Em substituição ou como elemento complementar aos tradicionais mapas, os sistemas de navegação por GPS estão a generalizar-se, disponível em equipamentos proprietários ou telemóveis e PDAs. O TeK propõe-lhe nesta montra alguns dos modelos disponíveis no mercado.


HP iPAQ Travel Companion – Companhia agradável

http://imgs.sapo.pt/gfx/429501.gif

A proposta da HP para a navegação assistida por GPS não se saiu muito bem numa análise recentemente realizada pelo TeK, mas não deixa de ser uma alternativa a considerar na gama de equipamentos, até porque alarga o conceito de simples navegador a leitor multimédia.

O ecrã de 3,5 polegadas é sensível ao toque e facilita a movimentação entre os vários menus e aplicações suportadas no Windows Mobile 5.0, entre as quais uma agenda e contactos, que convém que sejam usadas apenas pelos passageiros, ou pelo condutor quando o carro estiver imobilizado.

O pacote à venda em Portugal tem os mapas da NDrive com as estradas e muitas referências úteis - bombas de gasolina, restaurantes e até radares. O preço é de 459 euros.


NDrive G50 – Criação nacional

http://imgs.sapo.pt/gfx/429487.gif

Produzido pela InfoPortugal, o NDrive tem estado sob os holofotes depois de ter sido oferecido pelo Presidente da República Portuguesa ao Rei de Espanha na visita oficial realizada este ano àquele país. O aparelho conta com mapas de Portugal Continental da Madeira e dos Açores e tem um preço bastante competitivo, estando à venda na Chip 7 por menos de 150 euros.

Por mais 20 euros é possível acrescentar os mapas da Península Ibérica, ou ainda de outros países para onde o utilizador quiser viajar.

O ecrã táctil tem também 3,5 polegadas e conta com uma porta de leitura de cartões SD, sendo o pacote vendido com um fixador para o carro e carregador de isqueiro, como todos os outros equipamentos desta montra.


TMN a navegar

http://imgs.sapo.pt/gfx/429489.gif

A operadora móvel está a apostar também na oferta de sistemas de navegação a combinar com os telemóveis da sua oferta de equipamentos, nomeadamente o Nokia N95 e dois modelos HTC, o P3300 Artemis e o P3600 Trinity. A disponibilidade do terminal da Nokia ainda não está confirmada mas os clientes da TMN que já tenham o HTC P3600 Trinity podem fazer o download da aplicação tomtom Navigator 6 gratuitamente no site da TMN.


Pioneer em ecrã eXtraLarge

http://imgs.sapo.pt/gfx/429495.gif

Com um preço a condizer, a Pioneer tem o sistema GPS com maior ecrã, o AVIC-HD3BT. Com reconhecimento de voz para uma interactividade mais fácil com o condutor, o AVIC tem um disco rígido de 30 GBytes para armazenar até 160 horas de música e mapas detalhados de 26 países da Europa, já pré instalados.

O equipamento tem um sistema Dual Zone Entertainment,mediante o qual cada passageiro pode desfrutar de entretenimento a partir de diferentes fontes. Enquanto o condutor usa o GPS os passageiros podem assistir a um filme em DVD num dos ecrãs opcionais.

Mesmo com estas vantagens, o preço do Pioneer AVIC-HD3BT pode ser desincentivador da compra, já que convenhamos que 2.790 é mais de dez vezes superior à média do mercado.


Sony com montagem Tudo em Um

http://imgs.sapo.pt/gfx/429482.gif

Na renovação da sua linha de sistemas de navegação nav-u, a Sony acrescenta este Verão dois modelos com sistema de montagem mais flexível e ecrã táctil onde são também usados como input os gestos do utilizador.

O NV-U72T e o NV-U52 têm uma ventosa que se dobra facilmente no interior do corpo da unidade para transporte e que facilita a remoção do veículo para evitar os roubos em caso de estacionamento em locais públicos.

Os dois modelos estão também equipados com a tecnologia exclusiva de “Comandos Gestuais” da Sony através da qual basta desenhar uma simples linha, ou forma geométrica, no ecrã com a ponta do dedo para ser guiado a locais habituais como a casa, estacionamento ou estação de serviço.

A diferença entre os dois modelos reside na memória interna, que é de 512 MB no NV-U52 e de 2 GB no NV-U72T, mas também nos mapas incluídos que se estende às rotas europeias neste último modelo. Esta é uma das justificações para a diferença de preços, custando o NV-U72 349 euros e o NV-U52 249 euros.


Acer e a condução com Ferrari

http://imgs.sapo.pt/gfx/429484.gif

A parceria que a Acer mantém com a Ferrari materializa-se também no Pocket PC Ferrari Racing que combina o GPS e a navegação móvel com um computador de bolso, tudo alinhado com as cores e imagem da Ferrari, onde se destaca a capa em cabedal vermelho.

Os mapas usados são os da Navteq pré-instalados que podem ser explorados pela função Powerful Trip Planning, um desenhador de itinerários inteligente que detecta os melhores locais para parar segundo instruções de configuração prévias.

Em relação a outros modelos o Pocket PC Ferrari Racing perde pelo ecrã mais pequeno, de apenas 2,8 polegadas, mas ganha na disponibilização das funcionalidades de computador de bolso suportadas no Microsoft Windows Mobile 5.0 e no pacote de aplicações de escritório, com o Pocket Outlook, MSN, Word, Excel e o novo Power Point Mobile.


Novos modelos Go da TomTom

http://imgs.sapo.pt/gfx/429502.gif

A mais conhecida marca de navegadores GPS apresentou recentemente dois novos TomTom Go, que ganham um design mais esguio e maior ecrã, integrando ainda a tecnologia TomTom Map Share que permite aos utilizadores melhorar os seus mapas de forma imediata e beneficiar dos aperfeiçoamentos feitos por outros utilizadores.

O TomTom GO 720 e o TomTom GO 520 têm um novo ecrã de 4,3 polegadas e um kit de mãos livres Bluetooth que pode ser usado em sintonia com o telemóvel para aumentar o conforto e segurança do condutor. Os dois equipamentos têm também a possibilidade de reproduzir ficheiros MP3 ou ligar-se ao iPod para ouvir música, podendo as músicas e instruções de voz ser ouvidas no rádio do carro através do Transmissor FM incorporado.

Estes dois modelos só estarão disponíveis no terceiro trimestre deste ano, mas quem tiver interesse pode encontrar outros equipamentos da TomTom nas lojas.

Fátima Caçador

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.