Decorreu ontem à noite mais uma gala dos Prémios SAPO, que este ano cumprem a sua 11ª edição. Com mais de 500 trabalhos candidatos e 50 agências a concurso, a edição 2011 acabou por distinguir 31 anunciantes e 23 agências.



Campanhas, anunciantes e agências que mais e melhor investiram em publicidade multiplataforma ao longo do último ano são os destinatários dos prémios, que já se afirmaram como uma referência na área e que ao longo dos tempos têm ganho categorias. Uma evolução que também espelha a expansão internacional do portal de Internet do grupo Portugal Telecom.



Um exemplo disso foi a introdução este ano da categoria Grande Prémio SAPO Timor, que escolheu o melhor trabalho inscrito e divulgado em Timor-Leste, país que também conta com uma versão do portal.




Começando pelos grandes vencedores da noite o grande prémio SAPO atribuído pelo júri do concurso foi este ano para a campanha Somos Gulosos da Central de Cervejas, criada pela agência Grand Union Portugal.



A campanha que anuncia a Sagres Preta Chocolate apela ao gosto pelo dito chocolate e convenceu o júri. Além de receber o grande prémio do júri, foi também eleita a melhor campanha na área dos produtos de grande consumo e ganhou ainda a distinção para melhor minisite, que pode espreitar aqui.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Na categoria formatos, a campanha Somos Gulosos ainda venceu os prémios para Melhor Display e Melhor Rich Media. E terá certamente dado um contributo para a escolha do Anunciante do Ano, que foi a Central de Cervejas e da Agência do Ano, prémio atribuído à Grand Union Portugal.




Mas a distinção maior dos Prémios SAPO é entregue em dose dupla. Há campanha escolhida pelo júri independente junta-se a campanha preferida do público. A grande vencedora deste ano é a campanha Fora da Box, da Portugal Telecom para o Meo. A agência envolvida foi a msTF Partners. Também neste caso a distinção máxima não foi a única.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A Fora da Box foi ainda distinguida como Melhor Campanha de Social Media e também ganhou na categoria Telecomunicações e Internet, onde as três campanhas vencedoras pertencem aliás ao universo PT (ouro para o Fora da Box; prata para a campanha Meobook e bronze para Moche! Quarto Escuro - SWtmn 2011).



Voltando ao vencedor da categoria deixamos uma das cenas disponíveis online, a promover, neste caso, o episódio 3.





Na categoria de prémios setoriais, onde foram distribuídas um total de 10 distinções, destacamos ainda outro prémio de topo na área das telecomunicações. Desta vez para a Vodafone, que assegurou o prémio de melhor campanha na área dos Media e da Educação com a campanha que lançou a Vodafone FM, criada pela Outbox Ativism.




Nos prémios por formato, categoria onde a campanha da Sagres Preta arrecadou três das cinco distinções disponíveis, a EDP e a Fundação Francisco Manuel dos Santos também foram vencedoras. A elétrica destacou-se com a campanha Relatório de Contas 2010 - EDP Renováveis e venceu o prémio Melhor Site Institucional e a fundação deu nas vistas com a campanha SER LIVRE. SER INDEPENDENTE. TER OPINIÃO, vencendo a categoria Melhor Video ad (in-banner e in-stream), que pode ver abaixo.






Na categoria Prémios Especiais, a propósito da qual já referimos o prémio de Melhor Campanha de Media Social, foram distinguidas mais campanhas. Deixamos uma referência áquelas que foram consideradas as melhoras para a área da televisão interativa e nos telemóveis. The Match da Ford arrecadou o prémio para Melhor Campanha IPTV Interativa e a campanha tmn Samsung Galaxy S foi vencedora da distinção Melhor Campanha Spots IPTV.



Nesta edição 2011 os prémios SAPO também foram o palco para mostrar os resultados de um desafio lançado aos parceiros: decorar um capacete tendo em conta o tema do evento (o conceito motard). A melhor ideia foi da agência Six:am a quem o júri atribuiu a vitória. O resultado foi este:

[caption]Nome da imagem[/caption]

Tal como em anos anteriores, o valor das inscrições nos prémios, que este ano totalizou mais de 12.300 euros será entregue a uma instituição. Neste caso a Helpo, o nosso Mundo é Humano.

A lista integral de premiados nesta edição 2011 dos Prémios SAPO vai estar disponível no site da iniciativa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico