Nos últimos tempos muito se tem falado sobre o potencial das redes sociais e dos serviços móveis para as empresas. Estudos que permitam perceber até que ponto estão as empresas a apostar nestas novas formas de comunicação, não existem ainda em abundância. O TeK publicou ontem um, segundo o qual um terço das empresas portuguesas já explora, com sucesso, o potencial das redes socais para procurar novas oportunidades de negócio.



Contudo, o senso comum mostra que - entre empresas portuguesas e empresas a operar em Portugal - a aposta em redes sociais e plataformas de acesso móvel é cada vez maior. Podemos até usar como medida a quantidade de informação que se produz em torno do tema. E não estamos a falar de empresas especializadas no desenvolvimento de soluções para estas plataformas.



São, cada vez com mais frequência, anunciadas aplicações móveis que levam as marcas para o ecrã dos telemóveis que estão mais na moda (com clara vantagem para o iPhone), ou a chegada às plataformas sociais mais badaladas do momento.



Entre uma e outra opção os exemplos são mais que muitos. Nos últimos tempos talvez com alguma predominância das aplicações para o iPhone, ou não estivesse em fase de lançamento um novo modelo acompanhado de uma actualização do sistema operativo.



A mostrar que para apostar em tecnologia não é preciso estar no ramo, a CIN foi uma das empresas que no início de Junho comunicou a disponibilização de uma aplicação para o iPhone, marcando posição entre as diversas marcas de tintas a trabalhar no país.

[caption]CIN[/caption]

A aplicação CIN Color Spy é, como a generalidade destas aplicações, de download gratuito e permite que a partir de uma fotografia de qualquer paisagem ou objecto seja possível identificar a cor na paleta de tintas da marca. Além de indicar a cor em catálogo mais aproximada àquela que foi mostrada pelo utilizador na foto, a aplicação também aponta mais duas, como sugestões de combinação.



Quando as cores pretendidas são seleccionadas é indicada ao utilizador a loja mais próxima para a comprar. Caso não pretenda fazer a compra logo na altura pode guardar nos favoritos a composição de cores escolhidas.



A AXA Portugal também está na listas das empresas que já têm uma aplicação para iPhone disponível para download na App Store. A My Axa está dividida em três secções: perfil, sinistros e suporte. A ideia é facilitar a vida aos clientes quando é necessário participar um sinistro.

[caption]Axa[/caption]

Na área de perfil é possível o cliente colocar os seus dados pessoais. Ou directamente, ou a partir de um código de barras 2D disponível na área de cliente do site.


Na área de sinistros submetem-se participações e, por exemplo, anexa-se a essa informação fotografias do acidente. Já na secção suporte pode ligar para o 112, contactar um agente ou assistente AXA, conhecer as oficinas recomendadas pela seguradora ou consultar informações úteis sobre o que fazer em caso de acidente.



A mesma área um anúncio diferente. A Ok! Teleseguros comunicou recentemente a fórmula do seu esforço para tirar partido de novos canais de comunicação. Neste caso a aposta é o Facebook. Na página de perfil da seguradora é possível aceder a informação sobre os produtos e serviços prestados, bem como notícias actualizadas sobre a marca e o sector.

[caption]Ok Teleseguro[/caption]

A presença na rede social é também aproveitada para divulgar campanhas e promoções e facilitar a vida a quem pretende simular preços de seguro automóvel online.



Numa nota à imprensa, a empresa garantia à data da divulgação da presença no Facebook que tinha intenção de manter bastante activa no serviço, quer renovando a informação disponível, quer através da promoção de acções especificas, como passatempos e quizzes. Em análise está a realização de promoções e campanhas específicas para este canal. Admitia estar também a estudar a possibilidade de realizar campanhas específicas para o canal.

[caption]Fanta[/caption]

E enquanto uns ponderam uma aposta mais vincada no Facebook... outros avançam. A Fanta acaba de lançar uma campanha onde tudo se passa no Facebook. A ideia é levar os utilizadores da rede social a inventar uma frase que, tal como diz o mote da sua mais recente campanha "Com pouco faço a festa", mostre como é possível ter grande divertimento com poucos recursos. O vencedor da frase mais original ganha, mas o destino da viagem ainda não está decidido e só ficará consoante o número de fãs que a marca conseguir angariar na plataforma. O vencedor tanto pode ganhar uma noite no Parque de Campismo da Costa da Caparica, como uma estadia no Hotel Armani no Dubai (para 4 pessoas), o edifício mais alto do mundo.

[caption]Nokia[/caption]

No que se refere a uma aposta mais simples na rede. Que passe pela criação de um perfil e partilha de informação, também há novidades recentes.



Quem as protagoniza é a Nokia Portugal. A filial do grupo finlandês concluiu que uma presença global no Facebook e no Twitter não lhe chegavam e criou novas contas locais para partilhar informação sobre novidades, serviços e produtos que vão ficando disponíveis no mercado português. No Facebook e no Twitter.



Na mesma lógica de adaptar uma presença que é muitas vezes multicanal a nível global, mas menos multifacetada a nível local, a Ikea também acaba de anunciar uma nova aplicação para iPhone. Aqui a ideia é ajudar pais e filhos a brincar mais. Neste caso, usando o telemóvel.



Lekar, que em sueco é a designação para jogos, nasceu com base nas conclusões de um estudo onde se apurou que 83 por cento das crianças portuguesas preferem brincar com os pais a ver TV.



A aplicação pretende dar uma ajuda para fazer cumprir os desejos das crianças e junta jogos tradicionais como o jogo das cadeiras ou o jogo de charadas. Ainda durante o Verão a dona da loja de decoração promete mais jogos.

[caption]Ikea[/caption]
A propósito do PLayReport a Ikea também criou uma página no Facebook que pretende afirmar-se como uma espécie de movimento pelas crianças.

Aí proliferam imagens de visitantes dos espaços dedicados às crianças nas lojas do grupo.







Nos últimos tempos o TeK escreveu sobre várias outras apostas locais nas redes socais ou plataformas móveis, como a do MillenniumBcp ou da Cardmobili que criaram versões da sua plataforma de serviços online para o iPhone, neste caso.

Muitos outros exemplos haverá que não destacámos mas, como é hábito, o espaço de comentários está aberto a sugestões que enriquecem esta nossa viagem às novas participações institucionais (e locais) de empresas que operam em Portugal e que estão a iniciar ou redobrar esforços para fazer negócio nestes novos canais.