Ao longo dos próximos meses são esperadas muitas novidades no mercado dos televisores. Uma área tradicionalmente dinâmica pode passar a sê-lo ainda mais para tirar partido do entusiasmo em torno da TDT, que começa hoje a chegar a casa dos portugueses para substituir a TV tradicional em 2012. Há alguns meses o TeK já lhe mostrou os equipamentos compatíveis à venda pelas principais fabricantes nas lojas portuguesas. Em dia de lançamento da TDT voltamos ao tema para mostrar algumas novidades e dar detalhes que permitam a quem compra saber que modelos estão preparados para receber as emissões do serviço que, por cá, combina a norma DVB-T com a tecnologia de descodificação de vídeo MPEG-4/H.264.

A LG suporta TDT em seis linhas de LCDs e 4 linhas de plasmas. É uma das fabricantes com preços de entrada de gama mais baratos, se o consumidor estiver disposto a gastar 379.99 euros para adquirir um LCD de 19 polegadas. A medida de ecrã mais generosa, na oferta da LG está nos plasmas e vai até às 60 polegadas. Na oferta da fabricante destacamos uma das novidades mais recentes e que curiosamente deu hoje suporte à apresentação da Portugal Telecom na cerimónia de lançamento da TDT.

O plasma PS8000 FULL HD 1080p chegou às lojas portuguesas este mês e apresenta uma velocidade de transmissão de imagens de 600 Hz e um rácio de contraste dinâmico de 2.000.000:1. A concepção do equipamento obedece a requisitos de poupança de energia, com impacto sobretudo com a televisão está em stand-by. Ao nível do design também traz novidades relativamente a outros modelos anteriores da LG. Uma das características destacadas a este nível pela fabricante é a substituição da moldura tradicional por uma placa de vidro com 2,5 milímetros. 50 e 60 polegadas são as dimensões em que o equipamento está disponível, com preços que variam ente os 1,799.99 e os 3,599.99 euros.

[caption]Plasma LG[/caption]

Para conhecer melhor a gama de equipamentos disponibilizada pela fabricante no mercado português consulte o quadro com indicação de preços base:

[caption]Preços LG[/caption]

A Sony destaca a série W5500 na sua oferta compatível com a TDT, onde integra LCDs com ecrãs de 32 a 52 polegadas com imagem Full HD. Os sistemas desenvolvidos para esta série usam a tecnologia Motionflow de 100Hz para dar mais detalhes à imagem e um sistema simplificado de definições de imagem e som através da selecção de cenas a partir do telecomando, destaca a marca. A tecnologia DLNA é outro aspecto destacado pela Sony por facilitar a ligação de dispositivos como o PC ao televisor. O contraste de imagem na série W5500 é de 80.000:1 que incorpora 4 portas HDMI e uma porta USB.

[caption]LCD Sony[/caption]

No total a fabricante disponibiliza 31 modelos de equipamento compatíveis com o sistema de TDT escolhido para Portugal. O equipamento mais barato custa 529 euros e é um LCD de 22 polegadas. Ao TeK a Sony forneceu toda a listagem de produtos competíveis com a TDT á venda em Portugal:

[caption]Preços Sony[/caption]

A Samsung não tem novidades recentes em matéria de TVs compatíveis com TDT no mercado português, mas ainda assim disponibiliza várias opções para quem preferir a marca coreana. As séries 7, 8 e 9 de LCDs da fabricante, lançadas ainda durante o último trimestre do ano passado, permitem receber estas emissões com ecrãs de 40, 46 e 52 polegadas. Nas três linhas os preços de entrada variam entre os 1,399 euros e os 2.299 euros. Destacamos a Série 8, intermédia em termos de preços e composta por equipamentos Full HD cuja principal novidade face às linhas anteriores é a redução da espessura em 50 por cento, que resulta em equipamentos com apenas 44,4 milímetros torneados por um padrão vermelho.

A solução de media da linha integra a funcionalidade WISELINK Pro que permite utilizar a ligação USB 2.0 para pesquisar e aceder mais rapidamente a conteúdos como fotografias, vídeos e música. A tecnologia DLNA vem facilitar a visualização de conteúdos em diferentes equipamentos existentes na habitação e o conjunto de aplicações Content Library oferecer acesso a jogos, programas de fitness e entretenimento infantil, gravados na memória do equipamento. Estes dispositivos incluem ainda 4 ligações HDMI.

[caption]Samsung LCD[/caption]

No quadro seguinte pode conhecer os preços base das séries compatíveis com a TDT:

[caption]Preços Samsung[/caption]

A Philips tem à venda em Portugal 20 modelos compatíveis com a TDT, na configuração de tecnologias escolhida para Portugal. Começa nas 32 polegadas de ecrã e estende a oferta até às 52 polegadas. Os preços dos equipamentos variam entre 600 e 4 mil euros.

O TeK aguarda pela referência da empresa ao modelo que na sua opinião mais se destaca actualmente na oferta, ou pela novidade ou pela relação qualidade-preço.

Nota de redacção: A notícia foi actualizada com informação sobre preços dos equipamentos à venda em Portugal compatíveis com a TDT, publicada em quadros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.