A NDrive mostrou hoje a última versão do seu software de navegação. O produto, que começa a ser comercializado a partir do próximo dia 23 de Maio, inclui seis grandes novidades, a que se junta o facto de oferecer compatibilidade com um maior número de sistemas móveis.

Ao contrário das versões anteriores, restritas à utilização em sistemas Windows Mobile, esta V9 passa a funcionar também em sistemas Symbian (usado nos smartphones de marcas como a Nokia, a Samsung ou a LG), no iPhone (a partir de um de Junho) e em sistemas com Android.

Outra novidade é precisamente o tipo de designação dado às versões de software, que a partir de agora passam a ser identificadas pelo ano de lançamento, V9, neste caso.

Entre as principais novidades da V9 do NDrive é possível encontrar novidades mais interessantes para utilizadores profissionais, de interesse genérico para qualquer utilizador e especificamente pensadas para diferentes contextos de lazer.

Nas funcionalidades pensadas para utilizadores profissionais destaque para a possibilidade que passa a existir de pesquisar no software informação sobre empresas. Integram a base de pesquisa disponível mais de 250.000 empresas, referências que se juntam à informação sobre pontos de interesse, já disponíveis nas versões anteriores. Isto permite que o utilizador introduza no sistema o nome da empresa, tenha alguma informação adicional e programe automaticamente a rota para lá chegar.

[caption]Pesquisa de empresas por nome[/caption]

Outra novidade pensada sobretudo para os utilizadores profissionais, mas que pode ser interessante também para outros perfis é a possibilidade dada ao utilizador de criar trajectos encadeados, gravá-los e partilhá-los com outros. Uma função que a empresa admite ter sido pensada para ajudar quem precisa de fazer entregas em vários destinos e quer registar as melhores formas de o fazer para recuperar em ocasiões futuras.

[caption]Trajectos encadeados[/caption]

De interesse mais genérico é a possibilidade que a nova versão do software oferece ao utilizador de seguir um caminho que pode não ser aquele que está cotado como a melhor opção para ligar determinados pontos. A NDrive explica que aqui pretende responder sobretudo a questões práticas como a entrada ou saída numa cidade em horas de trânsito, durante as quais o percurso matematicamente mais adequado pode não se revelar o melhor.

[caption]Múltiplos trajectos[/caption]

Uma outra novidade que a empresa lança com a versão 2009, e espera de grande sucesso, é a informação sobre trânsito. A empresa admite que esta ainda é uma oferta limitada na capacidade para fornecer uma informação abrangente do tráfego na cidade de Lisboa e Porto mas espera conseguir melhorais significativas ao longo do ano, com o aumento do número de pontos de informação a alimentar o serviço. Hoje são cerca de 250 até final do ano deverão passar a 500 ou 600.

[caption]Modo aventura[/caption]

A edição 2009 do software de navegação da NDrive faz também uma piscadela de olho aos aventureiros, com a introdução de um modo aventura. Quando configura o seu sistema para o modo aventura o utilizador fica com uma ferramenta de navegação para actividades fora da estrada. Neste modo não há outra informação pré-carregada, para além daquela que também está disponível no modo normal, o utilizador pode é descarregar da Internet para o sistema de navegação (do Google Maps, por exemplo) diferentes tipos de anotações que podem ajudá-lo a orientar-se em caminhadas, passeios de BTT, passeios de barco ou mesmo durante a pilotagem de uma aeronave.

Finalmente, destaque para um incentivo à partilha de informação no âmbito da comunidade de utilizadores NDrive. As versões anteriores do software já permitiam que o utilizador fosse mapeando restaurantes, bares ou qualquer grupo de locais de interesse nos seus favoritos. Na nova versão pode partilhar essa informação com outros. Se decidir publicar online o que coleccionou, a informação publicada (o que de forma imediata só pode acontecer se o utilizador aceder a partir do telemóvel) ficará disponível para toda a comunidade, que pode votá-la numa lógica de classificação do interesse para quem a vê.

[caption]Comunidades[/caption]

Quando começar a chegar às lojas, no próximo dia 23, a V9 do sistema de navegação NDrive ainda não disponibiliza informação de trânsito, devido a uma parceria que a empresa fez com a TMN e que permitirá à operadora comercializar a funcionalidade em exclusivo por um período de três meses. Após esse período, qualquer utilizador da nova versão terá também acesso à informação dinâmica de trânsito de forma gratuita.

A V9 chegará progressivamente aos vários mercados onde a NDrive está. No caso do trânsito a aplicação estará disponível sempre que existam parcerias com entidades responsáveis pela gestão de câmaras que monitorizem o tráfego. Existem algumas outras funcionalidades que podem ter acesso limitado, quer noutros mercados, quer em Portugal, mas pelo tipo de dispositivo usado para usufruir do serviço, nos casos em que exista conectividade. Por exemplo, a opção comunidades tem uso limitado nos dispositivos de navegação simples só podendo ser usada em pleno com a ajuda de um PC.

Actualizar uma versão antiga do software de navegação NDrive para a nova versão vai custar 20 euros. A compra de uma nova licença custará 40 euros.




Cristina A. Ferreira