(Corrigida e Actualizada)

Mais uma vez as especulações que antecipam as apresentações da Apple não couberam dentro do saco da realidade. O anúncio dos novos modelos realizado ontem ao final do dia não trouxe o esperado MacBook low cost, cujo preço tinha sido apontado para os 600 euros, mas um modelo com preço a rondar os 1.200 euros que não perde os toques "à la Mac".

De acordo com dados da empresa, a integração destas características nos novos modelos com estes preços representa para os clientes poupanças de cerca de 700 dólares, o que pode não ajudar muito a quem estava à espera de preços mais "simpáticos". Porém, não vale a pena perder já a esperança de encontrar um Mac na prateleira dos low cost. Em jeito de compensação a Apple vai colocar no mercado um modelo de mais low profile, por um preço que ronda os 950 euros mas que não goza das características de topo dos novos MacBook, como o chassis em alumínio, os novos ecrãs e o processamento gráfico NVIDIA.

[caption]Família de novos MacBook[/caption]

O chassi de alumínio e a garantia de qualidade dos gráficos NVIDIA são mesmo os principais pontos fortes dos novos modelos da família MacBook. A construção do chassi num único bloco de alumínio é uma nova conquista de engenharia e deverá estender-se aos próximos portáteis da Apple, garantindo mais durabilidade, qualidade no acabamento e leveza.

A nova trackpad Multi-Touch é também outro dos elementos a realçar nos novos MacBook, melhorando a detecção de gestos para activar o Exposé ou mudar entre aplicações com um simples toque. Toda a superfície da trackpad é um botão e o utilizador pode ainda definir por software botões virtuais substituindo, por exemplo, a funcionalidade do botão do lado direito do rato.

[caption]MacBook trackpad[/caption]

Reclamando o título de notebook mais verde, a Apple cumpre a normas Energy Star 4.0, EPEAT Gold e RoHS, o que poderá fazer com que a Greenpeace passe a incluir estes MacBooks no seu gráfico de equipamentos amigos do ambiente. Foram eliminados os brominados e os PVC dos cabos e componentes, assim como o mercúrio dos displays que são feitos com vidro livre de arsénico.

Os ecrãs LED retroiluminados são também mais ecológicos e consomem menos 30 por cento de energia do que os seus antecessores.

Ao nível da performance gráfica, e apesar do preço, a Apple decidiu não dispensar uma placa dedicada e integra a nova NVIDIA GeForce 9400M com processador gráfico 3D que melhora em cinco vezes o desempenho dos anteriores MacBook e MacBook Air. A empresa trabalhou em conjunto com a NVIDIA no desenvolvimento deste processador e é a primeira a colocá-lo no mercado.

O novo MacBook com ecrã de 13,3 polegadas pesa 2,25 Kg e tem 24 mm de espessura, estando disponível em modelos com processador Intel Core 2 Duo a 2 GHz e disco de 160 GBytes ou processador de 2,4 GHz e disco de 250 GBytes. No primeiro caso o preço base é a partir de 1.299 dólares, custando em Portugal 1.199 euros, enquanto o modelo com processador de 2,4 GHz já irá custar cerca de 1.500 euros.

O MacBook Pro pesa um pouco mais em termos de quilogramas, mas também de performance e peso. com os mesmos 24 mm de espessura o peso sobe para os 2,75 quilos e o preço para os 1.999 dólares, 1.799 euros em Portugal. O ecrã é de 15,4 polegadas e o processador é também o Core 2 Duo da Intel, a 2,4 GHz, acompanhado de 2GB te memória RAM e um disco de 250 GBytes. A nível de gráficos os novos MacBook Pro combinam a NVIDIA GeForce 9400M com o processador gráfico 9600M GT. Há ainda um modelo com processador de 2,53 GHz, com disco de 320 GB, mas o preço é naturalmente mais alto, custando em Portugal 2.249 euros.

Os novos modelos estão já disponíveis no mercado norte americano mas o novo MacBook Air só chega em Novembro. Estes equipamentos vão ser apresentados numa conferência marcada para esta sexta-feira, dia 17 e já estão disponíveis a loja Apple portuguesa, sendo o prazo de entrega previsto de 7 dias úteis.

Em jeito de compensação low cost a Apple vai ainda colocar no mercado uma versão actualizada do MacBook de 13 polegadas, em branco e sem o chassi de alumínio, com um processador Intel Core 2 Duo de 21, GHz e disco de 120 GB pelo preço de 999 dólares, que na loja portuguesa vai custar 949 euros.

A Apple renovou também o modelo MacBook Air, que mantém a leveza e o baixo perfil que o caracterizam mas inclui agora também a nova GeForce 9400M da NVIDIA e também aumenta a capacidade de disco para 120 GB, por um preço a partir de 1.799 dólares, que custará 1.699 euros no mercado português. Estes novos modelos só estarão à venda em Novembro.

Todos os novos modelos têm uma porta Mini DisplayPort para se ligarem aos novos ecrãs também ontem apresentados pela Apple, os LED Cinema Display. Com um ecrã de 24 polegadas LED retroiluminados, estes displays podem ser uma boa solução para acompanhar os notebooks quando em utilização "fixa", integrando já uma câmara de vídeo, microfone e colunas numa "embalagem" elegante, como é habitual.

Estes ecrãs estarão à venda em Novembro por 899 dólares, sendo de 849 euros em Portugal. Este modelo só está disponível em Novembro

Nota da Redacção: [13:37] A notícia foi corrigida na referência à disponibilidade dos equipamentos. De facto apenas o novo MacBook Air e o LED Cinema Display ainda não estão à venda, sendo disponibilizados apenas em Novembro. Os restantes modelos já estão disponíveis.
Foram ainda acrescentados os preços para Portugal, que o TeK solicitou entretanto à Apple, para substituir a mera conversão de valores de dólares para euros que naturalmente apenas pretendia enquadrar a informação já que a aposição de preços para Portugal nunca corresponde a esta conversão directa.