A forma de estudar e aprender mudou muito desde o método da Cartilha Maternal de João de Deus. As crianças e jovens são cada vez mais atraídos por conteúdos multimédia, com interactividade e interfaces que reconhecem do mundo dos jogos e que são também transportados para as aulas com os computadores e quadros interactivos que começam a povoar as escolas.

Também em casa é possível dar continuidade a este interesse e os conteúdos educativos em formato digital começam (lentamente) a multiplicar-se, dando aos pais novas opções e alternativas aos tradicionais explicadores. Mas que não podem ser encarados como a "solução mágica": o trabalho e o acompanhamento serão sempre obrigatórios.

Embora o ano lectivo esteja já na recta final, alguns alunos podem precisar de um impulso extra que os ajude a conseguir a "positiva" desejada ou simplesmente uma melhoria das notas para alcançarem melhores médias.

Entre as opções disponíveis há uma série de jogos educativos que podem aliar a brincadeira à aprendizagem de conteúdos relacionados com a leitura, a matemática ou a língua inglesa. Destes são um excelente exemplo a série de CDs "Os miúdos" da Porto Editora, com preços a rondar os 15 euros e um publico alvo de maiores de 7 anos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Mais formais, também da Porto Editora, os título "Eu Adoro" cobrem as matérias até ao 7º ano das disciplinas de matemática e história, convidando-se neste caso os alunos a viajarem numa máquina do tempo através das grandes civilizações da história.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Para além dos CDs existem também opções online. A Escola Virtual da Porto Editora é o serviço mais completo, com acesso online e também venda de conteúdos em CD, nas lojas.

O projecto, lançado em 2005, coloca na Internet conteúdos das várias disciplinas dos anos escolares do 1º ao 12º ano de escolaridade e tem vindo a ser constantemente alargado e enriquecido com novos conteúdos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O conceito pensado pela Porto Editora passa pelo acompanhamento de todo o ano lectivo, de Setembro a Junho, com a assinatura anual de packs por ano de escolaridade que têm preços entre os 39,9 e os 4,9 euros, consoante os ciclos de ensino a que se destinam.

No caso do pack para o terceiro ciclo do ensino básico, o mais caro, está incluído o acesso às 9 disciplinas do ano de escolaridade seleccionado, nomeadamente Matemática, Português, Ciências Naturais, Ciências Físico-Químicas, História, Geografia, Inglês, Francês e Espanhol.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Há ainda opções focadas apenas em disciplinas anuais que custam 24,9 euros por ano. Estas estão também à venda em CD, com valores a rondar os 13 euros.

A Escola da Malta é outra das opções de contornos semelhantes mas limitado aos alunos do primeiro ciclo. Com um aspecto mais infantil, este portal está ainda em desenvolvimento, como pode verificar se tentar entrar na área "educadores", mas já tem algumas (poucas) funcionalidades para os alunos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O serviço é um complemento para quem compra os CDs e que têm acesso a um código para experimentar as aulas interactivas online.

Em todos os casos os conteúdos fornecidos pelas várias opções em CD e online são bem animados e integram funcionalidades interactivas, mas é preciso tomar atenção porque algumas das opções, como a possibilidade de "espreitar" as soluções, podem convidar a um facilitismo que não é desejável.

Por isso, tal como acontece no estudo tradicional, convém haver um acompanhamento de encarregado de educação que vá verificando as aprendizagens feitas e as lacunas, porque este tipo de opções pode ser uma forma de motivação extra mas não é de todo a solução "mágica" para obter melhor rendimento na escola.