O carregamento sem fios já não é uma novidade, mas não ainda não conseguiu convencer toda a gente. O leque de smartphones e wearables que suportam esta funcionalidade é cada vez mais vasto, e atualmente já é possível comprar carregadores sem fios em qualquer loja, dos mais clássicos aos mais originais. Mas vale a pena?

Deixamos algumas sugestões de telefones e carregadores atualmente disponíveis no mercado nacional.

Como funciona o carregamento sem fios?

O carregamento wireless funciona por indução magnética - a energia eletromagnética é convertida em energia da bateria dentro do telefone. Na prática, o que os consumidores têm de fazer é: ligar o carregador sem fios à corrente, garantir que têm um smartphone compatível e pousá-lo em cima carregador.

Funciona com todos os smartphones?

Não. A Samsung suporta o carregamento sem fio desde que o Galaxy S6, a Huawei desde o Mate 20 Pro e a Apple começou com o iPhone X e iPhone 8 e iPhone 8 Plus. Mas há mais opções, a Xiaomi, a LG, a Sony e a Nokia também já têm modelos com esta tecnologia. Siga mais abaixo algumas das nossas sugestões.

O que é o carregamento reversível sem fios?

Alguns smartphones disponibilizam uma funcionalidade designada como carregamento reversível sem fios, ou seja, que permite carregar outros smartphones compatíveis. Como? Através do carregamento wireless. Basta ativar esta opção, colocar um smartphone encostado/sobre o outro e deixar carregar. A Huawei e a Samsung são duas das marcas com modelos já equipados com esta tecnologia.

Todos os carregadores sem fios são compatíveis?

Atualmente podemos dizer que sim. O padrão Qi, desenvolvido pelo Wireless Power Consortium (WPC), foi o adotado pelos principais fabricantes de smartphones - Samsung, Apple, Sony, LG, HTC, Huawei, Nokia, Motorola e Blackberry – e está a ser integrado em várias plataformas. O Powermat ainda entrou na corrida, mas saiu a perder.

O Qi possui diferentes especificações de energia. 5W é o mínimo, alguns aparelhos suportam 7,5W, 10W e até 15W. A próxima série de equipamentos pode chegar aos 25W. Quanto mais elevado o valor, mais rápido o carregamento. Quando adquirir um carregador sem fios, certifique-se que o seu telefone é compatível com esta tecnologia.

Vale a pena investir num carregador sem fios?

Depende. Os carregadores sem fio são práticos, mais estéticos e muito simples de utilizar. Se passar várias horas dentro de um carro, pode inclusive substituir o cabo por um suporte que integre já esta tecnologia. Desta forma, poderá utilizar livremente o telefone e garantir que este está sempre carregado. Mas também existem desvantagens…

Vantagens:

• Mais fáceis de utilizar
• Mais seguros
• Menor risco para entrada de carregamento do telefone.
• Mais estético (sem cabos)
• Maior comodidade

Desvantagens:

• Carregamento mais lento (o carregamento rápido só é valido para carregamento com fio)
• Eventuais falhas (telefone pode escorrer ou sofrer toque e parar o carregamento)
• Não pode usar o telefone e carregar ao mesmo tempo

Se está a pensar adquirir um carregador wireless fique atento a três pontos:

  • Existem modelos que funcionam apenas como base (telefone fica na horizontal) e outros como stand (telefone fica na vertical). Este último modelo pode ser o mais indicado para quem pretende usar o carregador em cima de uma secretária – facilita a visualização e utilização.
  • Alguns carregadores são escorregadios. A base é demasiado lisa e o nível de aderência é muito baixo. Ou seja, a probabilidade de o telefone deslizar é maior, o que pode comprometer o carregamento e a segurança do aparelho. Opte por um modelo com uma estrutura mais fixa.
  • Verifique a compatibilidade do seu telefone.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.