Para milhares de portugueses agosto é mês de descanso. Altura de trocar os sapatos pelos chinelos e o vestuário formal pelos calções ou saias de praia. Com tudo a postos para uns dias a banhos - que para muitos já começaram - hoje deixamos-lhes algumas aplicações ou endereços para sites interessantes para quem anda a aproveitar o sol.
Começamos pela Praia em Directo da Vodafone. Esta aplicação foi lançada já no ano passado mas recentemente sofreu uma atualização que aumentou significativamente o número de praias consideradas. Estão listadas 174 praias sobre as quais é possível saber informação relativamente a marés, ondulação ou qualidade da água, entre outras.
Pode usar quem tenha ou iPhone, iPod Touch ou iPad, graças à versão para iOS, ou quem tenha um smartphone ou tablet com sistema operativo Android, a plataforma cujo desenvolvimento é coordenado pela Google. Através do PC também está acessível.
Esta Praia em Directo resulta de uma parceria entre a Fundação Vodafone a Marinha portuguesa e o Instituto de Socorros a Náufragos.
[caption][/caption]
Na mesma linha mas para ver no PC, o SAPO Praias também pode ser um bom aliado de quem anda a correr de pés na areia e está disposto a aproveitar os dias de descanso para descobrir novos spots mas não gosta de ir às cegas. O serviço garante que lista todas as praias do país e para uma boa parte delas tem imagens que podem ajudar a perceber que tipo de praia vai encontrar se pretende deslocar-se a uma que não conhece.
Outro aspecto interessante do site é permitir a ligação em direto a algumas praias, o que permite ver a afluência e as condições do mar.
O SAPO Praias conta ainda com informação sobre o estado do mar, a temperatura da água ou o vento, mas está desatualizada. Juntam-se dados sobre as infraestruturas de praia e contactos úteis.
[caption][/caption]
Agora que já conhece o estado do mar, vale a pena ter também à mão algumas ferramentas que ajudem a assegurar informação de contexto: o que há nas proximidades das praias. Por onde ir para lá chegar e o que pode fazer em cada zona, ou quanto custa lá chegar.
Seguimos por isso para algumas sugestões que lhe permitem ter a noção dos custos da viagem, seja no que se refere às portagens ou ao combustível, ou do tempo de que irá demorar a fazê-la.
A iBrisa, da autoria da Brisa, permite aceder a informação sobre o estado do trânsito nas suas auto estradas, com alertas para situações de congestionamento ou acidente, ou ter acesso a imagens em tempo real das câmaras que monitorizam o tráfego.
Através da aplicação é ainda possível calcular preços de portagens para determinado trajeto, obter dicas de condução ou ver pontos de interesse na rede Brisa. A iBrisa está disponível para iOS e Android e o download é gratuito. Quem não tem smartphone pode aceder à maior parte das funcionalidades disponibilizadas na aplicação através do site da Brisa.
[caption][/caption]
Para os amantes da natureza - e do sudoeste alentejano - deixamos ainda uma sugestão para ver no PC, a Rota Vicentina. O projeto é novo e resulta do envolvimento de vários parceiros que selecionaram e sinalizaram trilhos e caminhos usados pelas populações locais em toda a costa alentejana. O resultado são mais de 340 quilómetros de percursos pedestres que permitem a quem aceitar o desafio adquirir uma visão diferente da região.
Estão disponíveis duas opções: o trilho dos pescadores, que segue sempre junto ao mar, ou o caminho histórico que percorre as principais vilas e aldeias. Os percursos têm início em Santiago do Cacém e terminam no cabo de São Vicente.
[caption][/caption]
Também não é novidade aqui no TeK, mas tal com os outros exemplos que já destacámos merece nova referência, o TMN Drive, uma aplicação móvel de navegação que pode ser uma ajuda de valor para quem anda na estrada… à descoberta.
A parceria entre a operadora móvel e a empresa portuguesa de sistema de navegação NDrive dá acesso a instruções de navegação para percursos definidos pelo utilizador, informação sobre velocidade e radares ou meteorologia. Uma nota ainda para os milhares de pontos de interesse registados que podem ajudar a encontrar locais para visitar, dormir ou almoçar. Está disponível de forma gratuita para iOS e Android.
[caption][/caption]
Fechamos com uma opção que lhe permita recuperar do passeio e experimentar as especialidades gastronómicas da região que está a visitar. O guia Restaurantes aos Pontos ganhou uma versão para iPhone, que leva para os ecrãs dos dispositivos da Apple um diretório de nomes, localizações, especialidades e preços médios de refeição e os tops de restaurantes que resultam da apreciação dos utilizadores da plataforma. É possível pesquisar informação por tipo de cozinha, preços ou zona do país.
[caption][/caption]
Como é habitual abrimos a caixa de comentários a mais sugestões, que possam complementar a meiz dúzia de propostas que aqui reunimos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários