Não é demais voltar a um tema que passou a ser o novo tabu de grande parte dos utilizadores de computadores: os backups. Se acha que este não é um tema importante, puxe pela memória e tente lembrar-se da última vez que fez uma cópia de segurança dos seus dados para um disco redundante...

Pois é...

Mesmo com a melhoria da qualidade e fiabilidade dos discos, sejam eles de computadores "fixos" ou portáteis, os desastres acontecem e o número de drives "queimadas" diariamente deixaria de pé atrás qualquer utilizador que tenha milhares de fotografias, vídeos e outros documentos guardados num único local. O que toca certamente a todos nós (ou pelo menos à maioria...).

São muitas vezes várias sequências de férias e fins de semana memoráveis guardados através de fotografias, os vídeos dos primeiros passos dos filhos, a festa de aniversário em que reuniu os amigos, enfim, toda uma vida em formato digital que corre o risco de perder se não tiver cautela com os backups. Já para não falar na colecção de música...

Apesar do "tabu", não é dificil estabelecer rotinas para backups de dados, embora o software disponibilizado nos sistemas operativos não seja muitas vezes o mais intuitivo. Mais do que estes "pormenores", uma das questões mais relevantes é a existência de um disco externo, ligado normalmente ao PC através da porta USB, para onde os dados são copiados, naquilo que os informáticos gostam de chamar de "sistemas redundantes".

Com o custo do armazenamento em disco a baixar rapidamente, o investimento na compra de um disco externo não é grande e a maior parte das marcas inclui algum software que depois facilita a configuração das rotinas de backup.

É verdade que os processos demoram tempo, mas também não é preciso ser preciosista e fazer backups diários ou semanais. A frequência deverá ser definida de acordo com a actualização que faz dos arquivos. Ou seja, se só acrescenta fotos e vídeos na altura de férias, pode espaçar mais as salvaguardas de dados.

Para que deixe de ter desculpas e adiar mais a decisão de fazer backups, seleccionámos três discos extrenos que pode encontrar nas lojas. Terá de despender algumas dezenas (ou centenas) de euros, mas será melhor do que ter de enfrentar o desalento de ter perdido "fatias" da sua vida por falhas técnicas...

[caption]Nome da imagem[/caption]
Uma das opções é o Little Disk da LaCie. Como o nome indica, é pequeno por fora mas grande por dentro, com os seus 500 GB de espaço de que pode usar e abusar para guardar fotografias, música e vídeos ou outros ficheiros.

O tamanho reduzido e design tipo "caixa de fósforos" quase convidam a trazê-lo no bolso, mas a menos que queira transportar os ficheiros entre duas localizações o ideal é deixá-lo em casa quietinho, de preferência não ligado ao PC a menos que esteja a fazer backups.

O preço não é também pequenino e o Little Disk pode ser encontrado nas lojas da Vobis por cerca de 120 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]Igualmente de pequena dimensão e design mais agradável, o XD1 da LG coloca também ao dispor da imaginação do utilizador 500 GBytes de espaço por um preço ligeiramente abaixo do Little Disk, 104,9 euros.

Este modelo está à venda na Chip7 e parte dos mesmos conceitos de portabilidade e ligação USB ao computador para facilitar a vida dos utilizadores.

A performance é assegurada por uma velocidade de 5400 rpm, uma memória buffer de 8 MBytes e uma transferência de dados de 480 Mbits por segundo.

No preço está também incluída uma bolsa de transporte em pele.

Em cores arrojadas, os novos da Verbatim garantem também os mesmos 500 GBytes de disco. Com um peso de 161 gramas e um design ultra portátil, estes equipamentos distinguem-se sobretudo pelas cores, que fogem do tradicional preto e branco, apostando também em nomes elucidativos, como "Sun Kissed Yellow", "Eucalyptus Green", "Hot Pink" ou "Volcanic Orange".

[caption]verbatim[/caption]

A velocidade é de 5.400 rotações por minuto e a transferência pode chegar aos 480Mbits por segundo, através da porta USB. A energia é fornecida pela mesma ligação.

O software incluído no pacote é o "Nero BackItUp 4 Essentials" que permite aos utilizadores fazer cópias de segurança do computador portátil ou desktop no disco externo de forma fácil.

Há ainda outras opções no mercado, com espaço para guardar dados igualmente generoso e portabilidade semelhante. às vezes a escolha é uma questão de preço, ou de oportunidade de uma determinada promoção, mas tome atenção à velocidade do disco e ao pacote de software incluído, que podem fazer a diferença na utilização.

Nota da Redacção: Este artigo foi originalmente publicado a 21 de Maio de 2009, sendo revisto e actualizado com mais informação e equipamentos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.