Se há videojogos transformados em filmes que não conseguem agarrar público, o que dizer então do inverso, ou seja, dos filmes que são transformados em títulos para consola.

Encarados como meras extensões de marketing, são raros os videojogos coincidentes com filmes que agradam à comunidade "gamer", que se queixa da pouca qualidade normalmente apresentada.

Em muito maior número do que o registado na situação inversa - listados na Wikipédia estão mais de 200 -, entre os títulos que saltaram da tela de cinema para a consola também há quem se consiga destacar.

Entre eles está definitivamente "Chronicles of Riddick: Escape From Butcher Bay", lançado em Junho de 2004, a par da estreia nas salas de cinema, e detentor de vários títulos de "Jogo do Ano".

No jogo, Richard B. Riddick, o protagonista da trama, tem imagem semelhante e a voz de Vin Diesel, que interpretou o personagem no filme.

Para breve está previsto o lançamento de "The Chronicles of Riddick: Assault on Dark Athena", que contará novamente com a colaboração do actor.

A sequela foi desenvolvida pela Starbreeze Studios e vai ser publicada pela Atari para a Xbox 360, para a PS3 e para PC.

O jogo foi escrito pelos autores da versão cinematográfica, Harold Ramis e Dan Aykroyd, e reúne membros do elenco original, como Bill Murray e Ernie Hudson, que emprestaram as suas vozes e parecenças à história original, passados dois anos após Ghostbusters II, com Manhattan novamente repleta de fantasmas e forças sobrenaturais.

Os jogadores juntam-se como novos recrutas à equipa original, usando equipamentos e engenhos para perseguir, disputar e prender esta grande variedade de seres assustadores, numa nova batalha para salvar a cidade norte-americana da sua recente praga paranormal.

Entre as sequelas cinematográficas que se traduzem em sequelas videojogáveis, destaque para a série "The Lord of the Rings" e "The Matrix". Neste conjunto, não pode deixar de se mencionar o campeão dos campeões no género: Bond, James Bond.

Por último, recordamos algumas obras-primas da sétima arte para o público mais jovem que também conheceram a versão para a consola.

É o caso de "Shark Tale" - cujo aspecto gráfico muito se assemelha ao conseguido no filme -, ou da história do peixe-palhaço mais famoso do planeta: Nemo.

No conjunto podem incluir-se ainda "The Incredibles", Shrek, Chicken Little, "O Panda do Kung-Fu", "Bee Movie", entre muitos outros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.