De soluções que permitiam ao utilizador possuir um número pessoal e outro profissional usando um único terminal móvel, os dispositivos Dual SIM são cada vez mais uma forma de reduzir os gastos nas comunicações de voz entre assinantes de diferentes operadores móveis.


Um número da TMN e outro da Vodafone, por exemplo, ambos no mesmo equipamento e sempre prontos a usar, será uma forma de contornar o valor crescente dos tarifários aplicados nas chamadas de diferentes operadoras. E, claro está, os Dual SIM continuam a servir para quem deseja separar o telefone profissional do pessoal, mas não gosta de trazer dois terminais no bolso.


No reino dos telefones móveis com capacidade para funcionar com dois cartões SIM, três marcas destacam-se no mercado português: AEG, Nokia e Samsung, todas elas com modelos comercializados há vários anos, entre versões simples e terminais do tipo slide, ou com teclado QWERTY.


Nas últimas semanas todas estas marcas lançaram em Portugal novos modelos, que mantêm como principal destaque a utilização dos dois cartões SIM, mas como novos argumentos ao nível do design, das funcionalidades e da duração das baterias.


O TeK mostra-lhe alguns deles…


Nokia Asha 205 e 206

Os dois mais recentes membros da série Asha da Nokia, com chegada ao mercado português prevista para as próximas semanas, possuem ambos versões específicas para usar com dois cartões SIM em simultâneo.


Um deles é o Asha 205, um terminal low-cost equipado com teclado QWERTY e já referido aqui no TeK, que inclui uma bateria com capacidade para suportar um modo de stand-by durante 25 dias, usando os dois cartões.

[caption]Montra TeK- Dual SIM - Nokia Asha 205[/caption]



[caption]Montra TeK- Dual SIM - Nokia Asha 206[/caption]
Já o Asha 206 assume a forma de um telemóvel com teclado alfanumérico, com ecrã de 2,4 polegadas, cuja versão Dual SIM mantém as características do modelo convencional - câmara com 1.3 Megapixéis, acesso à Internet, acesso a redes sociais e caixas com acabamento em ciano, amarelo e magenta.


Comum aos novos Nokia com funcionalidades Dual SIM é a utilização da tecnologia EasySwap, que permite trocar os cartões SIM sem necessidade de desligar o aparelho nem retirar a bateria.


Quer o Asha 205, quer o modelo 206, têm um PVP estimado de 50 euros, valor que exclui subsidiações ou descontos associados a um operador.



AEG Dual SIM AX410

Acabado de chegar ao mercado português, o AX410 é mais uma arma da AEG no mercado dos terminais com capacidades Dual SIM, neste caso através de um smartphone com ecrã tátil de 3,5 polegadas.

[caption]Montra TeK- Dual SIM - AEG Dual SIM AX410[/caption]

É um modelo que funciona sobre o sistema operativo Android 2.3, inclui um processador a 1GHz, câmara com sensor de 5 Megapixéis e uma versão frontal para videochamadas, a que se junta o já convencional leitor de ficheiros multimédia.


Além de permitir usar dois números de telefone em simultâneo - do mesmo operador ou de operadores diferentes - o AX410 disponibiliza acesso 3G, ligações Wi-Fi e Bluetooth, bem como recetor de GPS.


O terminal vem acompanhado por um cartão de memória com 4GB de capacidade, suportando cartões microSD com capacidade até 32GB.



O preço recomendado, livre de operador, ronda os 139,90 euros.




Samsung Galaxy S Duos

O fabricante sul-coreano continua a associar a submarca Duos aos seus telemóveis e smartphones com capacidade de funcionar com dois cartões SIM em simultâneo.

[caption]Montra TeK- Dual SIM - Samsung Galaxy S Duos[/caption]

A proposta mais recente a chegar ao mercado português insere-se na gama de smartphones Galaxy, através do S Duos, um modelo com ecrã de 4 polegadas, câmara com sensor de 5 Megapixéis, processador de 1GHz, Wi-Fi e suporte 3G.


É um terminal a espreitar assumidamente os utilizadores profissionais que procuram as funcionalidades típicas de um Galaxy, mas numa versão para dois cartões, aqui num modelo assente no sistema operativo Android 4.0, que permite a criação de duas agendas independentes, cada uma associada a um número de telefone.


Ao nível da autonomia - fator crítico em modelos deste género - a Samsung apostou numa bateria de 1500mAh, que promete até 650 minutos em funcionamento e 750 horas em modo de stand-by, ambos os valores associados a uma utilização em redes 3G.



O Samsung Galaxy S Duos inclui 2GB de memória interna e uma ranhura para cartões microSD com capacidade até 32GB.


O preço é cerca de 300 euros, sem vinculação.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.