![Montra TeK: Satellite mais ecológicos](/assets/img/blank.png)
Até final do mês a Toshiba coloca à venda no mercado português quatro novos portáteis. Além de pertencerem todos à gama Satellite, os equipamentos têm algo mais em comum. Todos utilizam a tecnologia EcoUtility, que permite ao utilizador fazer uma gestão mais eficiente da energia gasta, enquanto utiliza o equipamento.
Para fazer funcionar a tecnologia, o utilizador deve trabalhar em eco mode. Quando este modo de poupança é activado o brilho do ecrã é esbatido e a retro iluminação do teclado e iluminação LED desligados. A temporização do modo de suspensão da drive de disco rígido, do ecrã e do encerramento do sistema também é reduzida.
No portátil, o utilizador pode acompanhar o impacto das suas opções em termos de consumo energético. A informação é disponibilizada em forma de gráfico, que mostra a variação de watts a cada momento, a verde. A fabricante garante que as poupanças resultantes da utilização do EcoUtility podem chegar aos 25 por cento.
Uma percepção evolutiva das poupanças também é possível, já que toda a informação registada em eco mode, em diferentes sessões, pode ser guardada numa área de histórico e visualizada por dia, semana ou mês.
Quando usado a partir de Windows 7, o Eco Utility permitirá definir uma opção através da qual o utilizador pode conhecer as emissões de CO2 provocadas pela "sua computação", um indicador que será calculado de acordo com a taxa de eficiência de geração de energia nacional da associação japonesa de empresas do sector, a JEMA.
Os modelos mais amigos do ambiente
Um dos Satellite desenhado para integrar a tecnologia é o A500 que, tal como o U500, integra um sensor táctil Eco Utility dedicado, para um acesso mais directo à ferramenta. Responder às necessidades de quem gosta de entretenimento e multimédia são as preocupações do modelo, garante a Toshiba.
O ecrã panorâmico em alta definição, de 16 polegadas e com formato 16:9, faz par com as colunas Harman Kardon, por onde pode sair o som dos programas de TV suportados pelo sintonizador integrado (para emissões analógicas e em TDT).
[caption][/caption]
Sobre o modelo, que vai custar 889 euros, importa ainda referir que as funcionalidades multimédia podem ser comandadas à distância, graças à interface HDMI CEC. A memória pode chegar aos 8 GB e o disco aos 500 GB.
O Satellite U500 é outra das escolhas da Toshiba para integrar a ferramenta de poupança de energia. Este membro da família dos ultra-portáteis conta com ecrã de 13,3 polegadas em pouco mais de 2 quilos de peso, que escondem uma memória de 4GB e um disco rígido de 320 GB.
[caption][/caption]
O design é uma das apostas da Toshiba neste modelo, com um design texturado e uma cor menos tradicional nas opções habituais da marca, o castanho. O U500 também tem preços a partir de 899 euros.
[caption][/caption]
Falta ainda referir o Satellite L500 de 15,6 polegadas num ecrã HD Trubrite 16:9 e o Satélite L550, utilizador da mesma tecnologia no seu ecrã de 17,3 polegadas com retro iluminação LED.
Em comum os dois equipamentos têm ainda a tecnologia de reconhecimento facial Toshiba, que funciona através da câmara integrada, e que pode ser usada para entrar no PC ou em aplicações específicas que o utilizador pretenda proteger. Ambos os modelos partilham também um disco de 500 GB e podem partilhar o Intel Core 2 Duo, em ambos opções possíveis mas não exclusivas.
O L500 tem um preço recomendado a partir de 699 euros e o L550 preços a partir de 899 euros.
[caption][/caption]
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários