Decorreu ontem à noite mais uma gala dos Prémios SAPO, que este ano cumprem a sua 11ª edição. Com mais de 500 trabalhos candidatos e 50 agências a concurso, a edição 2011 acabou por distinguir 31 anunciantes e 23 agências.



Campanhas, anunciantes e agências que mais e melhor investiram em publicidade multiplataforma ao longo do último ano são os destinatários dos prémios, que já se afirmaram como uma referência na área e que ao longo dos tempos têm ganho categorias. Uma evolução que também espelha a expansão internacional do portal de Internet do grupo Portugal Telecom.



Um exemplo disso foi a introdução este ano da categoria Grande Prémio SAPO Timor, que escolheu o melhor trabalho inscrito e divulgado em Timor-Leste, país que também conta com uma versão do portal.




Começando pelos grandes vencedores da noite o grande prémio SAPO atribuído pelo júri do concurso foi este ano para a campanha Somos Gulosos da Central de Cervejas, criada pela agência Grand Union Portugal.



A campanha que anuncia a Sagres Preta Chocolate apela ao gosto pelo dito chocolate e convenceu o júri. Além de receber o grande prémio do júri, foi também eleita a melhor campanha na área dos produtos de grande consumo e ganhou ainda a distinção para melhor minisite, que pode espreitar aqui.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Na categoria formatos, a campanha Somos Gulosos ainda venceu os prémios para Melhor Display e Melhor Rich Media. E terá certamente dado um contributo para a escolha do Anunciante do Ano, que foi a Central de Cervejas e da Agência do Ano, prémio atribuído à Grand Union Portugal.




Mas a distinção maior dos Prémios SAPO é entregue em dose dupla. Há campanha escolhida pelo júri independente junta-se a campanha preferida do público. A grande vencedora deste ano é a campanha Fora da Box, da Portugal Telecom para o Meo. A agência envolvida foi a msTF Partners. Também neste caso a distinção máxima não foi a única.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A Fora da Box foi ainda distinguida como Melhor Campanha de Social Media e também ganhou na categoria Telecomunicações e Internet, onde as três campanhas vencedoras pertencem aliás ao universo PT (ouro para o Fora da Box; prata para a campanha Meobook e bronze para Moche! Quarto Escuro - SWtmn 2011).



Voltando ao vencedor da categoria deixamos uma das cenas disponíveis online, a promover, neste caso, o episódio 3.





Na categoria de prémios setoriais, onde foram distribuídas um total de 10 distinções, destacamos ainda outro prémio de topo na área das telecomunicações. Desta vez para a Vodafone, que assegurou o prémio de melhor campanha na área dos Media e da Educação com a campanha que lançou a Vodafone FM, criada pela Outbox Ativism.




Nos prémios por formato, categoria onde a campanha da Sagres Preta arrecadou três das cinco distinções disponíveis, a EDP e a Fundação Francisco Manuel dos Santos também foram vencedoras. A elétrica destacou-se com a campanha Relatório de Contas 2010 - EDP Renováveis e venceu o prémio Melhor Site Institucional e a fundação deu nas vistas com a campanha SER LIVRE. SER INDEPENDENTE. TER OPINIÃO, vencendo a categoria Melhor Video ad (in-banner e in-stream), que pode ver abaixo.






Na categoria Prémios Especiais, a propósito da qual já referimos o prémio de Melhor Campanha de Media Social, foram distinguidas mais campanhas. Deixamos uma referência áquelas que foram consideradas as melhoras para a área da televisão interativa e nos telemóveis. The Match da Ford arrecadou o prémio para Melhor Campanha IPTV Interativa e a campanha tmn Samsung Galaxy S foi vencedora da distinção Melhor Campanha Spots IPTV.



Nesta edição 2011 os prémios SAPO também foram o palco para mostrar os resultados de um desafio lançado aos parceiros: decorar um capacete tendo em conta o tema do evento (o conceito motard). A melhor ideia foi da agência Six:am a quem o júri atribuiu a vitória. O resultado foi este:

[caption]Nome da imagem[/caption]

Tal como em anos anteriores, o valor das inscrições nos prémios, que este ano totalizou mais de 12.300 euros será entregue a uma instituição. Neste caso a Helpo, o nosso Mundo é Humano.

A lista integral de premiados nesta edição 2011 dos Prémios SAPO vai estar disponível no site da iniciativa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.