A Samsung sempre foi uma das grandes empresas do mundo da tecnologia mas foi nos últimos anos, graças ao segmento de dispositivos móveis, que a marca sul-coreana escalou até aos píncaros da fama.
Associada ao sucesso da linha Galaxy para telemóveis, a fabricante asiática convocou toda a imprensa para mostrar na conferência Samsung Premiere, em Londres, que há mais vida além do segmento mobile. As atenções da apresentação recaíram sobre a Galaxy NX, câmara de lentes intermutáveis, com 4G e Android, e o ATIV Q, um portátil equipado com Windows 8 e também Android.
No geral, a apresentação da gigante sul-coreana foi dominada pela área da fotografia e pelo mais recente sistema operativo da Microsoft, como representante da linha de computadores que foram revelados.
Kamela us-eum
Que é como quem diz em coreano, rir para a câmara. A Galaxy NX é uma câmara fotográfica mirrorless equipada com a mais recente versão do sistema operativo Android, o Jelly Bean 4.2.2. A Samsung tentou distanciar esta câmara da Galaxy Camera, ao destacar as especificações que fazem deste equipamento um dispositivo dedicado para a fotografia e não uma câmara com aplicações.
Com capacidade para suportar as 13 lentes intermutáveis da gama NX, o novo modelo traz de origem um sensor APS-C de 20,3 megapíxeis com dois chips, um DRIMe IV dedicado ao processamento de imagem e um Pega-Q de quatro núcleos para as restantes tarefas. A Galaxy NX tem ainda um sistema híbrido de autofoco e um ecrã sensível ao toque de 4,3 polegadas na parte traseira.
O dispositivo é forte em conetividade já que apresenta suporte a Bluetooth 4.0, Wi-Fi e redes móveis incluindo LTE. Ainda não foi definido um preço e disponibilidade no mercado para Portugal, devendo chegar este verão ao Reino Unido.
[caption][/caption]
Ainda no campo da fotografia mas na barreira do smartphone, a Samsung também mostrou pela primeira vez o Galaxy S4 Zoom, um telemóvel que o TeK já detalhou e que merece aqui uma segunda referência.
[caption][/caption]
Computadores para diferentes propósitos
Para quem procura um centro de entretenimento e alguma produtividade para a casa, a opção passa pelo ATIV One 5 Style, um All-in-One de 21,5 polegadas com ecrã sensível ao toque.
A resolução é Full HD, naquele que se está a tornar um standard em todos os form factors de ecrãs. No interior existe um processador AMD A6 de quatro núcleos que inclui a unidade de processamento gráfico, existem 4GB de RAM e o armazenamento interno pode ser configurado até 1TB.
Ligações USB 2.0, 3.0 e HDMI estão asseguradas, assim como um rato que compõe o pacote do equipamento quando chegar ao mercado no final do ano - ainda sem preço definido. A nível de construção existe alguma semelhança com os modelos Galaxy dos smartphones, sobretudo na cor e na moldura. O design é elegante e a espessura do AiO não ultrapassa os cinco milímetros.
[caption][/caption]
O ATIV Tab 3 é nas palavras da tecnológica sul-coreana o tablet Windows 8 mais fino do mundo. Com apenas 8,22 milímetros de espessura, que "envergonha" muitos smartphones atuais, o equipamento tem um ecrã de 10,1 polegadas com uma resolução de 1.366x768 píxeis, processador Intel ATOM Z2760, 2GB de RAM e 64GB eMMC de armazenamento interno.
O peso fica-se pelos 550 gramas e a cor pelo branco. Quando chegar ao retalho nos próximos meses, vai custar qualquer coisa como 699 dólares com capa-teclado incluída, além de uma S Pen. O ATIV Tab 3 tem ainda integrado o Samsung DNA que lhe confere algumas aplicações conhecidas do segmento mobile como o S Note e Air View.
[caption][/caption]
A Série 9 de Ultrabooks ganhou dois novos membros - um mais profissional e outro de especificações medianas.
O ATIV Book 9 Plus tem um ecrã sensível ao toque de 13 polegadas e com uma resolução de 3.200x1.800 píxeis, enquanto o ATIV Book 9 Lite - já dá para ver a diferença, certo? - fica-se pelos 1.366x768 píxeis. O processador do Plus pode ser Haswell i5 ou i7 e no Lite há um chip AMD de quatro núcleos a 1,4Ghz.
Na bateria o Plus sai mais uma vez por cima ao garantir 12 horas de trabalho e entretenimento, enquanto o Lite aguenta até oito horas longe das tomadas elétricas. No duelo das memórias RAM existem 8GB no Book 9 Plus e 4GB no Book 9 Lite.
Os dois modelos vão chegar ao mercado ainda durante o terceiro trimestre deste ano, sem preço definido para já.
[caption][/caption]
Mas o rufo dos tambores fica guardado para o ATIV Q. Este portátil híbrido da fabricante oriental destaca-se pela capacidade de rodar Windows 8 e Android, uma característica que não sendo inovadora é sempre significativa. O conceito de híbrido vai além do tablet e do portátil e estende-se até às posições de escrever manualmente e de elevação para visualização de conteúdos. Tudo graças a um slider que funciona ao mesmo tempo como suporte movível de ecrã.
Este mesmo ecrã tem 13,3 polegadas e contém 3.200 x 1.800 píxeis, além de reconhecer 1.024 pontos de precisão que conferem detalhe ao uso da S Pen incorporada. O processador é Intel Haswell i5 e mesmo assim estão prometidas nove horas de utilização até que a bateria precise de ser carregada.
[caption][/caption]
Estrelas menores que brilham como as restantes
A empresa sul-coreana apresentou ainda pela primeira vez as outras variantes Galaxy S4, o telemóvel topo de gama da tecnológica.
O GS4 Mini, tal como o nome indica, é mais pequeno e apresenta um ecrã AMOLED de 4,3 polegadas com uma resolução de 960x540 píxeis, processador de dois núcleos a 1,7Ghz, 1,5GB de RAM e sensor fotográfico traseiro de oito megapíxeis. O design é em tudo semelhante ao do modelo original.
[caption][/caption]
O GS4 Active foi desenhado e construído para ser mais duradouro e para resistir a tarefas mais exigentes. Apesar de também partilhar o mesmo design e aspeto, os materiais de construção, sobretudo na parte traseira, são mais rígidos do que a capa de plástico do Galaxy S4. Na parte frontal em vez de botões virtuais existem botões físicos.
Mas o grande destaque deste modelo vai para a resistência a salpicos e pó, e para a capacidade de conseguir ficar submerso durante 30 minutos. Tirando o ecrã que não é AMOLED mas é Full HD e o sensor traseiro que "baixou" para os oito megapíxeis, a nível de especificações o Galaxy S4 Active é tão bom quanto a estrela maior da companhia.
[caption][/caption]
Fica agora a questão para os leitores do TeK: de todos os dispositivos apresentados, quais é que têm futuro e quais é que vão cair no esquecimento? Se tivessem que investir em algum dos equipamentos, qual escolheriam?
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários