1080p a 60 Hz, permitindo ligar dispositivos via HDMI ou VGA. Conte ainda com entrada de jack 3,5mm para auscultadores, caso deseje ouvir diretamente do monitor.

  • Asus ProArt PA278QV IPS 27" – PCDIGA
    • 259,90 euros (estava a 359,90 euros)

Se é profissional de imagem ou vídeo, o Asus ProArt pode ser um dos melhores negócios que pode fazer num monitor durante esta Black Friday. Este modelo de 27 polegadas tem calibração de fábrica e verificação pela Calman para garantir cores mais precisas. Suporta 100% sRGB, oferecendo tonalidades mais puras e expressivas, para que acompanhe o aspeto do trabalho em desenvolvimento que será representativo da versão final.

Ainda no que diz respeito a novidades exclusivas do monitor, este apresenta um sistema chamado ProArt Palette com seis eixos de cor, nível de preto e ajustes de brilho, para que consiga obter a imagem desejada. Os parâmetros podem ser ajustados através de dois controlos deslizantes para as seis cores. O ecrã tem uma resolução panorâmica de 2560x1440, num design sem moldura a 75 Hz, suportado por tecnologia Adaptive-Sync que altera entre 48-75 Hz conforme os conteúdos.

  • Samsung Odyssey G5 LC27G55TQWUXEN – Loja Samsung
    • 229 euros (estava a 299 euros)

A gama Odyssey dos monitores da Samsung foi criada para jogadores exigentes, que desejam uma maior imersão durante as suas partidas. O principal destaque é a sua curvatura panorâmica, oferecendo uma resolução de 2560x1440. A marca promete uma densidade de pixéis 1,7 superior aos modelos Full HD.

O monitor apresenta ainda uma taxa de atualização de 144 Hz, não só garantindo os melhores framerates quando joga online no computador, como suporta a velocidade das consolas de nova geração, nos títulos que correm a 120 FPS. O monitor suporta ainda a tecnologia AMD FreeSync Premium, reduzindo intermitências, cortes e latência.

Cinco televisores em promoção nesta Black Friday:

  • Xiaomi Mi P1 Ela4584eu Smart Android 43'' – Auchan
    • 299 euros (estava a 449 euros)

A Xiaomi está a fazer uma promoção irresistível para quem ainda não deu o salto para o 4K. Este modelo apresenta dimensões de ecrã generosas, com 43 polegadas (108 cm) a uma resolução de 3840x2160. Sendo uma Smart TV Android conte com as habituais integrações de aplicações como o YouTube, mas também os serviços Netflix, Prime Video da Amazon e outros, num sistema suportado por Dolby Vision.

O televisor tem duas entradas USB, três HDMI, além de suportar conetividade wireless seja através de Bluetooth 5.0 e Wi-fi. Se desejar ligações mais estáveis podem usar o cabo de rede Ethernet. O modelo é alimentado pelo processador MediaTek MT9611 e tem 2 GB de RAM.

  • LG OLED UHD 4K 55A1 140cm – FNAC
    • 749,99 euros (estava a 1.299,99)

Este modelo da LG é de 2021 e oferece um ecrã OLED de 55 polegadas (140 cm), com uma resolução nativa de 4K (3840x2160). O modelo destaca-se pelos seus pixéis autoiluminados, para que ofereça uma qualidade de imagem mais detalhada, com um contraste superior. O televisor é fino e é alimentando pelo processador A7 Gen4 da LG, suportado por inteligência artificial, usado sobretudo quando precisa de fazer upscalling da resolução das imagens, sem perder qualidade.

Também tem o sistema operativo WEBOS 6.0 acompanhado da tecnologia de IA LG THINQ. Suporta Dolby Atmos 2.0 e tem colunas de 20 W. Suporta tecnologia HDR, Dolby Vision, HDR 10, entre outros. Tem ainda baixas emissões de luzes azuis, nocivas aos olhos. Oferece aplicações de acesso a Apple TV, Disney+ e Netflix.

  • Sony Bravia XR65X90JAEP – Rádio Popular
    • 1.199 euros (estava a 1.699 euros)

Este modelo da Sony da gama Bravia é uma smart TV com ecrã LED, com uma resolução 4K (164 cm). O televisor conta com diversas tecnologias XR da Sony, incluindo o processamento de imagens, cores, contrastes, iluminação e outros. Oferece um sistema de Super Resolução para detetar objetos individuais na imagem e reproduzir texturas mais realistas.

Para quem procura imagens mais suaves, a Sony promete um sistema XR Smoothing para processar imagens 4K sem efeitos de “bandas”. Sequências de desporto e filmes de ação têm modos específicos para maior imersão. Se for gamer, o televisor oferece compatibilidade com HDMI 2.1 para debitar imagens a 120 FPS. Tem ainda colunas integradas para acústicas de áudio superiores, incluindo tweeters posicionados na parte traseira do televisor, para oferecer um ambiente surround mais intenso. Foi ainda otimizado para IMAX e Dolby Vision e Atmos.

  • Samsung NEO QLED 65" QE65QN95AATXXC – El Corte Inglês
    • 1.795 euros (estava a 2.999,99 euros)

Os novos televisores da Samsung oferecem tecnologia Quantum Matrix, que controlam com precisão os Mini LEDs. Nesse sentido, o modelo oferece um maior controlo de luz para maior qualidade de imagem. Tem um processador inteligente Quantum, com suporte a deep learning utilizado no upscaling de imagens por IA, de forma a oferecer imagens sempre a 4K, seja qual for a resolução dos conteúdos originais.

O NEO QLED suporta mapeamento dinâmico HDR10+, capaz de ajustar a cor e o contraste de cada cena, incluindo os detalhes mais pequenos, diz a marca. O televisor pode ser sincronizado com soundbars através da tecnologia Q-Symphony, permitindo criar um ambiente sonoro mais envolvente.

  • PHILIPS 32PFS5603 – Worten
    • 229,99 euros (estava a 259,99 euros)

Se pretende fazer uma atualização de televisor e o orçamento não for elevado, PHILIPS tem um modelo acessível dentro da resolução 1080p. A marca diz que o ecrã LED oferece imagens brilhantes e bom contraste, procurando a experiência mais realista. Através da sua porta USB pode ligar uma pen ou unidade de memória para aceder diretamente a fotografias e vídeos, sem a necessidade de um equipamento exterior.

O modelo pretende também ser compacto e leve, sendo ideal para situações onde necessita de mudar de local, seja na sala, na cozinha ou no quarto, por exemplo. O televisor apresenta duas entradas HDMI assim como a tecnologia EasyLink da Philips, recorrendo apenas ao seu telecomando para aceder à maioria das suas funcionalidades.