A estética é um critério de escolha tão bom como outro qualquer. Principalmente se associado a produtos que assegurem todas as funções essenciais à utilização que pretendemos fazer do dispositivo. Então porquê abdicar do que é bonito?
A pergunta pode colocar-se mesmo na altura de procurar produtos aos quais tendencialmente não associamos preocupações do género, como acontece com as impressoras e multifunções, de que nos ocupamos hoje.
O que prometemos é simples, uma seleção de equipamentos que não terá vontade de esconder no armário depois de usar. Ou, pelo menos, que nós não teríamos vergonha de exibir orgulhosamente. Preparado?
Damos início à mostra com aquele que será, provavelmente, um dos nossos equipamentos favoritos do lote de hoje. O "favoritismo" fica a dever-se a características como o design cuidado e compacto que, para além de agradável à vista, acaba por garantir alguma portabilidade na altura de mudar o equipamento de lugar.
A criação é assinada pela HP, que chamou ao modelo Envy 110. O multifunções está disponível em duas cores, branco e preto, e conta com um ecrã tátil que pode facilmente ser colhido, transformando esta impressora e fotocopiadora e scanner numa caixa fácil de transformar. Já o tabuleiro de impressão recolhe automaticamente depois de usado.
[caption]
[/caption]
Com ligação Wi-Fi e uma resolução de impressão até 4800 x 1200 ppp, promete reproduzir "fotografias com qualidade de laboratório" e facilitar a vida a quem pretende usufruir da impressão em movimento.
O equipamento assegura suporte à tecnologia ePrint - que permite imprimir a partir de qualquer parte, utilizando qualquer computador ou dispositivo móvel como um smartphone (sem necessidade de instalação de controladores adicionais), bastando registar a impressora no portal do serviço. O menos atrativo será o preço, situado nos 248 euros.
[caption]
[/caption]
Concorrente direto, em matéria de design retilíneo e inovador, é o Lexmark Genesis S815, que ganhou o prémio "reedot design" em 2011.
Trata-se de um equipamento desenhado para ser usado na vertical e que a fabricante apresenta como "criado para a velocidade", por ser capaz de passar documentos de 1 página para digital em 3 segundos.
Equipado com ecrã tátil de 4,3 polegadas e acesso à Internet sem fios, oferece a mesma resolução de impressão até 4800 x 1200 ppp e um preço que poderá ser um entrave para alguns: 400 euros.
[caption]
[/caption]
Menos proibitiva será, em matéria de custo, a opção que selecionámos do portefólio da Epson. Chama-se Stylus "Small-in-One" SX445W.
Apresentado como "o multifunções mais pequeno da Epson", não deixa de assegurar a ligação sem fios, o ecrã LCD tátil (6,3 centímetros) que facilita a utilização do equipamento mesmo com o computador desligado, ou a impressão a partir de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
[caption]
[/caption]
A empresa acrescenta ainda que o Wi-Fi integrado simplifica a configuração de impressão sem fios dos portáteis e computadores. Dispensando trabalho extra com definições de rede ou cabos USB, já que o SX445W encontra automaticamente as definições de conexão, de modo a configurar-se a ele próprio.
Assegura também entrada para cartões de memória para impressão de fotografias sem PC, mas não oferecer ligação à Internet. A resolução de impressão vai até 5760 x 1440 ppp, num equipamento comercializado a 99,99 euros.
Outra das propostas mais económicas de hoje será a que representa a Brother, e que passa pelo modelo DCP-J315W Wi-Fi, que tal como o da Epson, integra uma placa de rede Wi-Fi, para oferecer funções de impressora, fotocopiadora e scanner, sem fios.
Oferecendo uma resolução de impressão de 6.000x1.200 ppp, garante também a entrada para cartões de memória e um ecrã que, embora pequeno (4,8 centímetros) e não sendo tátil, autonomiza a utilização da máquina da de um computador.
[caption]
[/caption]
O destaque vai para o design apelativo e o tamanho reduzido do equipamento, associado ao facto de dispensar cabos na ligação a outros dispositivos. O preço de venda ao público recomendado no site da marca é de 76 euros, mas encontrámo-lo à venda por valores a partir de 69,90 euros.
Segue-se uma sugestão para os veteranos da fotografia, que não colocariam suas impressões senão nas mãos de profissionais da área. É a pensar nesses que incluímos na lista uma das impressoras criadas pela Canon para otimizar a materialização em papel das imagens captadas pelas suas máquinas fotográficas. Seja como for, pode usá-la para o que bem lhe aprouver.
[caption]
[/caption]
Optámos por um modelo lançado no início deste mês, que é agradável à vista e que não desilude nas características, assegurando, por exemplo, uma resolução de impressão até 4800 ppp.
A nova Pixma MG4150 é apresentada como multifunções compacto, com ligação à Internet e aos serviços Pixma Cloud Link e AirPrint da Apple - que permite imprimir sem necessidade de cabos a partir do iPad, iPhone e iPod Touch, sem que seja necessário instalar qualquer software.
[caption]
[/caption]
A aplicação Easy Photo-Print, da Canon, garante a utilização da impressora sem necessidade de PC e está também assegurada a ligação aos dispositivos Android, a impressão a partir de sites como o Picasa, ou a possibilidade de imprimir imagens a partir de conteúdos de vídeo Full HD.
O novo membro da família Pixma tem chegada às lojas europeias marcada para março, por um preço que ainda não foi revelado.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Ingenuity: O que aconteceu ao helicóptero da NASA que superou todas as expetativas e fez história em Marte? -
Site do dia
Consegue adivinhar um filme a partir de uma imagem? Teste os seus conhecimentos em FrameGuess -
App do dia
Fire Emblem Shadows é uma nova aventura de estratégia da Nintendo para smartphones -
How to TEK
Conversas "aborrecidas" com o ChatGPT? Veja como mudar a personalidade do chatbot da OpenAI
Comentários