A Samsung apresentou hoje as primeiras novidades nacionais da sua nova plataforma de conteúdos de TV. O conceito Smart TV da fabricante já correu algumas feiras de tecnologia, desde a apresentação da ideia no ano passado, mas ainda está em fase de arranque nos vários mercados em que a empresa está presente. 120 Países, incluindo Portugal já podem explorar a novidade, se a sua TV o permitir.




Hoje a fabricante fez uma apresentação local do serviço em parceria com a Portugal Telecom, a primeira empresa a preparar as suas aplicações para a plataforma que vai beber à loja de aplicações desenvolvida pela Samsung, também para o universo dos smartphones.



Com sabor português, a Smart TV conta a partir de hoje com o Sapo Farmácias, Sapo Vídeos, Sapo Kiosk e Sapo Fotos. Todas de acesso gratuito. Como explicou ao TeK Celso Martinho, director técnico do Sapo, os desenvolvimentos para a Samsung Apps não vão ficar por aqui e estão na calha novas aplicações.



Na primeira selecção a empresa optou pelo critério de popularidade, levando para a loja as aplicações que têm reunido maior interesse dos utilizadores nas plataformas de conteúdos em que a marca tem colocado os seus produtos.



Celso Martinho admite que é legitimo supor que nos próximos tempos saltam para o ecossistema de conteúdos à disposição de quem experimenta uma TV Samsung com ligação à Internet, a generalidade dos canais de conteúdos e aplicações que a empresa tem levado para lojas como o Android Market ou a App Store da Apple, aquelas em que têm obtido maior sucesso.



Por exemplo, o acesso ao Sapo Farmácias na TV permite aceder a informação sobre as farmácias mais próximas dos utilizadores na altura em que faz a pesquisa. Esta informação de proximidade pode ser alterada, mas é a que é apresentada ao cliente por defeito.



O Sapo Kiosk é outra das aplicações disponíveis, para garantir um acesso mais fácil aos principais títulos da imprensa e respectivas manchetes.

[caption]Smart Tv[/caption]

No caso da Portugal Telecom alguns próximos passos no sentido de contribuir para aumentar a oferta à disposição de quem vê televisão com vontade de ser mais que um mero espectador podem passar pelo Sapo Sabores, Desporto ou Saúde.



A prazo, a Samsung também conta reforçar o leque de parcerias locais para o desenvolvimento de aplicações. Francisco Lopes, responsável pela área de infra-estruturas da Samsung Electrónica Portuguesa, assegurou aliás ao TeK que já há desenvolvimentos em curso, mas para já não revelou quais.



A nível europeu a plataforma conta actualmente com cerca de 200 aplicações, que estão residentes na loja da fabricante que, através do acesso TV, restringe a oferta aos conteúdos preparados para a visualização através deste suporte.

[caption]SmartTV[/caption]

O Facebook integra a oferta, na categoria de serviços sociais. Fazem ainda parte da oferta serviços de música (como o YouTube), serviços de vídeo on demand ou comunicações, como o Skype.



Neste caso concreto a fabricante explica que está disponível a possibilidade de fazer videoconferência, embora requeira a utilização de um acessório. A Samsung vende uma câmara que pode ser ligada à TV e que foi desenhada para atenuar o eco e garantir alguma qualidade na comunicação.



Todos os serviços acessíveis através de uma conta de utilizador, como o Facebook, podem ser configurados no serviço com diferentes perfis.



A navegação na plataforma é simples e, como demonstrou a empresa, permite uma transição suave entre a TV e o serviço online que suporta a oferta de conteúdos adicionais. A interface também é intuitiva e permite organizar as aplicações a partir de vários critérios, como já acontece na loja quando o utilizador acede a partir de outro suporte.

[caption]Smart TV Samsung[/caption]

As Smart Tv da Samsung são basicamente os equipamentos que dispõem de ligação à Internet. Boa parte dos modelos lançados este ano pela fabricante em Portugal integram esta categoria o que garante o acesos à plataforma em dispositivos a partir de 700 euros.

Contudo, a Samsung precisa que a tecnologia internet@tv está disponível nos televisores LED, LCD e Plasma nas séries 6, 7, 8 e 9.

Espreite o vídeo preparado pela empresa para ver o conceito em acção.