Quase se pode imaginar o cenário: uma rede doméstica sem fios aperfeiçoada ao longo do tempo, permitindo ligar a consola da sala, os diversos componentes áudio espalhados ao longo da casa, o computador, um ou mais discos rígidos com bibliotecas de música e filmes, a impressora, etc., tudo a funcionar perfeitamente, numa harmonia de backups meticulosamente programados e automáticos, com todas as permissões e privilégios laboriosamente afinados.

E de repente: "Pai, posso imprimir uma coisa da pen?".

O caos...

"Pai, não consigo imprimir para a impressora! Já apaguei a impressora definida e voltei a criar outra, mas não dá na mesma!"

O horror...

Para evitar qualquer cenário de batalha campal e manter a rede do pai bem longe das mãos dos pequenos sabotadores, o melhor é mesmo não lhes dar o peixe e antes oferecer-lhes uma bela cana de pescar. Traduzido por miúdos, um escritório para os miúdos, que na sua forma mais básica será constituído por um computador e uma impressora.

O facto de terem à mão e sob sua total responsabilidade, um pequeno protótipo de rede, vai-lhes permitir explorarem mais do que seria desejável no computador do pai, aprender com os seus erros e acima de tudo, terem, desde cedo, a noção de boas práticas informáticas e alguma desenvoltura. A esperança é que, daqui a uns anos, eles ou elas, não sejam o tipo lá do escritório que está constantemente a chamar o apoio técnico, dizendo "O rato não mexe!".

Para além deste cenário pedagógico, uma impressora pode, também, ser um brinquedo criativo, basta lançar o Paint ou qualquer outro programa de desenho e imagem básicos.

Aqui ficam algumas sugestões de compra, todas no limiar dos 50 euros.

HP DeskJet D2560

As impressoras domésticas contam já com alguns anos de disponibilidade e divulgação, sendo hoje consideradas equipamentos banais. No estado actual das coisas, é possível encontar impressoras com qualidade de impressão fotográfica por menos de 50 euros, tal como a DeskJet D2560, da HP.

A D2560 possui uma velocidade de impressão de 26 ppm a preto e 20 ppm a cores, sendo relativamente rápida, com quatro tinteiros independentes, para uma maior economia e suportando uma enorme variedade de papéis e materiais de impressão, incluindo decalques para t-shirts.

Disponível em grandes superfícies comerciais, por cerca de 49 euros.

[caption]HP DeskJet D2560[/caption]

Lexmark Z845

Uma impressora que serve para imprimir é relativamente rara. Geralmente, só lhes falta fazer café. A Z845, da Lexmark é uma impressora básica que serve, exactamente, para imprimir, em velocidades de 18 ppm, a cores, até 20 ppm, a preto, com qualidade suficiente para imprimir umas fotografias pelo meio. A impressão de fotografias pode ser realizada através de tinteiros específicos, disponíveis separadamente.

Outras funcionalidades interessantes da Lexmark Z845 incluem o alinhamento automático dos tinteiros, bem como a possibilidade de impressão nos mais variados tipos de papel e outros materiais. Custa 49 euros.

[caption]Lexmark Z845[/caption]

Epson Stylus S20

A Epson Stylus S20 beneficia da utilização da tinta DURABrite, uma tecnologia proprietária da marca e que garante uma maior longevidade das impressões, mesmo face a alguns pingos de água.

Tal como as outras duas impressoras, a Stylus S20 permite impressões de qualidade fotográfica, em diversos meios e sem margens, com uma resolução ligeiramente superior.

Disponível por cerca de 50 euros.

[caption]Epson Stylus S20[/caption]

Canon PIXMA iP2600

Ligeiramente mais lenta que os restantes modelos apresentados, mas, ainda assim, com uma resolução de impressão mais que adequada, a PIXMA iP2600, da Canon, reflecte as mesmas características comuns a este segmento, mantendo a capacidade de impressão fotográfica em diversos meios, sem margens.

O tabuleiro da iP2600 tem a vantagem adicional de ser à prova de "acidentes", com um sensor incorporado que impede o encravamento das folhas.

Preço de venda ao público recomendado de 49 euros.

[caption]Canon PIXMA iP2600[/caption]

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.