Muito se tem escrito e dito ao longo dos últimos anos nas e sobre as muitas páginas pessoais existentes por essa Internet fora. Os blogs são usados de diferentes formas por quem os cria. Entre desabafos, críticas, informação, comentários, acusações ou declarações de amor, há de tudo um pouco…

Dada a popularidade que o fenómeno assumiu, mesmo no campo profissional - para as empresas ou no sector dos media -, não tardaram a surgir iniciativas destinadas a premiar quem gosta de usar uma parte (grande ou pequena) do seu tempo a "alimentar" com caracteres, imagens e afins as suas páginas e "contas".

[caption][/caption]

Os Weblog Awards, conhecidos como Bloggies, ou os Blogger's Choice Awards podem ser bons exemplos internacionais, tal como o The BOBs, organizado pela cadeia noticiosa Deutsche Welle, que tem uma categoria para blogs em português. O galardão vai na sua sétima edição e apresentou recentemente a lista de candidatos a melhores blogs da Web de 2011.

[caption][/caption]

Os 187 seleccionados foram escolhidos entre as mais de 2.000 sugestões feitas pelos internautas e estão agora a votos, por parte do público, divididos por 17 categorias. Paralelamente há também um júri que escolhe o seu candidato preferido.

Portugal consegue estar mais uma vez representado na selecção final de candidatos, com o blog Movimento Anti-corrupção, que concorre na categoria de "Melhor Blog de Activismo Social".

Mas há mais concorrentes a falarem português, só que com sotaque brasileiro. É o caso das três propostas na categoria "Best Blog Portuguese" ou do "Arquitetura acessível", na categoria geral "Best Blog". As votações decorrem até 11 de Abril próximo.

E por falar em português e Portugal, por cá também temos algumas iniciativas destinadas a premiar a criatividade ou esforço na actualização diária das páginas pessoais de cada um.

[caption][/caption]

É o caso dos Super Bock Super Blog Awards, promovidos pela marca de cerveja, cuja última edição decorreu em 2009/2010, ou dos recém-criados Prémios Combate de Blogs, promovidos pelo programa da TVI24 com o mesmo nome.

Já este ano realizou-se mais uma edição dos Tweets de Ouro, um galardão que pretende dar a conhecer os utilizadores da rede de microblogging que mais se destacaram, entre a comunidade, ao longo do ano. Os prémios foram entregues este domingo.

[caption][/caption]

Neste caso, além do derradeiro Tweet de Ouro 2011 - destinado a destacar "aqueles que estão no Twitter logo que se levantam, ao pequeno-almoço, no trânsito, no trabalho, no coffee Break, ao almoço, ao jantar, ao serão e ao deitar" e que têm "milhares de tweets, imensos followers, carradas de friends, em suma são os maiores do Timeline", arrecadado por @pedroaniceto - havia mais 28 categorias a concurso.

"Cada tiro, cada melro", destinada a premiar "os users que em cada tweet nos fazem rir, pensar ou ter saudades quando não está"; "Early bird", para tuiteiros que parecem não dormir; "Nonsense", para distinguir uma realidade paralela e alternativa muitas vezes apenas perceptível nas mentes brilhantes (ou doidas) dos seus criadores; "Valise de carton", para tuiteiros portugueses que saíram de Portugal mas que a ele regressam em cada tweet; "Common people", "Doidos da bola", "Animais que falam", "I´m so sexy", "Tuito tal como falo", "****-**, *******, **** *** *****!", "Os políticos também twitam.", e "Tuíto tudo e mais umas botas" estão entre os exemplos, digamos, mais originais.

Uma vez que o número de categorias era extenso, o número de vencedores resulta igualmente de grande dimensão, logo citamos apenas as "moradas" de alguns dos melhores microbloggers, segundo os Tweets de Ouro 2011. São eles @omalestafeito Ops! (Cada tiro, cada melro), @Zeavy (Early Bird), @rodbispo (Nonsense) ou @liawhiting1 (****-**, *******, **** *** *****!).

A lista completa vai poder ser vista, ainda durante esta segunda-feira, na página dos Tweets de Ouro, prometem os organizadores do evento. Por isso, se quiser perceber o que faz dos premiados “microbloggers de sucesso” na sua categoria, é espreitar mais daqui a pouco.

Patrícia Calé