Esta semana, a Apple anunciou uma mudança inesperada, e possivelmente uma das maiores dos últimos anos, na sua equipa de executivos. Jeff Williams, visto por muitos como o possível sucessor de Tim Cook, está de saída da gigante tecnológica.

De acordo com a Apple, no final do mês, Jeff Williams, que desempenhava a função de Chief Operating Officer (COO) desde 2010, passa a ser substituído por Sabih Khan, atual vice-presidente de operações.

Visto como o “braço direito” do líder da Apple, o agora ex-COO era apontado por muitos como o sucessor natural na liderança da empresa. Mas, seguir os passos de figuras como Steve Jobs e de Tim Cook não será uma tarefa fácil para quem eventualmente assumir o papel de novo CEO.

Steve Jobs foi o fundador visionário da Apple, responsável pelos computadores Mac, pelo iPhone, iPad, entre muitas outras tecnologias que a empresa continua a liderar.

Clique nas imagens para recordar alguns momentos que marcaram a história da Apple

A 24 de agosto de 2011, Steve Jobs passou o testemunho a Tim Cook, apenas seis semanas antes de falecer, e desde então, o novo líder transformou a gigante tecnológica numa das empresas mais valiosas do mundo,

Com a saída de Jeff Williams, fica a dúvida: quem está na “fila” para ser o próximo CEO da Apple? A escolha torna-se mais complicada quando temos em conta que, nos últimos anos, vários executivos de “peso” saíram da empresa.

Por exemplo, ainda no ano passado Lucas Maestri, Chief Financial Officer (CFO) de longa data, saiu da Apple, seguindo-se Dan Riccio, um dos responsáveis pela área de engenharia de hardware.

Designer do iPhone, iPad e outros produtos icónicos da Apple é agora responsável criativo da OpenAI. O que isso significa?
Designer do iPhone, iPad e outros produtos icónicos da Apple é agora responsável criativo da OpenAI. O que isso significa?
Ver artigo

Entre eles conta-se também Jony Ive, principal criativo da tecnológica de cujas mãos saíram os designs dos icónicos iPhone, iPad, MacBook e Apple Watch. Em 2019, o diretor de design saiu da Apple para fundar a sua própria empresa, a LoveFrom e, mais tarde, a io, que foi comprada pela OpenAI, com Jony Ive a assumir o papel de responsável criativo da empresa de Sam Altman.

A lista de possíveis sucessores de Tim Cook conta com figuras como Craig Federighi, responsável pela área de engenharia de software, ou Deirdre O’Brien, Vice-Presidente Sénior de Operações de Retalho, mas há um nome que se destaca.

Como avança a Bloomberg, John Ternus, atual Vice-Presidente Sénior da área de engenharia de hardware, é apontado como o sucessor mais provável de Tim Cook. Ainda em maio, fontes dentro da Apple tinham avançado a Mark Gurman que, se Tim Cook permanecer no seu cargo durante mais alguns anos, John Ternus continua a ser o nome mais bem posicionado para assumir a liderança, não só experiência técnica e perfil discreto, mas também por reunir a confiança de figuras-chave dentro da empresa.