Depois de sucessivos rumores, os mais recentes dão conta de que o iPad vai estar nas lojas a 26 de Março. Confirme-se ou não, enquanto o mercado aguarda a chegada da nova coqueluche da Apple, a concorrência mais directa ultima estratégias para rivalizar com o dispositivo híbrido.

Ainda se discutia o lançamento ou não de um tablet por parte da Apple, já o gadget gerava grande debate, com os rumores de antecipação sobre as intenções e modelos a escolher pela empresa de Steve Jobs. O movimento ganhou maior fôlego com o anúncio oficial.

De momento, a "guerra" dos "computadores-de-mão" parece não ter fim à vista, com anúncios de equipamentos que misturam a componente de PC, com leitores de ebooks, que ao mesmo tempo piscam o olho à telefonia e até já põem consolas de jogos "ao barulho". É o caso da Sony.

A fabricante fez saber, logo após o anúncio da Apple, que também estava interessada no mercado dos tablets e, no final da semana passada, o Wall Street Journal dava conta que a empresa japonesa está a preparar vários produtos multifunções, com chegada prevista ao mercado ainda este ano.

Um dos produtos destacados combinará computador portátil, leitor de livros electrónicos e consola de jogos. O jornal norte-americano falava também de um smartphone a partir do qual será possível fazer downloads e jogar títulos da PlayStation.

[caption]Toughbook C1[/caption]

Já a Panasonic anunciou recentemente o lançamento do Toughbook C1, o primeiro tablet na sua linha de computadores robustos.

A máquina na verdade é conversível: pode funcionar como um notebook tradicional ou, virando o ecrã multitouch de 12 polegadas e fechando-a sobre o teclado, como um tablet.

Quando equipado com duas baterias, o Toughbook C1 oferece autonomia de até 10 horas, pesando 1,6 Kg. Segundo a Panasonic, o processador de 2.4 GHz, HD de 250 GB e RAM expansível a até 8 GB oferecem "o desempenho de um desktop".

Uns dias antes, a HP apresentava aposta semelhante no que diz respeito à versatilidade: o HP EliteBook 2740p, um computador que pode ser tablet e notebook à vez.

[caption]HP EliteBook 2740p[/caption]

O modelo tem 1,7 Kg e um ecrã de 12,1 polegadas e pode estar equipado com processadores Intel Core i5 ou i7. Feito em alumínio e magnésio, o 2740p deverá chegar ao mercado norte-americano com um preço que ronda os 1.600 dólares.

[caption]Classmate 2010[/caption]

No início do mês, também a Intel dava a conhecer a mais recente versão do seu Classmate, que em 2010 combina o tradicional modelo de portátil em "concha" com um tablet, rodando o ecrã sobre o teclado.

Já esta semana foi a vez da Microsoft ficar sob os holofotes. Os rumores sob o suposto tablet da gigante da informática ganharam novo alento com a publicação recente de vídeos e fotografias pelo Engadget, que garantia ter recebido a informação de "fonte extremamente fiável".

O Courier será um misto entre leitor de ebooks e tablet, composto por dois ecrãs - tácteis -, de modo a funcionar como uma espécie de "jornal digital".

[caption]Microsoft Courier[/caption]

O dispositivo terá cerca de 2,4 centímetros de espessura e um peso de 450 gramas. O seu design semelhante a um pequeno livro faz com que, uma vez fechado, não ocupe mais de cinco polegadas por sete.

Segundo o Engadget, o sistema operativo incluído será um "derivado" do utilizado no leitor multimédia Zune HD da empresa, ou nos seus novos Windows Phones série 7.

Alegadamente, o Courier estará pronto a lançar durante a segunda metade de 2010.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.