Um bom anti-vírus é uma condição essencial para quem pretenda um mínimo de paz de espírito numa utilização descomprometida do Windows. Para além das ameaças permanentes na Internet - incluindo vírus, spyware, trojans, etc -, fácil e imperceptivelmente descarregados para o computador, o email continua a ser um dos principais vectores de infecção, servindo igualmente de base para práticas criminosas menos intrusivas, mas não menos eficazes, como o spam ou os esquemas de phishing.

A melhor forma de combater estas ameaças e garantir a produtividade ou assegurar a integridade dos dados pessoais, é a utilização de um software anti-vírus, de preferência credenciado, reconhecido e descarregado ou adquirido de fonte segura. Este tipo de software, até pelas suas próprias características, incluindo a sua necessidade de actualização constante, requer, alguns custos numa utilização prolongada, correspondendo a uma renda ou 'imposto' quase obrigatórios para quem utiliza a internet.

Existem, ainda, diversas edições gratuitas de anti-vírus geralmente pagos. Apesar de apresentarem algumas limitações face aos programas completos, estas versões gratuitas oferecem algum grau de protecção e adequam-se às necessidades de grande parte dos utilizadores comuns. Ao mesmo tempo podem ser uma primeira experiência para que depois seja adquirida a versão comercial.

Aqui ficam três sugestões.

Avast! Home Edition

O Avast! Home Edition é desenvolvido pela checa ALWIL Software e constitui uma das alternativas mais populares aos anti-vírus pagos, sendo, igualmente, uma das opções mais completas.

Para além de detectar vírus e outro software malicioso, o Avast! possui diversas características interessantes, incluindo uma arquitectura modular, com agentes dedicados para os diversos vectores de contágio, incluindo programas de email, conversação e browsers, possibilidade de detecção de 'rootkits' e de código malicioso, varrimento inicial, efectuado ao ligar o computador, bem como uma elevada resistência do próprio código Avast! à manipulação.

O Avast! Home Edition, embora seja gratuito, exige o registo obrigatório dos seus utilizadores. Após o processo de registo, o utilizador receberá no seu email um código de activação do software, válido por um ano. Para prorrogar o prazo de utilização, o utilizador deverá registar-se novamente.

[caption]Avast! Home Edition[/caption]

Avira AntiVir Personal

Ao contrário do Avast!, o Avira AntiVir Personal, da alemã Avira GmbH, acusa, claramente, o seu estatuto de versão gratuita, em comparação com a versão paga e integral Avira AntiVir Premium.

Actualizações lentas, devido à ausência de um servidor dedicado, um processo de varrimento mais lento e acima de tudo, um fraco desempenho na descontaminação de ficheiros, tornam o Avira Personal recomendável apenas para circunstâncias pouco críticas, quer pela utilização dada, quer pela importância dos ficheiros a proteger.

[caption]Avira AntiVir Personal[/caption]

AVG Free Edition

O AVG Free Edition, para além de beneficiar da relação estreita entre a produtora AVG Technologies e a Intel ou a própria Microsoft, encontra-se, em termos de funcionalidade e desempenho, algures entre o Avast! e o Avira, sendo, tal como estes, totalmente gratuito.

Na sua versão gratuita, o AVG permite a detecção e erradicação de vírus e 'spyware' e inclui, ainda, uma útil ferramenta de detecção de possíveis páginas maliciosas, apenas a partir dos resultados de uma busca efectuada na 'web'. Apesar de tudo, o AVG Free Edition não possui as mesmas características da versão paga, oferecendo uma protecção de âmbito significativamente menor.

[caption]AVG Free Edition[/caption]

As descargas destes anti-vírus devem ser feitas, preferencialmente, nas páginas das empresas produtoras. Este é um ponto importante já que algumas aplicações supostamente criadas para proteger os PCs podem esconder elas próprias malware, como avisou a Panda recentemente através de um alerta onde estimava que 30 milhões de utilizadores podem ter sido infectados por este tipo de aplicações.