Em maio, a Tesla anunciou que as versões mais baratas dos modelos Model Y e Model 3 iriam chegar primeiro aos Estados Unidos. Os modelos mais acessíveis já estão disponível, permitindo uma poupança de cerca de 5.000 dólares em relação às versões standard da linha. 

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

As medidas chegam numa altura em que a empresa de Elon Musk continua a ver as vendas dos seus automóveis afundarem, sobretudo na Europa. A chegada dos modelos chineses, como a BYD, estão a ganhar terreno como propostas alternativas e mais acessíveis. Além disso, a reputação de Elon Musk caiu bastante nos primeiros meses do ano, sobretudo quando esteve envolvido no governo de Donald Trump. A sua reputação voltou a subir lentamente recentemente e parece que isso tem reflexo direto nas vendas dos automóveis. 

Veja na galeria as imagens dos automóveis:

Segundo o Euronews, as vendas da Tesla subiram 7% nos últimos três meses até setembro, contrariando as quebras do início do ano. Essas vendas também refletem um crédito fiscal de 7.500 dólares aos consumidores dos Estados Unidos, uma medida que terminou a 30 de setembro. Para manter esse momento de subida, a Tesla lançou então os modelos acessíveis com menos 5.000 dólares do preço standard. Ainda assim, continua a notar-se o momento menos positivo para a empresa, pois no mesmo período, uma das marcas rivais, a Rivian Automotive viu um aumento de 32% nas suas vendas. 

Mesmo com o aumento nas vendas, os acionistas da Tesla ainda mantêm o ceticismo de que essa subida possa ser temporária e não uma verdadeira reviravolta da crise que tem afetado a empresa. De recordar que a empresa tem tentado “encarrilhar” o foco de Elon Musk novamente, tendo proposto uma recompensa de 1 bilião de dólares para o magnata, caso este cumpra o objetivo ambicioso para a próxima década de valorizar a empresa em 7,5 biliões. 

Model Y e Model 3
Model Y e Model 3

Relativamente aos novos modelos, o novo Model 3 Standard RWD começa nos 36.990 dólares e o Model Y Standard RWD nos 39.990. Ambos os modelos oferecem uma autonomia de 516 quilómetros, bem menos que os respectivos modelos Premium. Como aponta o Digital Trends, a baixa de preço reflete-se também na ausência de alguns extras. 

Em primeiro lugar, no que diz respeito ao Model Y, além da mudança estética dos faróis dianteiros e traseiros, o ecrã do passageiro foi retirado, assim como o teto panorâmico. Os modelos apresentam ainda rodas mais pequenas, carregamento mais lento, volante passa a ser ajustado manualmente, assim como os espelhos exteriores. Os assentos têm outro material têxtil, as luzes são menos brilhantes e a aceleração é mais lenta. Nos dois modelos, a condução automática nas manobras também foi retirado. 

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.