Já são conhecidos os vencedores da décima edição dos Prémios SAPO. Lançados em 2001, os galardões visam distinguir a criatividade publicitária destinada ao meio digital e aos novos formatos, tanto na vertente da comunicação empresarial como na adaptação de campanhas, reconhecendo também as melhores agências e os melhores anunciantes.

A iniciativa tem vindo a crescer em dimensão, somando novas categorias a cada ano, a par de um maior número de incrições. Em 2010 registaram-se perto de 670 trabalhos a concurso, o que representa um crescimento de 60 por cento face a 2009. Desde que foram criados, os Prémios SAPO já tiveram mais de 2.600 trabalhos inscritos .

Os galardões para 2010 foram entregues esta terça-feira à noite, no espaço Lx Factory, em Lisboa. Entre os principais visados, o Grande Prémio Utilizadores SAPO, votado pelos internautas, foi para a camanha Sapo Kiosk, concebida pela Excentric, cujo objectivo era fazer uma aplicação para o SAPO de forma a disponibilizar as capas dos principais jornais mundiais.

[caption]Sapo Kiosk[/caption]

A escolha do Júri na categoria dos Grandes Prémios recaiu sobre a campanha “Vive no máximo, gasta o mínimo”, realizada pela agência Proximity_Digital para a Mercedes-Benz Portugal. Esta campanha resultou na criação de um microsite para promover o modelo Smart como um carro económico e ecológico, que incitava os consumidores a usarem toda a sua energia para viver a vida ao máximo, não para conduzir.

Esse microsite recorria a vídeos do YouTube para tentar provocar diferentes emoções aos internautas, como “rir até cair para o lado” ou “chorar baba e ranho”.

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A mesma campanha acabou por arrecadar mais dois galardões: um primeiro lugar nos Prémios Sectoriais, na categoria Automóvel, e outro nos (novos) Prémios por Formato, para o Melhor Minisite.

O Prémio por Formato foi uma das categorias acrescentadas este ano, tendo por objectivo principal "premiar a criatividade e a adaptação das campanhas publicitárias aos novos processos tecnológicos".

Além do Melhor Minisite foram igualmente distinguidos outros quatro formatos, como, por exemplo, o Melhor Site Institucional , atribuído à plataforma “Coisas boas acontecem”, concebida pela Fullsix para a LG, que inclui um mural, iniciativas da marca e passatempos.

Ainda nos formatos, houve também “espaço” para distinguir trabalhos em Melhor Display ( Campanha Gillette Repair Shop), Melhor Rich Media ( Opel Astra Luz AFL+) e Melhor Video-ad ( Axe Dry or Die ).

[caption]Opel Astra Luz AFL+[/caption]

A categoria de Prémios Especiais somava quatro galardões. “Pedigree 1 Fã = 1 Refeição”, concebida para o Facebook, foi considerada a Melhor Campanha Social

Media, enquanto a campanha a campanha Saúde de Faca e Garfo arrecadou o prémio de Melhor Programa de Marketing Relacional.

O prémio para Melhor Campanha Mobile distinguiu o trabalho da MKTM para a Unilever Jerónimo Martins, com a aplicação “Date Helper”. Esta aplicação móvel gratuita foi lançada no âmbito da campanha Verão Cornetto 2010 e pretendeu reforçar a associação do gelado ao amor e aos momentos românticos a dois.

Destinada a jovens adolescentes, a aplicação apelava aos apaixonados para assumirem as suas paixões e orientava-os a dar os primeiros passos, disponibilizando dicas e declarações de amor, bem como imagens e sons românticos.

Divulgado sobretudo em meios digitais, nomeadamente nas redes sociais, o Date Helper foi disponibilizado para download no site www.cornetto.pt e, segundo os promotores, foi descarregado por 50.000 consumidores.

O último Prémio Especial, o de Melhor Campanha IPTV Interactiva, foi para a OMG Digital, num trabalho realizado para a Renault, associado ao Concept Car, Kangoo Z.E. ( com zero emissões de carbono). A campanha consistiu numa publireportagem de seis minutos, com o objectivo de ser exibida na plataforma Meo. A comunicação passava por todos os formatos digitais no Meo, em que o utilizador poderia, clickando no botão verde do comando, ver o Vídeo on-Demand no Meo e no canal Renault Z.E. do Sapo Vídeos.

Os galardões do SAPO não se esgotaram nos exemplos mencionados, havendo também espaço para prémios de reconhecimento e para galardões “locais”, que consideram os trabalhos inscritos e divulgados para os países onde o portal SAPO marca presença.

No total, os galardões distinguiram este ano 41 anunciantes e 24 agências que investiram no mercado publicitário multiplataforma, em Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique. A lista completa dos vencedores pode ser encontrada no portal da iniciativa. E em 2011 há mais.

Uma última nota apenas para referir que, no âmbito da política de responsabilidade social do portal SAPO, e tal como nas edições anteriores, o valor das inscrições (12.826 euros) reverteu a favor de uma instituição, este ano a CEDEMA - Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais Adultos.

Patrícia Calé