De uma forma geral, são conhecidas as vantagens de uma mochila face a uma mala para portátil, principalmente quando a máquina é relativamente pesada: o recurso a duas alças ajustáveis equivalentes e simétricas distribui o peso do transporte pelos dois ombros, promovem uma postura mais direita e correta, e ainda, normalmente, integram partes almofadadas nos pontos em que a mochila está em contacto com o corpo.

Ou seja, o transporte do portátil com uma mochila própria para o efeito traz mais conforto ao utilizador, já para não falar em saúde para as costas, pelo menos. Mas há mais vantagens, certamente, da mesma forma que devemos procurar modelos com determinadas características.

Uma delas é a resistência à água, como qualquer um dos modelos da galeria abaixo incluem no seu fabrico. Não estamos a falar da possibilidade de mergulhar a mochila em água com o portátil lá dentro, mas sim a capacidade para proteger o computador de salpicos, pó, chuva e derrames de líquidos, por exemplo. Esta deverá ser uma condição essencial na sua próxima mochila para portátil.

Por outro lado, há a questão da durabilidade. Que é o mesmo que dizer que os materiais que compõem o exterior e o interior da mochila devem ser resistentes, bem ligados entre si (são cosidos, normalmente) e propícios a aguentar puxões e outros impactos que pudessem originar rasgões, por exemplo.

Quanto ao tamanho, por seu turno, a situação é quase “óbvia”: tem de procurar um modelo que tenha espaço/volume suficiente para albergar o seu portátil. As mochilas nas sugestões neste artigo são todas para máquinas com ecrã de 14 ou 15 polegadas, sendo que modelos com ecrã mais pequeno e com menores dimensões/peso também podem “encaixar” bem e terem aqui proteção e boas condições de transporte.

Contudo, se o seu portátil tem ecrã de 17 polegadas, o caso é diferente. Tem de encontrar uma mochila maior, com mais espaço no interior, e, possivelmente, com mais compartimentos extra, destinados a periféricos e acessórios complementares.

Damos como exemplos destes casos os portáteis de jogos, normalmente maiores e mais pesados que os demais. Para poder transportar e proteger uma máquina com estas características, a mochila tem de apresentar um volume interior maior, tal como ser mais resistente, à partida, para conseguir aguentar mais peso.

E os utilizadores típicos de portáteis com estas características não dispensam determinados periféricos e acessórios “especializados”, acaba por ser normal quererem levá-los juntamente com portátil. É por isso que esse segmento de mochila tem de incluir compartimentos onde caibam elementos como um rato e uns auscultadores on-ear, por exemplo.

Para os restantes utilizadores, cujas necessidades de transporte do portátil são mais convencionais, digamos assim, os compartimentos extra necessários não vão além de um espaço para guardar objetos pessoais como as chaves, a carteira e o smartphone.

Ou até uma bola adicional para resguardar um tablet, no interior, e uns auscultadores mais leves e pequenos que os mencionados atrás. Há ainda modelos que incluem um compartimento externo, na lateral, para transportar uma garrafa de água.

Depois, há outras características mais específicas que podem agradar a alguns tipos de utilizador do portátil: quem viaja muito pode ver com bons olhos a integração de umas rodas ao estilo dos trolleys, quem leva o portátil em “aventuras” mais atribuladas pode querer ter uma mochila capaz de suster eventuais impactos e quedas…

E, por fim, o design – não vai querer transportar o seu portátil numa mochila que não lhe pareça bonita e adequada ao seu look de todos os dias, certo? É por isso que na galeria acima estão diversos modelos, com preços distintos, e é por isso também que nas lojas da especialidade (e nos sites oficiais de cada marca) estão disponíveis dezenas de mochilas diferentes.

Certamente encontrará algures a que melhor se adequa às suas necessidades, orçamento disponível e gosto pessoal. Melhor: muitos modelos incluem garantia vitalícia, o que é sempre uma boa notícia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.