Não há notícia de o maior ou menor número de presentes que se compra em cada Natal ser um resultado de maior ou menor criatividade de quem compra. Normalmente as diferenças de volume estão mais ao nível dos orçamentos disponíveis. Mesmo assim, o TeK quer ajudá-lo a ter muitas ideias nesta quadra e é por isso que hoje dedicamos dar alguma atenção aos portáteis TV que pode comprar lá para casa. Traduzindo, falamos de equipamentos pensados para o mercado de consumo com ecrãs bem grandes, para que de lá se tire todo o partido da alta definição da imagem.

Importa deixar desde já claro que o mercado está inundado de ofertas nesta área, mais ou menos semelhantes entre si. Procurámos dar nota de algumas das que mais recentemente foram apresentadas. Em comum as três propostas têm o ecrã generoso, alta-definição e um preço que não ultrapassa a barreira dos mil euros.

E se o critério é novidade começamos pela Toshiba, que acaba de anunciar a descida à gama Satélite dos ecrãs de 16 polegadas, combinado com alta-definição de imagem (1366x768 pixéis), em formato 16:9. O Satellite A350-10Y vem ainda equipado com tecnologia Dolby Sound Room e sistema de som Harman Kardon e Dolby Control Center, descreve a empresa que já tinha apresentado o produto internacionalmente mas só agora o traz para Portugal.

Por baixo de um design que volta a apostar na eliminação de LED brancos e nos acabamentos fusion a envolver o teclado e o touchpad, o A350-10Y guarda um processador AMD Turion X2 Ultra-Dual Core de 2,1 GHz. Tem um disco de 320 GB e 4 GB de memória. A placa gráfica é ATI Mobility Radeon HD3650 com 2.302MB HiperMemory e o sistema operativo Windows Vista Home Premium.

O equipamento integra ainda uma câmara de 1,3 megapixéis; software de reconhecimento facial Toshiba e 4 portas USB 2.0 com modo sleep-and-charge, para além de ser HD Ready. A compatibilidade com WiFi está garantida, como aliás em qualquer um dos três modelos.

O equipamento, que traz para a linha Satélite um conjunto de características que já mereciam a aposta da empresa na linha Qosmio, está a chegar às lojas portuguesas e custa 899 euros.

[caption]Toshiba[/caption]

A HP também integra na sua linha mais recente para o segmento o Pavillion dv7-1010ep. Trata-se de mais uma opção suportada em processador AMD Turion X2 Dual Core a 2 GHz (embora esteja também disponível com processador Intel, numa versão mais cara). Este dv7-1010ep oferece 320 GB de disco e uma memória máxima de 8 GB DDR2. O equipamento tem placa gráfica ATI Mobility Radeon HD 3450, conectividade WiFi, 4 portas USB, câmara e microfone integrados.

A alta-definição é aqui assegurada pelo formato Blu-ray (SuperMulti DVD±RW de dupla camada) e pelo ecrã panorâmico BrightView WVGA+ de 17 polegadas com 1440x900 pixéis. O sistema integra som de 16 bits compatível com 3D Sound Blaster Pro integrado e alimenta as colunas Altec Lansing com sub-woofer integrado.

O equipamento está disponível por 899 euros.

[caption]HP Pavillion[/caption]

A linha Aspire 8920G da Acer pode ser outra alternativa para quem procura um ecrã generoso e alta definição, com o leitor Blu-ray integrado (em opção). O processador é Intel Core 2 Duo e a conectividade WiFi também está assegurada. Uma das configurações possíveis de encontrar no mercado português, a tocar a faixa dos mil euros, é a versão equipada com o Intel T5750 a 2.0 GHz, combinado com uma memória de 3 GB e um disco de 250 GB. A placa gráfica é neste caso ATI 3650 512MB DDRII.

A câmara integrada integra nos acabamentos 3D brilhantes em multicamadas e com texturas contrastantes, assim como o ecrã de 18,4 polegadas HD Ready CineCrystal. Este ecrã oferece uma resolução de 1920x1080 pixéis Full HD em formato 16:9 e é a porta de entrada para o sistema operativo Vista Home Premium. É também importante referir que a Acer integra nesta linha de equipamentos as tecnologias Wide Color Gamut Plus (WCG+), Acer ClearVision e Acer CinemaVision que actuam na nitidez, brilho e estabilidade das imagens.

Pode encontrar o equipamento em várias lojas com preços que variam entre os 1000 e os 1100 euros.

Nota de Redacção: A notícia foi alterada para corrigir o valor mínimo do modelo da Acer referido no texto, que por lapso estava incorrecto.

[caption]Acer Aspire[/caption]

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.