Se antigamente os “gadgets” destinados ao automóvel se resumiam, maioritariamente, a terços, galhardetes e perfumadores e o autorádio assumia o exponente máximo da componente tecnológica – pronto, deixando de parte o fetichismo pelas jantes... -, hoje em dia não faltam propostas para equipar os “bólides” e menos “bólides” que circulam estrada fora.

São normalmente dispositivos destinados a facilitar a condução, como GPSs, soluções de estacionamento ou kits para telemóveis, mas muitas vezes querem apenas tornar as viagens mais agradáveis, e aqui podemos incluir os MP3 ou os DVDs. É por este último grupo que começamos.

Com um palmarés significativo em soluções para “quatro rodas”, a Pioneer propõe um som melhorado com o novo subwoofer amplificado “roda sobresselente” TS-WX610A.

O dispositivo de 349 euros foi concebido para encaixar no espaço da roda sobresselente, permitindo poupar espaço na bagageira.

[caption][/caption]

Este subwoofer integra colunas Dual Voice Coil de 2.10 cm e um amplificador de 200 W. Segundo a fabricante, o amplificador MOSFET integrado elimina a necessidade de instalar um amplificador externo para alimentar o subwoofer, o que não só permite poupar espaço como também manter a instalação o mais rápida e simples possível.

Longe vão os tempos em que os autorádios ofereciam apenas AM e FM. Hoje estão prestes a mudar de nome para integrarem as diferentes funcionalidades oferecidas. A gama Navgate é apenas um exemplo.

Os sistemas da Pioneer foram actualizados e reúnem funcionalidades de navegação, tecnologia Bluetooth e um conjunto de capacidades multimédia.

O software NavGate FEEDS para PC e para Smartphone da Pioneer permite tornar a navegação mais personalizável, possibilitando ao utilizador criar os seus próprios pontos de interesse (POI) a partir de um leque de fontes, como o Google Maps, sites na Internet com POIs e imagens georreferenciadas, adicionando-as aos mapas do sistema através de um cartão SD, um dispositivo USB ou uma ligação Bluetooth.

[caption]navgate[/caption]

A função ECO Driving fornece relatórios sobre o estado da condução e mostra o impacto da condução no meio ambiente, estimando os custos com o combustível para cada rota e as emissões de CO2 do veículo.

Os modelos AVIC-F20BT, AVIC-F920BT, AVIC-F9210BT e AVIC-F9220BT têm ainda disponível a tecnologia MusicSphere, uma nova aplicação para o iTunes que permite a criação de listas de reprodução baseadas no estado de espírito do condutor que podem ser transferidas para o iPod ou iPhone e apreciadas num dos sistemas NavGate.

O preço para as seis novas propostas varia entre os 799 e os 1.599 euros.

Além dos auto-rádios multimédia, a Kenwood tem também propostas de vídeo integrado, como por exemplo o auto rádio DVD KVT-729DVD, dotado de um ecrã TFT táctil de sete polegadas, com mecanismo de abertura e fecho e inclinação ajustável em oito posições.

Um car clip e um transmissor rádio são algumas das mais recentes propostas da Zipy.

[caption][/caption]

O M-clip combina comunicação e entretenimento e tanto pode ser “agarrado” ao volante como a uma peça de roupa. Ligado via Bluetooth ao telemóvel permite fazer e receber chamadas através do rádio FM do carro.

Com 2GB disponíveis, o M-Clip também se liga ao rádio para o streaming das músicas MP3 guardadas. Por si só, pode funcionar como um leitor MP3 tradicional.

[caption]mclip[/caption]

Para ligar ao isqueiro do carro, o Cayman TR tem igualmente capacidade para guardar 2GB de músicas, aceitando ficheiros em formato MP3 e WMA e oferecendo seis tipos de equalização. Transmite as músicas via rádio FM.

[caption]cayman[/caption]

Como não poderia deixar de ser, a número um dos telemóveis também tem várias propostas destinadas ao automóvel. Uma das mais recentes é o Nokia CK-200, um kit compatível com todas as marcas de telemóveis - numa lista que pode ser verificada no site português da nokia – que incorpora uma ligação multiponto, permitindo ligar dois terminais ao mesmo tempo.

Por último fica uma sugestão da Bosch para estacionar melhor. O novo Parkpilot URF7 funciona com base no princípio de impulso-eco. O sistema emite ondas de som inaudíveis, que se reflectem nos obstáculos, e os sensores captam o som reflectido.

O Parkpilot calcula então a distância até ao obstáculo, com base no tempo de ida e volta do som em relação a esse obstáculo. Os sinais acústicos e o indicador de LED avisam o condutor da aproximação de um obstáculo.

Segundo a fabricante, o sistema é constítuido por sensores mais pequenos e com corpos de fixação mais aperfeiçoados, garantindo um acoplamento mais seguro. Os sensores do Parkpilot podem ser pintados da cor do veículo, para uma integração discreta nos pára-choques dianteiro e traseiro.

[caption]parkpilot[/caption]

Com todos estes acessórios fica só mais uma recomendação: é boa ideia manter os olhos na estrada...