Ele há máquinas que deixam qualquer um de queixo caído. Goste-se mais ou menos do estilo desportivo dos veículos motorizados com preços que combinam seis algarismos, é preciso reconhecer que são produtos bem pensados para cativar a atenção do consumidor. As características técnicas são o principal factor diferenciador, mas o design também conta, afinal é o cartão de visita do produto.

Explorando esta paixão de nicho - não tanto pelo facto do número de apreciadores do estilo ser baixo, mas mais pelos preços proibitivos que os caracterizam - são várias as marcas da electrónica de consumo que procuram agarrar a oportunidade de se associar ao conjunto de características que vêm imediatamente à cabeça de quem pensa em desportivos de luxo.

Hoje damos uma voltinha pelas últimas novidades neste casamento entre a potência que nos dá colo e a potência que podemos ter ao colo ou na palma da mão, em versão concentrada e com o prazer da condução substituído pelo prazer da navegação ou da conversação.

A Acer foi uma das pioneiras nesta estratégia. É antiga a parceria que mantém com a Ferrari e que já se traduziu em vários equipamentos e alguns acessórios. O Ferrari 1000 e 1100 são exemplos que pode conhecer melhor na página local de Internet da empresa. Mas foquemos a atenção na mais recente novidade: o Ferrari One.

[caption]Ferrari One[/caption]

Ainda não está à venda mas tem estreia marcada para final do próximo mês, em simultâneo com o lançamento do Windows 7.
Este Ferrari One agarra a mais recente tendência do mercado, os netbooks, mas mantém a potência que se pode esperar de um PC com o seu apelido. O sistema será equipado com um processador Athlon X2 dual core da AMD, a mais recente novidade da fabricante no esforço de optimização do consumo energético, e vai oferecer 160 GB de disco e até 4 GB de memória Ram a 800 MHz. WiFi, Bletooth e 3G asseguram a conectividade, encaixada em 11,6 polegadas de ecrã e numa autonomia de cerca de 5 horas, assegurada por seis células de bateria. O preço provável, mas não definitivo, aproxima-se dos 500 euros.

A Asus também já tem alguma história para contar acerca da parceria com a Lamborghini. Design e potência voltam a ser os elementos fundamentais em mais uma linha pensada para quem gosta de experiências com muito motor e algum estilo. Aos equipamentos também se somam acessórios, mas é nas máquinas que está o sumo da parceria. Para quem está a pensar ir às compras já, o modelo a fixar é o VX5-6X002J, o único dos quatro existentes disponível localmente neste momento.

[caption]Asus Lamborghini[/caption]

Esta pequena extravagância custa 2,499 euros, que dão direito a uma mala e rato exclusivos Asus Lamborghini. O motor que alimenta esta máquina com 16,1 polegadas de ecrã full HD é um Intel Core 2 Quad Q9000 a 2.0 GHz. Com uns pouco comuns dois discos duros de 500 GB em Raid, esta máquina topo de gama oferece ainda uma memória de 4 GB.

Integrado na máquina está um leitor Blu-ray e uma placa GForce GT 130M 1GB GDDR3 VRAM. O sistema operativo é o Vista Ultimate e também é bom referir outros atractivos como a conectividade WiFi, a Webcam integrada e o leitor de impressões digitais.

A Toshiba assegura a mais recente entrada neste mundo de parcerias entre potência motorizada e potência na computação. Aqui as rodas em causa são só duas mas nem por isso a marca é menos conhecida das grandes provas de velocidade. A associação é à Ducati e o resultado foi mostrado na IFA na semana passada.

[caption]Sattelite Ducati[/caption]

Ainda não há preços, mas já se sabe que o equipamento estará à venda em Portugal no próximo mês de Novembro. Vai pertencer à gama Satellite e designar-se U500. Integra processador Intel Core 2 Duo 8700, placa de vídeo ATI Mobility Radeon HD 4570, 4 GB de memória e disco de 400 GB. O ecrã será de 13,3 polegadas.

Fechamos com uma proposta um pouco diferente, saindo do mundo da informática pura e dando um saltinho até às telecomunicações, o que de Porsche é um abrir e fechar de olhos. Afinal, não era justo terminar este desfile por nomes de grandes marcas desportivas sem falar na dona do Cayenne.

[caption]Telemóvel Porsche[/caption]

Com loja própria em Lisboa a Porsche está bem ciente do valor do seu brand e há muito que o explora em áreas que vão muito além dos carros, através da Porsche Design. A electrónica é uma das áreas onde a empresa embebeu os seus valores para criar, por exemplo, telemóveis.

O P´9522 pode ser uma opção para quem queira desfilar por aí de Porshe mas ache demasiado "pelintra" fazê-lo apenas usando um autocolante na traseira do seu utilitário e também não tenha "tempo" de nos próximos dias adquirir um automóvel da marca.

A telemóvel não lhe dá boleia para local algum, é certo, mas dá-lhe coordenadas através do GPS integrado. Permite recordar bons momentos capturados com a câmara de 5 megapixéis e sabe sempre quando está na sua presença graças ao leitor de impressões digitais. Não tem 3G mas tem GPRS, WiFi e bluetooth e 2,8 polegadas de ecrã. Este mimo custa 600 euros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.