A percentagem de birras para ir à escola e trabalhadores doentes que não puderam comparecer no trabalho terá registado um aumento significativo por esta altura do ano, há precisamente 15 anos atrás, arriscamos. Na origem estava uma razão simples: as primeiras PlayStation tinham começado a chegar às lojas.

Vinte e nove de Setembro de 1995 marca a entrada nos mercados europeu e norte-americano da primeira consola da Sony, que em Dezembro de 94 tinha já começado a ser distribuída no seu país de origem, o Japão.

Segundo a Wikipédia, o equipamento tinha começado a ser desenvolvido em 1990, quando a Nintendo procurava uma solução que permitisse levar o CD-ROM para a sua consola Super Nintendo, contando com o envolvimento da Sony no processo.

A falta de entendimento entre as fabricantes fez com que a Nintendo procurasse outra parceira, mas os trabalhos na Sony já iam em estado avançado de desenvolvimento, levando um dos responsável pelo projecto a insistir no lançamento pela Sony da sua própria consola de entretenimento doméstico.

O resultado, que os europeus só puderam ver cinco anos depois, vendeu mais de 100 milhões de unidades - um sucesso que seria ultrapassado pela segunda geração da consola, que chegou aos 145 milhões de exemplares. De acordo com os dados da Sony, só no período que antecedeu o Natal desse ano foram vendidas 350 mil consolas da primeira geração.

[caption]PlayStation[/caption]

O modelo popularizou títulos como Tekken, um jogo de combates lançado pela Namco logo em 1995 e que foi motivo de culto e alvo de várias reedições até aos dias que correm.

[caption]Lara Croft, Tomb Raider[/caption]

O ano seguinte trouxe aos comandos da PS os populares Street Fighter, Resident Evil - uma "abordagem cinematográfica do género de aventura de acção que conquistou milhões de fãs em todo o mundo e deu lugar a uma série lucrativa", nas palavras da fabricante - e ainda a heroína que ficou para história tanto pelas suas façanhas no ecrã da televisão como pelos atributos físicos da personagem: Lara Croft.

Em 1997 foi a vez de Final Fantasy VII e da primeira edição do mítico GTA - Grand Theft Auto, uma aposta ganha no anti-herói, no humor negro e na jogabilidade.

O simulador de condução realista Gran Turismo, Colin McRae Rally (1998), Medal of Honor, Tony Hawk's Pro Skater ou Metal Gear Solid (1999) foram outros dos lançamentos que animaram o mercado no final dos anos 90, altura em que a empresa apresentou também o comando que havia de ser mais uma imagem de marca: o DualSchock.

[caption]Comando DualSchock para PlayStation[/caption]

O ano 2000 haveria de trazer a nova geração da consola, mas não sem antes ser apresentada uma versão mais compacta e "arredondada" da primeira PlayStation. Alguém se lembra da PSOne?

[caption]PSOne[/caption]

Ainda antes do fim do ano chega ao mercado a PlayStation 2, que introduz novidades como o leitor de DVDs e conhecerá também uma versão mais "magra", a PS2 Slim.

[caption]PS2 e PS2 Slim[/caption]

Um ano após o seu lançamento, as vendas da PlayStation 2 ultrapassam os 20 milhões de unidades, impulsionadas por títulos como Crash Bandicoot, World Rally Championship ou Burnout e, no ano seguinte, conheceríamos novas edições de sucessos como GTA, Metal Gear e Final Fantasy.

Em 2003 a fabricante arrisca aquilo que haveria de anteceder projectos como os sistemas de controlo para as consolas sem recurso a comandos, que actualmente vemos florescer: a USB Eye Toy. Embora ainda com várias limitações ao nível do desempenho, foi capaz de colocar muito jogador aos socos e pontapés no ar.

[caption]USB EyeToy[/caption]

Na mesma altura foi também introduzido o Adaptador Network, que permitia jogar em rede títulos compatíveis com os usados por outros utilizadores noutros pontos do continente, uma área onde se destacou o US Navy Seals. O ano marca ainda o lançamento de títulos como Need for Speed: Underground e Prince of Persia: The Sands of Time.

Em 2004 a aposta vai para a mobilidade, com o lançamento da primeira consola portátil da marca, a PlayStation Portable, ou PSP, como ficou conhecida.

No mesmo ano foi lançado o sucesso que trouxe para a ribalta da sala de estar aqueles que ainda não tinham tido coragem de arriscar o karaoke. Estava nas lojas a primeira edição de SingStar.

[caption]SingStar[/caption]

Killzone, God of War, Battlefield 2, Peter Jackson's King Kong, Gran Turismo 4, Buzz! O Quiz Musical, Shadow of the Colossus, Black e Tomb Raider Legend foram alguns dos lançamentos que se seguiram para a PS2, enquanto a PSP apostava, por exemplo, no Sims.

[caption]PlayStation 3[/caption]

Três anos depois da versão portátil, é apresentada a nova geração da consola dedicada à sala de estar. Senhores e senhoras, eis a PlayStation 3. Suporte ao Blu-ray, o novo chip Cell, ligação à Internet e à PlayStation Network são algumas das características deste modelo, para o qual também já foi entretanto apresentada uma versão mais fina.

Foi também este o formato que serviu de suporte a lançamentos como o (já) emblemático Little Big Planet, que privilegia os jogos em rede e interacção com outros jogadores e a criação de "mundos" por parte dos próprios, gerando um variedade que tira partido da criatividade dos próprios jogadores.

[caption]Little Big Planet[/caption]

Já este ano, assistimos ao lançamento daquilo que pode ser uma revolução na forma de interagir também com a consola da Sony, o novo comando com sensor de movimentos, apropriadamente baptizado de Move - com o qual a empresa entra assim num domínio onde já actuava a Wii e onde a Microsoft também vai concorrer com o Kinect.

[caption]Move[/caption]

Em Abril a consola tinha também passado a suportar outra funcionalidade capaz de conquistar os fãs das novidades, ao permitir os jogos 3D (desde que o utilizador disponha de um televisor compatível).

Mais recentemente foi também disponibilizada a actualização que transforma o equipamento em leitor de filmes a três dimensões.

Estas são apenas algumas das novidades introduzidas pela PlayStation nos últimos 15 anos, resta-nos esperar para saber o que nos reserva para os próximos 15...

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.