As tendências desenhadas pelas últimas apresentações das principais marcas mostram algumas opções extremas com que as marcas procuram ajustar-se às exigências de públicos cada vez mais informados e exigentes. E também à procura de públicos mais jovens e com bolsos menos "recheados".
A capacidade de processamento, funcionalidades multimédia, câmara fotográfica com boa resolução, ecrã de alta qualidade e bateria robusta são alguns dos requisitos base, mas há algumas especificações em que se procuram diferentes combinações, nomeadamente no tamanho dos terminais.
Dos smartphones de ecrãs acima das 5/6 polegadas aos minis, as opções são variadas e cada vez mais marcas apostam em versões reduzidas dos seus topos de gama.
Há algumas semanas mostrámos aqui no TeK três phablets que esticam as funcionalidades multimédia e agora é a vez dos "minis", pensando precisamente em quem quer reduzir o investimento mas garantir um equipamento de qualidade que cumpra as principais funções de um smartphone.
Não pense porém que a designação "mini" corresponde a smartphones de pequena dimensão. Longe dos pequenos equipamentos que foram moda no início deste século, onde quanto mais reduzida a dimensão mais caros eram os telemóveis, os minis das principais marcas rondam as 4 polegadas de ecrã, até porque não convém defraudar as expectativas multimédia dos utilizadores.
O Alcatel Idol mini, o LG G2 mini e o Sony Xperia Z1 compact são os protagonistas desta comparação, fazendo jus à opção das marcas por modelos mais pequenos e baratos dos topos de gama com que brilham nas prateleiras das lojas.
Navegue pelas próximas páginas para ver em detalhe cada um dos equipamentos e a tabela comparativa das especificações dos três modelos.
Próxima página: Alcatel Idol mini
Alcatel Idol mini
O modelo mais mini da linha Idol da Alcatel foi desenhado para agradar a quem procura um design de qualidade e com um aspecto refinado mas não quer gastar o orçamento mensal num smartphone. O acabamento em metal escovado e o ecrã de cristal negro contribuem significativamente para esta primeira impressão.
À primeira vista o Idol mini cativa pelos acabamentos e a dimensão reduzida (é o mais fino e leve dos três modelos que reunimos nesta montra), mas deixa bastante a desejar em relação ao resto das especificações, nomeadamente no processador que é só dual core, o que se nota na utilização...
A câmara é também a mais fraquinha deste "pacote" de minis, assim como a bateria...
O vídeo que reproduzimos abaixo mostra alguns dos melhores ângulos do Idol mini.
Próxima página: LG G2 mini
LG G2 mini
O LG G2 mini é um dos bons exemplos de como as marcas estão a reaproveitar o investimento feito no desenvolvimento dos seus produtos de topo de gama (em hardware, software e marketing) e a transformar o produto para novos públicos.
Para quem já experimentou o LG G2, e sobretudo o mais recente LG G3, o mini pode parecer o parente mais pobre, sobretudo na lista das especificações. O "downgrade" no ecrã é o mais notório, não só no tamanho mas também na resolução, e as diferenças estendem-se à resolução da câmara fotográfica.
De resto o terminal mantém a aposta no botão traseiro que reúne as funcionalidades de volume, ativação da câmara e para ligar/desligar o smartphone, o que se pode tornar um desafio para quem não está habituado... principalmente para fazer capturas de ecrã.
Conte ainda com as funcionalidades de segurança do Knock Code e encriptação de dados que podem trazer níveis de segurança adicionais.
Veja abaixo o vídeo com uma visão de 360º do smartphone.
Próxima página: Sony Xperia Z1 compact
Sony Xperia Z1 compact
O Sony Xperia Z1 causou boa impressão nos testes a que foi sujeito aqui no TeK e a versão compacta não fugiu à regra.
A Sony fez poucas concessões nas especificações da versão mais pequena, mantendo características de topo de gama como os toques elegantes de metal e a resistência à água em profundidades até 1,5 metros de profundidade, o que se pode revelar útil em férias na praia. Mas esta falta de concessões reflete-se no preço e faz deste "mini" o mais caro da tríade que agora comparamos.
A câmara fotográfica de 20,7 megapixels é também um dos principais destaques deste modelo que tem mais funcionalidades multimédia para descobrir associadas à marca Sony e à aposta nos serviços de música e vídeo a que já habituou os utilizadores.
As melhores características do Z1 compact são realçadas no vídeo que reproduzimos abaixo.
Próxima página: Contas resumidas
Contas resumidas
Os três modelos minis que reunimos nesta montra têm parecenças com os seus irmãos mais velhos a nível de design, características e funcionalidades mas são bastante diferentes entre si.
Basta olhar para o quadro de especificações abaixo para ver que entre processadores quad core e dual core, câmaras fotográficas de 20 ou de 5 megapixels e baterias de capacidade bastante diferenciada, as diferenças são muitas. E é quase lícito dizer que o pouco que os une é mesmo o facto de serem uma versão "mini" dos topo de gama de cada marca.
Ainda assim, cada um na sua área, não deixam de ser uma opção bastante interessante para quem acha os modelos originais demasiado grandes ou caros, com as devidas ressalvas já feitas em relação à redução de capacidades.
Quem está habituado a lidar com topos de gama terá dificuldade em se adaptar à maior lentidão na abertura das aplicações, arrastamento em vídeos e jogos e mesmo à duração da bateria, mas pode ser um sacrifício justificável, sobretudo nas versões mais baratas.
O "desconto" no preço é uma vantagem que não deve ser descurada, e se procurar nas ofertas das operadoras (algumas com a cedência da marca), vai ainda encontrar soluções com custos mais baixos.
[caption][/caption]
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Nota da Redação: O quadro foi atualizado com mais informação.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Reader é uma app com IA para ler em voz alta de forma natural -
Site do dia
Website "7 Minutes in Hell" propõe treinos HIIT para quem gosta de sofrer (literalmente) -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários