O luxo e a ostentação são factores eternos da condição humana e encontram expressão em todo o tipo de produtos, desde relógios mecânicos a tecidos e mesmo a computadores. Os telemóveis não fogem a esta regra e se alguns terminais justificam o seu preço astronómico pela inclusão de tecnologias e funcionalidades inovadoras, outros há cuja única justificação é o porque sim. Porque oferecem uma experiência de luxo incomparável e imediatamente perceptível por todos os espectadores. Pela nobreza dos materiais de construção. Pela exclusividade ou por qualquer outro factor não relacionado directamente com funcionalidade e características técnicas.



Acrescente-se a isto o facto de o telemóvel representar, hoje em dia, um dos objectos mais pessoais e presentes na vida do dia-a-dia - um lugar anteriormente preenchido, por exemplo, pelo relógio - e teremos presentes todas as condicionantes necessárias para que os fabricantes cedo se apercebessem do enorme potencial do mercado de telemóveis de luxo.



A oferta é também, bastante variável, passando por telemóveis com preços equiparados aos do segmento da inovação, a terminais com preços pura e simplesmente estratosféricos.



Nokia 8800 Sirocco Edition



A Nokia mantém, há já algum tempo, uma linha de telemóveis dedicada ao luxo e aos materiais e processos de fabrico nobres. Sob a designação Nokia 8xxx já foram lançados terminais construídos exclusivamente em alumínio, titânio ou aço, representando o 8800 Sirocco Edition, disponível em dourado, prateado ou negro, uma das mais recentes propostas da fabricante finlandesa.



Tal como os seus antecessores, o 8800 não se destaca pela inclusão de tecnologia de ponta, estando mesmo um pouco atrás dos terminais de média gama da Nokia. No fundo, trata-se de um telemóvel bastante simples, com um interface exclusivo baseado na série 40, ligação de dados GPRS, Bluetooth e câmara de 2 Megapixéis.



Apesar das soluções tecnológicas pouco sofisticadas, mas fiáveis, o 8800 demarca-se claramente da restante oferta da Nokia, começando pelos materiais e processos exclusivos utilizados na sua fabricação, desde o corpo totalmente em aço inoxidável, ao vidro do ecrã em safira, com um processo de polimento semelhante ao utilizado nos relógios de gama alta.



O pacote de vendas do 8800 é igualmente singular, já que o terminal é fornecido com auriculares Bluetooth e com fios, duas baterias, carregador de secretária e bolsa de transporte exclusiva. Tudo por uns módicos 799 euros, para as versões prateada e negra e 1199 euros, para a versão dourada.

http://imgs.sapo.pt/gfx/450795.gif

Bang & Olufsen Serenata Mobile



O Serenata Mobile é o segundo terminal móvel apresentado pela mítica empresa dinamarquesa de som e áudio Bang & Olufsen. Resultando de uma parceria da B&O com a Samsung, o Serenata Mobile combina dois campos de excelência das duas empresas, áudio e electrónica de consumo, para apresentar uma interpretação de luxo da convergência do áudio portátil com a telefonia móvel.



Ao contrário da maior parte da concorrência, a B&O optou por separar completamente as funções de leitor de MP3 e telemóvel no seu terminal. Assim, o Serenata Mobile possui uma tecla dedicada que alterna entre as duas funcionalidades, distinguidas no interface pela utilização de menus em vermelho ou azul.



O áudio e a voz dispõe de circuitos dedicados de alta qualidade e o interface com o telemóvel é efectuado através de um jog-dial sólido em alumínio. O Serenata Mobile inclui ainda ligações de dados 3G e Bluetooth, 4GB de memória interna e colunas integradas.



A qualidade de construção e funcionalidades integradas, bem como o nome da Bang & Olufsen, justificam o preço de 1300 euros. Disponível nas lojas exclusivas da B&O.

http://imgs.sapo.pt/gfx/450797.gif

Vertu Ascent ti



A Vertu, uma fabricante de telemóveis independente, mas pertencente à Nokia, especializou-se na criação e comercialização de alguns dos telemóveis de série mais caros do mundo, como este Ascent ti.



O Ascent ti é totalmente fabricado em titânio, o que, tendo em conta a sua massa, o torna extraordinariamente leve. O vidro do visor é em safira, à prova de riscos e a almofada do auricular em cerâmica temperada, igualmente à prova de riscos e resistente ao choque. Apesar de tudo e ao contrário de alguns modelos anteriores da Vertu, o Ascenti ti inclui opções de conectividade e especificações técnicas bastante actuais, incluindo ligações de dados 3G e Bluetooth, 4GB de memória interna e câmara de 3Megapixéis.



Os telemóveis da Vertu diferenciam-se, todavia, pela inclusão de uma pequena tecla trabalhada, permitindo aceder imediatamente, de qualquer ponto do globo e a qualquer hora, a um serviço de atendimento personalizado, denominado Vertu Concierge. O serviço é exclusivo aos detentores de telemóveis Vertu e funciona como um assistente pessoal, mordomo e secretário, estando os limites apenas ao alcance da imaginação.



O Ascent ti não está disponível em Portugal, podendo, todavia, ser adquirido num dos vários países com lojas exclusivas da marca, por um preço base de 7.000 dólares (cerca de 4.500 euros).

http://imgs.sapo.pt/gfx/450798.gif