Já deu por si a olhar para fotografias antigas e a comentar as diferenças que os anos lhe trouxeram? De certeza que sim! Apesar de, durante esses minutos, perceber que o tempo passou, não deixa de ser divertido e de dar origem a umas boas gargalhadas.

Depois de uma volta aos arquivos da tecnologia, descobrimos as biografias e algumas fotos daqueles que são os responsáveis pelas principais empresas da actualidade, ou pelo menos das que marcam as notícias diárias.

Bill Gates

O seu nome é mundialmente conhecido e associado à fabricante Microsoft. Nascido em 1955, este empresário de sucesso liderou a lista dos mais ricos do mundo desde 1995, altura em que a sua fortuna foi avaliada em mais de 130 mil milhões de dólares. Em 2007 foi destronado da lista por Carlos Slim.

Anos depois de fundar o império Microsoft decidiu dedicar-se à filantropia e a causas humanitárias, doando milhões de dólares a iniciativas relacionadas com a educação.

Paul Allen

Nascido em 1953, Paul Allen foi um dos homens que acompanhou Bill Gates na criação da Microsoft.

Em 1983 afastou-se da empresa quando lhe foi diagnosticada a doença de Hodgkin. Depois de diversos tratamentos, Paul Allen conseguiu finalmente vencer a batalha contra o cancro. Nunca mais voltou para a Microsoft e abandonou definitivamente a sua participação na companhia em 2000.

Para além de, em 1986, ter fundado a Vulcan Northwest, Paul Allen é presidente da Charter Communications e possui uma participação milionária em diversas companhias, entre as quais a DreamWorks Animation.

Steve Ballmer

Presidente executivo da Microsoft há nove anos, Steve Ballmer abandonou a Proctor & Gamble em 1979, altura em que integrou a fabricante para ser nomeado o primeiro director administrativo contratado por Bill Gates.

Aos 52 anos, Ballmer assume o controlo da Microsoft, e este ano foi o orador principal da empresa na CES, substituindo Bill Gates.

As suas apresentações entusiastas marcam a memória dos que acompanham o percurso da empresa, tal como mostra o vídeo que aqui lhe deixamos.

Steve Jobs

No mundo da tecnologia não há quem nunca tenha ouvido falar deste nome. Nascido em 1955, Steve Jobs é conhecido por ser um dos fundadores de uma das principais marcas actuais: a Apple.

Apesar de o seu nome estar directamente ligado ao mundo Mac, Jobs já passou por outras áreas e assumiu diversas funções. Depois de uma luta com os quadros da Apple, Jobs abandonou a empresa criou a NeXT, fabricante que acabaria por ser comprada pela Apple, levando-o novamente às origens.

Entretanto, em 1986 adquiriu a Pixar Animation Studios à Lucasfilm tornando-se CEO da companhia. Actualmente, e depois da venda da Pixar à Disney, Steve Jobs tornou-se o principal accionista individual da Walt Disney.

Considerado o empresário mais influente do mundo em 2007, pela Fortune, Steve Jobs tem surpreendido o mundo nas suas apresentações, que no último ano não aconteceram devido a problemas de saúde.

Eric Schmidt

É, juntamente com Larry Page e Sergey Brin, um dos responsáveis pela Google. Nascido em 1955, Eric Schmidt foi convidado pelos dois fundadores da empresa para ocupar o cargo de CEO daquela que é responsável pelo principal motor de busca da actualidade.

Na altura, a sua actividade estava ligada à Novell, empresa à qual se ligou depois de sair da Sun Microsystems, onde ocupou o cargo de director executivo e responsável pelo desenvolvimento da tecnologia Java.

Antes da Sun passou ainda pelo Laboratório de Informática do Centro de Pesquisa de Palo Alto da Xerox, pela Bell Laboratories e pela Zilog.

Jerry Yang

Nascido na Formosa em 1968, Jerry Yang mudou-se para os Estados Unidos quando tinha apenas dez anos de idade.

Foi neste país que estudou e criou, em 1994 em parceria com o colega de faculdade David Filo, a principal rival da Google, a Yahoo. A ideia partiu de um principio simples: juntar uma lista de todos os sites favoritos aos quais os utilizadores poderiam aceder de forma simples. O nome da empresa acabou por surgir a partir da expressão "Yet Another Hierarchical Officious Oracle!".

Depois de diversas investidas da Microsoft, que quis adquirir a companhia, Jerry Yang viu-se obrigado a desistir da presidência da Yahoo. A sua postura inflexível face às propostas da companhia liderada por Steve Ballmer fizeram com que o accionistas passassem a vê-lo com piores olhos.

Carol Bartz

Foi a sucessora escolhida para Jerry Yang na presidência da Yahoo.

Aos 60 anos, chega à empresa com um currículo brilhante graças à sua passagem pela Autodesk, onde foi CEO quase 15 anos, períoro durante o qual elevou a facturação da empresa de 300 milhões para 1,5 mil milhões de dólares.

Antes de chegar à Autodesk, Carol Bartz ocupou a vice-presidência da Sun Microsystems durante 9 anos, entre 1983 e 1992, e participou do conselho de directores de empresas como a Intel, Cisco e NetApp.

Nota de redacção: Esta montra foi originalmente publicada a 29 de Janeiro de 2009.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.