![Montra TeK: Gadgets à prova de água](/assets/img/blank.png)
Nos próximos meses chegarão às lojas várias novidades tecnológicas que partilham entre si uma característica: a resistência à água. A aposta em modelos resistentes à água ficou clara nas feiras que já fizeram desfilar as inovações dos principais fabricantes para 2012. Vários anúncios realizados no ano passado, para dar conta de produtos que acabaram de chegar ou chegam em breve às lojas, antecipavam o mesmo interesse pela resistência a salpicos.
A Fujitsu é uma das fabricantes com uma aposta forte nesta área. Depois de apresentar o primeiro tablet Android à prova de água, a empresa anunciou o Stylistic M352 com Android 4.0 e um ecrã Gorila Glass, um novo elemento da linha de tablets empresariais da empresa com um atributo extra.
Tal como o Arrows F-01D, também o Stylistic conta com um ecrã de 10 polegadas. Já a capacidade de processamento dos dois modelos é distinta. O primeiro contava com um processador dual core de 1 GHZ, enquanto o Stylistic, dirigido ao mercado empresarial, aposta em quatro núcleos de processamento. Outra diferença está na capacidade de submergir: no Arrows vai até um metro sem provocar danos e no Stylistic de três.
O modelo está já à venda no Japão e durante o ano deve chegar aos restantes mercados.
[caption][/caption]
Antes de avançar para outras propostas vale ainda a pena referir que da mesma linha Arrows - que deverá ser comercializada apenas no Japão - a Fujistu apresentou também na CeBIT um smartphone à prova de água, o Arrows ES IS12F. Com um ecrã AMOLED de 4 polegadas, este smartphone integra um processador Snapdragon de 1,4GHz e uma câmara de 5 megapixéis.
[caption][/caption]
Também anunciado numa feira internacional, neste caso no Mobile World Congress, o Eluga Power da Panasonic é outra proposta adequada para ambientes mais molhados. Com uma câmara de 8 megapixéis e gravação de vídeo em alta definição, o modelo conta com 8 GB de memória e um processador dual core Qualcomm Snapdragon S4 a 1,5 GHz.
[caption][/caption]
Mas quem não pretende dispensar os gadgets que já tem, também pode apostar em capas que os protejam de salpicos e acidentes mais molhados. As opções para smartphones começam a surgir, ainda com alguma predominância das propostas para iPhone. Deixamos duas.
A EscapeCapsule da Catalyst é uma delas. O modelo é recente e está disponível para iPhone 4 e 4S. Garante a fabricante que protege da água, mas também da areia ou da lama, dando impermeabilidade e resistência ao equipamento, graças a utilização de policarbonato. Ainda em fase de lançamento, a capa teve uma aceitação tão positiva do mercado que as pré-reservas foram suspensas. Se está interessado, para já pode apenas estar atento a novos desenvolvimentos ou enviar um email à fabricante dando nota do interesse. Quando estiver à venda a EscapeCapsule vai custar 69,99 dólares e será vendida para todo o mundo.
[caption][/caption]
Também desenhada para o iPhone 4 e iPhone 4S, deixamos outra sugestão da The Joy Factory a RainBallet. A capa permite levar o equipamento para dentro de água por um período de 30 minutos sem efeitos secundários.
A fabricante garante também neste caso que além de resistente à água, a capa torna o smartphone resistente a choques e quedas e acrescenta que a impermeabilização não tem qualquer impacto negativo no volume de som do iPhone: sim é possível atender uma chamada com a cabeça dentro da piscina.
As capas RainBallet integram ainda lentes frontais e traseira que colam às lentes do iPhone e asseguram a boa imagem nas filmagens recolhidas dentro de água. A RainBallet custa 49,95 dólares.
[caption][/caption]
Saindo dos telemóveis e passando à fotografia, vale a pena sublinhar que as hipóteses para fotografar dentro ou à beira de água, sem perigos, também são várias e dividem-se por câmaras à prova de água e capas que as protegem de salpicos e acidentes.
Já falámos sobre o tema aqui no TeK e prometemos voltar a ele mais perto dos tempos de praia. Hoje deixamos apenas um exemplo de uma das ofertas lançadas nesta área durante o ano passado, com boas referências em vários testes publicados online, tendo em conta a relação preço/qualidade.
Falamos da Samsung W200, comercializada por pouco mais de 100 euros. Com um sensor de 5 megapixéis e gravação de vídeo em alta definição, o modelo está disponível em vermelho e cinzento e conta com portas USB e HDMI. Integra zoom digital, estabilizador de imagem digital e ecrã de 2,3 polegadas. Pode estar até meia hora debaixo de água e até uma profundidade de três metros.
[caption][/caption]
Para quem não passa sem música deixamos ainda mais uma sugestão, para fechar o tema. O conceito não é novo mas não deixa de ser interessante: um MP3 à prova de água. A Speedo não é a única fabricante a propor gadgets com estas características mas é da marca a sugestão que deixamos aos leitores que gostam de nadar com mais ritmo.
A linha Aquabeat da fabricante acaba de entrar na geração 2.0 e avançou para os 4GB de espaço de memória, que se juntam a um ecrã LED e uns auscultadores também eles à prova de água. Disponível em rosa e preto, este gadget está à venda na loja online da Speedo por 130 euros. As versões mais antigas, com menos memória custam menos de metade do preço.
[caption][/caption]
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários