![Montra TeK: O que é que a Casa do Futuro tem?](/assets/img/blank.png)
Chama-se Kasa do Futuro, com "K", distinguindo-se daquela que é mostrada no Museu das Comunicações, e situa-se no Marvão, a cerca de cinco quilómetros do centro da Ericeira, tendo uma vista deslumbrante sobre a praia de Ribamar.
Construída com recurso à domótica, esta habitação já é considerada a casa mais inteligente do país. Mas o que distingue uma casa do futuro das restantes?
Ver quem está a tocar à campainha, mesmo sem estar em casa, poder abrir a porta através do telemóvel ou do computador e solicitar ao mordomo electrónico que grave o seu programa preferido ou diga quais os produtos em falta na sua dispensa são apenas alguns das possibilidades oferecidas pela domótica.
Este sistema permite ainda a gestão de todos os recursos da casa através da aplicação de automatismo nos sistemas e equipamentos.
Segundo a fabricante, o cooktop por indução Glass Edition é até duas vezes mais rápido que os cooktops convencionais, aquece apenas os alimentos e não os recipientes e detecta se os tachos e panelas estão bem posicionados. Haverá igualmente lugar para, por exemplo, triturar e enviar para uma central de compostagem subterrânea o lixo orgânico, e para ter um caixote para o restante lixo doméstico que abre e fecha automaticamente, sem necessitar de contacto, como os disponibilizados pela Touchless. Já na casa de banho, além da personalização da temperatura da água, as torneiras podem ligar-se à Internet e ser configuradas para lhe apresentar as primeiras noticias da manha ou indicar-lhe as previsões meteorológicas, sempre que tenham tecnologia de reconhecimento facial embutida, como é o caso de um novo modelo proposto pela brasileira iHouse. Numa casa do futuro não vai faltar com certeza, pelo menos uma sanita em que a tampa e o tampo baixem sozinhos - evitando os habituais puxões de orelhas relacionados com o assunto - já para não falar em outras tecnologias embutidas disponíveis no mercado, como as apresentadas pelos modelos Neorest.
Por último uma casa do futuro também tem direito a piscina, mas a uma piscina de iluminação com leds, música debaixo de água, natação contra corrente, hidromassagem, queda de água, cobertura automática, alarme perímetro, tratamento a sal e PH automático, spa integrado e aquecimento por painéis solares e com alguma sorte ecrãs LCD por perto, com direito a comando à prova de água.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Gaia da ESA termina com chave de ouro e um mapa estelar deslumbrante -
App do dia
Está na hora de repensar como capta o mundo. A Zerocam dá uma ajuda -
Site do dia
Como podem as políticas europeias proteger a privacidade dos cidadãos? -
How to TEK
Como configurar as definições SOS de emergência no iPhone
Comentários